App Sympla
Baixe agora

Diversidade religiosa no ambiente escolar

O evento já encerrou...

Ver evento
Evento encerrado

Diversidade religiosa no ambiente escolar

Civi-co - São Paulo, SP
12 de novembro de 2019, 19h30-21h30

Inscrição

Ingresso único
Grátis
Inscrições até 12/11/2019
Encerrado
Total
R$ 0,00

Descrição do evento

A Piraporiando convida professores e professoras, coordenadores e coordenadoras pedagógicas e demais gestores e gestoras escolares para discutir a diversidade religiosa no ambiente escolar.

A Piraporiando é uma Editora de Arte-educação cuja as obras literárias originam projetos focados na diversidade para uma educação antirracista, antibullying e sem preconceitos. Nossos projetos atuam no fortalecimento das habilidades socioemocionais e da afetividade e estão em  consonância com a BNCC.

O evento tem foco no público escolar (professores, coordenadores, gestores) e propõe uma análise dos danos causados pela intolerância religiosa dentro das escolas. Dialogar sobre soluções, ouvir casos reais e pensar coletivamente em ações e projetos que contribuam para uma maior equidade nas escolas e na sociedade é o objetivo principal proposto pela Piraporiando neste evento. 


Para compor o grupo de convidados e convidadas, teremos a presença de:


Silas Fiorotti Cientista social, mestre em Ciências da Religião (UMESP) e doutor em Antropologia Social (USP). Atua como pesquisador colaborador no CERU-USP e no CERNe-USP, como professor colaborador no CPPG-FMU, e coordena o projeto Diversidade Religiosa em Sala de Aula. 


Cintia Quina da Silva possui Licenciatura e Bacharelado em História pelo Centro Universitário FIEO).Professora de História, Filosofia,Sociologia e Ensino Religioso. Pesquisadora da área de História Africana e Afro-brasileira , Intolerância religiosa em especial as religiões de matriz africana , Questões de Gênero e Educação Antirracista. Mestranda na Universidade Federal de São Paulo no tema  As relações de meninas praticantes de religiões de matriz africana no espaço escolar.


Najla Ghabar é Mestre em Ciências da Religião, professora e sócia criadora do Terra Roxa Vivências.  Atua há mais de 30 anos na educação. Formada em Pedagogia e Psicologia, com especialização e mestrado em Ciências da Religião pela PUC. Em 2017, em parceria com educadores , criou o Terra Roxa Vivências Culturais, empresa que elabora e promove o projetos sonhando transformar vidas a partir de vivências/experiências sensoriais únicas no contato com o mundo que nos cerca. Atualmente é professora de Ensino Religioso dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental no Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo e é guia mediadora no projeto “O Islã que você não conhece”, uma parceria entre o Turismo Social SESC e o Terra Roxa Vivências, que é sócia-fundadora.


Nossa escritora e educadora, fundadora da Piraporiando Janine Rodrigues, será a mediadora do evento. Formada em Gestão Ambiental com Especialização Socioambiental pela UFRJ e Produção Cultural. Especialização em Educação pela PUC. Cursou “Racismo na Infância: uma forma de maus tratos'', no Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdade. Fundadora da Piraporiando - Editora de Arte-educação cuja as obras literárias originam projetos focados na diversidade para uma educação antirracista, antibullying e sem preconceitos. Prêmio Destaque Artístico Cultural da Sociedade Europeia de Belas Artes, na Áustria, e o Prêmio Latino Americano de Excelência pela Academia de Letras de Rosário, na Argentina. Seus projetos de arte-educação e livros chegaram a 16 diferentes estados do Brasil além de Colômbia, Argentina e Chile. Produziu e roteirizou o curta experimental de animação '' O filho do vento'' selecionado para a 12 festivais. Autora da releitura de A Bela Adormecida, peça teatral sucesso de púbico e crítica que traz de uma forma lúdica a abordagem dos conceitos de bom e mau, feio e bonito, certo e errado, unindo balé e cultura afronordestina. Recebeu o Prêmio Heloneida Stuart 2018 . A Piraporiando ganhou o Prêmio Criança 2018 da Fundação Abrinq e o Selo Retratos da Leitura do Instituto IPL.


Conheça a Piraporiando: http://www.piraporiando.com

Curta a Piraporiando nas redes sociais: InstagramFacebook e LinkedIn.


Onde - Piraporiando - Ficamos no Civi-co R. Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 445 – Pinheiros, São Paulo – SP,

Data - 12/11

Horário - 19:30 às 21:30

Evento gratuito mediante inscrição 

Número máximo 50 participantes Público - Professores e professoras, coordenadores e coordenadoras pedagógicas e demais gestores e gestoras escolares


Sobre o organizador

Piraporiando

A Piraporiando é uma Editora de Arte-educação cuja as obras literárias originam projetos focados na diversidade para uma educação antirracista, antibullying e sem preconceitos. Nossos projetos atuam no fortalecimento das habilidades socioemocionais e da afetividade e estão em consonância com a BNCC - Base Nacional Comum Curricular, com os pilares da UNESCO e das ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Eleita uma das EdTechs de maior impacto no cenário da educação. Pesquisa Liga Insights

Local

Civi-co
Rua Doutor Virgílio de Carvalho Pinto, 445, Pinheiros
São Paulo, SP

Ver mapa

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.