07 dez - 2021 • 19:00 > 07 dez - 2021 • 21:00
07 dez - 2021 • 19:00 > 07 dez - 2021 • 21:00
Designologia? - método e processo criativo
Professor: Rodrigo Rosm | Designer e Editor
www.rodrigorosm.org/designologia
INFOS
Aulas às TERÇAS – das 19h00 às 21h00
4 encontros, início previsto 7, 9, 14 e 16 de Dezembro
Carga horária total: 8h.
Investimento
125,00 (lote1) + 150,00 (lote2) + 200,00 (lote3)
EMENTA
O objetivo do curso é apresentar questões referentes aos limites das artes e o design, os meandros de um 'campo minado', onde há pontos de intersecção e sobretudo de distinção. Iremos aprofundar o debate em cima do fator incomum de ambas as extremidades, a noção de projeto. Como as metodologias de design podem ser utilizadas para criar obras de artes? Quando Arte? Quando é Design? Essas e outras perguntas serão debatidas com apoio nas ideias de Nelson Goldman, Eduardo Corte-Real e André Stolarski.
A ideia do curso é oferecer ferramentas para potencializar o processo de criação, reconhecendo metodologias e estratégias para melhor desenvolvimento de pesquisas. considerando sempre, metodologias do campo do design e noções de aprendizagem ativa, buscando incorporar mais significação ao processo de acesso a novas informações e depois produção de ideias e/ou objetos como resultado da pesquisa. E ainda, o curso busca discutir o lugar do método enquanto ferramenta e como criar planejamentos de trabalho que incluam experiências inovadoras.
Por meio de um conjunto de ideias, conceitos, livros e exercícios criativos desenvolvidos para gerar reflexão, o curso buscará levantar o debate sobre processo criativo e metodologias para construção de ideias. A proposta é explorar textos de apoio que irão ajudar no percurso de reflexão sobre os principais assuntos discutidos ao longo das aulas. Cabe informar, por fim, que o curso será baseado na apresentação do acervo de imagens selecionadas e pertinentes ao debate da temática.
PLANO DE AULAS
Aula 1 - (07/dezembro) - Por uma ciência do Design
Segundo Nelson Goldmann, a Arte é em certa escala uma teoria dos símbolos, nas aulas iremos discutir os limites entre as artes e design, discutir “o que é design” em oposição à “quando é design”. Considerando as três condições para a existência da Arte, no texto de Goodman “When is Art” e outras coisas mais.
Aula 2 - (09/dezembro) - Artes e Design como campo do conhecimento
Arte é ciência tal como as engenharias e para reconhecer é necessário olhar com atenção para todos os procedimentos formais necessários para configurar um objeto artístico. A potencial do contextos de ocorrências das obras, constante transmutação entre vida e obra e noção de fé como projeção.
Aula 3 - (14/dezembro) - Por uma metodologia de Ideias
O processo criativo nem sempre é linear mas busca algum tipo de objetivo, mesmo que haja uma finalidade explícita, o processo é importante para acumulação de experiência e gradativamente o chamado repertório projetual. O principal assunto é o método como bússola para navegar entre ideias antigas e novas e explorar o caráter sistemático da ideia de projeto em design.
Aula 4 - (26/dezembro) - De 0 a 100 e o infinito
Do rabisco no papel ao monumento da praça em frente ao edifício central, o processo é o fica entre o rabisco e monumento, iremos discutir, a partir de textos e analisar o processo de criação de alguns artistas para encontrar pontos de reflexão e exemplos da projeto que ganha autonomia no mundo material ou das ideias.
PRINCIPAIS ASSUNTOS
Artes e Design; História da Arte; Experimentação e Processo Criativo; O que é Designologia; Planos de Estudo e Pesquisa; Pensamento Rizomático; Aprendizagem Ativa; Credo Criativo e Criatividade como ferramenta; Arte Contemporânea; Filosofia da Arte.
METODOLOGIA
Aula Expositiva com leitura dirigida e exercícios.
BIBLIOGRAFIA
Goldmann, Nelson
Linguagens da Arte - Uma abordagem a uma teoria dos símbolos
Corte-Real, Eduardo
À procura de uma Designologia, ou Ciência do Design. Notas sobre um texto de Nelson Goodman. Arcos Design, v. 4, p. 57-67, 2009. 16p
Stolarski, André
design e arte: campo minado. uma antologia de discursos comentados e uma proposta disciplinar / andré stolarski - são paulo, 2012. 255p
TODAS AS AULAS SERÃO MINISTRADAS E GRAVADAS VIA GOOGLE MEET
_
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
rodrigo rosm
Rodrigo Rosm é programador visual e artista residente no Rio de Janeiro. Estudou Desenho, Pintura e Texto em Arte na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Um observador de pequenas coisas do Mundo, que na construção do seu trabalho em Artes Gráficas investiga linguagens, formas e suportes para comunicar e gerar conhecimento. Envolvido em produções culturais diversas na cidade do Rio de Janeiro, atuando como facilitador gráfico e produtor, é co-fundador da editora independente Casa 27 onde atua como editor e gestor de projeto editorial. Seu trabalho é uma síntese de práticas e exercícios criativos que buscam gerar sentidos por meio da organização e direcionamento crítico.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.