30 ago - 2019 • 09:00 > 01 set - 2019 • 17:00
O Design Thinking é uma abordagem criativa que potencializa todas as etapas da concepção à realização de negócios e projetos, extraindo a máxima potência da fase de ideação, acelerando a estruturação, construindo modelos pilotos que trazem clareza da real performance de mercado do seu produto/serviço e permitindo o aprimoramento em tempo recorde para o lançamento.
Alinhado às metodologias SCRUM, SPRINT e Solução Criativa de Problemas, domine as dinâmicas que te permitem trabalhar em coprodução com alto nível de efetividade e desempenho.
O objetivo
Desenvolver uma performance inovativa para dar um salto da ideia [ou ausência dela] para um negócio desejável pelo cliente, tecnicamente possível e financeiramente viável que te traga realização e sucesso.
As abordagens que veremos no curso não necessitam de nenhum conhecimento técnico prévio e utilizam a sua bagagem pessoal para potencializar as idéias e resultados obtidos. Você aprende novas ferramentas e contribui com o que já traz de aprendizado pessoal, profissional e repertório de vida.
Para quem é o curso?
Para quem tem um negócio, seja na mente ou rodando no mercado
Para empreendedores de fato ou pra quem sonha em empreender
Para gestores que querem renovar a energia criativa e a eficiência de seus grupos.
Para estudantes que querem se aproximar da cultura do fazer das empresas mais inovadoras do mundo.
Para profissionais autônomos que querem reinventar a maneira como pensam, trabalham e aumentar seu valor de entrega ao mercado.
Bem vindos!
Sobre Erê Queiroz
Pioneira no estudo e aplicação das metodologias inovativas no Brasil.
Formada em Pedagogia (UFPB) e pós-graduação em Psicopedagogia. Estudou a abordagem da Solução Criativa de Problemas (ou Creative Problem Solving) pelo Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia e participou do Creative Leadership, na Universidade de Buffalo, New York, U.S.A. Especialista em Design Thinking, Desenvolvimento da Inteligência e Comunicação Assertiva.
Facilitou processos em diversos formatos e empresas em vários lugares do Brasil, dentre eles:: Diretoria e Vice-presidência de Tecnologia do Banco do Brasil (DF), Superior Tribunal de Justiça (DF), Sebrae (SP, JP, CG), Confederação Nacional da Indústria (DF), Congresso Internacional de Gerenciamento de Projetos - Project Management Institute, PMI® (DF), RumPalBr Aceleradora (DF), dentre outras.
Sobre Braz Neto
Publicitário por formação, estudou Transmedia Storytelling e Art Direction na UAL (University of the Arts London), apaixonado por design, branding e comunicação. Cofundador e Diretor de Criação a frente da OTB Comunicação, foi 14 vezes premiado. Acredita no branding como ferramenta de performance e na comunicação como instrumento de transformação da sociedade, que influencia não somente pessoas, mas o ambiente no qual as marcas atuam.
Empreendedor em série, é entusiasta da economia colaborativa e de novos formatos de negócios, é um dos fundadores do Tetris HUB, o primeiro coworking criativo do Estado da Paraíba, e do Coe. Café Bar, a primeira cafeteria com o conceito de terceira geração em João Pessoa.
Conteúdo
Módulo 1
Com os macropassos do Design Thinking, serão gerados insumos para montar o seu Canvas de Negócio, com ganhos de clareza sobre questões essenciais para a sua atuação em áreas como segmentos de clientes, proposta de valor, relacionamentos, canais, principais atividades e parcerias, entre outras informações.
A entrega deste módulo é levar você a identificar oportunidades para criar ou aprimorar a sua ideia e transformá-la num modelo de negócios estruturado.
Macroprocesso do Design Thinking – Imersão | Ideação | Prototipação
Ferramentas de Coprodução para o processo de Divergência e Convergência
Imersão
Organização dos insights em oportunidades
Ideação a partir dos DQM´s e ferramentas correlatas
Estruturação da produtividade criativa em Modelo de Negócios
Sistematização e próximos passos
Módulo 2
Nesse módulo você avança para o esboço de um Produto Mínimo Viável que possibilita seus primeiros testes e iterações para aprimoramento da sua proposta conceito.
A ferramenta eixo será o Design Sprint, desenvolvida pela Google Venture para tirar ideias do papel de forma ágil e consistente.
SPRINT - fundamentos e aplicações
Compreender | Divergir | Decidir | Prototipar | Validar
Pitch – comunicando seu projeto ou negócio para feedbacks e interações
Módulo 3
A formatação de um Canvas de Projeto será o guia para a sua sprint.
A vivência da metodologia SCRUM como ferramenta que gera agilidade para o lançamento.
Solução Criativa de Desafios na elaboração do Canvas de Projeto
Visionagem e objetivo SMART
Escada de abstração e Justificativas | Benefícios
Solução em Produto e Serviço
Apoiadores e Opositores para Premissas | Riscos
Critérios para Restrições
Priorização e detalhamento das idéias para Requisitos
Módulo 4 - por Braz Neto
Projetando a comunicação do seu projeto ou negócio.
O Design Thinking como aliado na elaboração de estratégia comunicacional do seu projeto
Criação, planejamento e distribuição de conteúdo no meio digital
Case de sucesso
As três ondas do branding
Territórios de conteúdo
Planner de distribuição de conteúdo
Rua Bananeiras, 381 Manaíra
João Pessoa, PB
Tetris HUB
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