Desde o começo do séc. XX o processo de projeto em Arquitetura e Design vem passando por grandes quebras de paradigmas. A cada revolução industrial arquitetos e engenheiros precisam atualizar suas práticas de modo a acompanhar o ritmo exponencial do desenvolvimento tecnológico.
Antes do surgimento das ferramentas computacionais, grandes arquitetos como Antoni Gaudí já exploravam fenômenos da natureza como uma forma de projetar na qual a estrutura e a aparência estética estão intrinsecamente conectadas. Frei Otto, arquiteto ganhador do Prêmio Pritzker em 2015, seguiu nessa linha e desenvolveu uma série de experimentos, dentre eles estudos com bolhas de sabão que serão replicados fisicamente neste workshop e simulados digitalmente.
Este workshop buscará conectar as práticas de design computacional com fenômenos da natureza, abordando temas como modelagem associativa, biomimética e linguagem de programação visual.
PROGRAMA
Dia 01 | 06/07 | 13h-18h
- Talk | Form-finding: do físico ao digital
- Models by Nature | Experimentos inspirados na natureza
- Design Computacional | Como reproduzir estes experimentos no computador
Dia 02 | 13/07 | 13h-18h
- Talk | A verdade dos materiais e o design computacional
- Rhinoceros | Introdução
- Grasshopper | Introdução
Dia 03 | 20/07 | 13h-18h
- Talk | Limites da arquitetura antropocênica
- Grasshopper | Desenvolvendo um case de sucesso: Pavilhão O3 para a Docol na Expo Revestir
- https://www.archdaily.com.br/br/868638/pavilhao-o3-atelier-marko-brajovic
Dia 04 | 27/07 | 13h-18h
- Open Talk | A Natureza da Forma – A Forma da Natureza | Marko Brajovic
- Grasshopper | Desenvolvendo um case de sucesso: Pavilhão O3 para a Docol na Expo Revestir
- Introdução à Fabricação Digital
- Happy Hour & Debate | Como será a profissão do arquiteto no futuro?
PÚBLICO ALVO - Estudantes e profissionais das áreas de Arquitetura e Design conhecimento de softwares CAD e noções de modelagem tridimensional (SketchUp, Rhino, AutoCAD).
- CERTIFICADO DE 20 HORAS
EQUIPAMENTO
- Trazer computador próprio
- Rhino 6 | Pode ser instalado na versão teste de 90 dias.
TUTOR Daniel Locatelli iniciou seus estudos no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) em 2007. Curioso e inquieto por natureza, trancou o curso em 2009 para então no ano seguinte, ser admitido na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Entre 2013 e 2014 morou nos Estados Unidos, período em que fez intercâmbio na Auburn University e estágio na California State University - Long Beach (CSULB). Se formou em 2016 com TFG na área de design computacional, rendendo um artigo científico apresentado no IASS 2017 em Hamburgo, na Alemanha.
Desde 2015 faz parte da equipe do Atelier Marko Brajovic, espaço com o objetivo de chegar ao limite da experimentação baseando-se em três áreas principais: Behaviorismo, Fenomenologia e Biomimética.
Atualmente estuda a fronteira entre a tecnologia e a produção arquitetônica, especialmente as futuras implicações da introdução da inteligência artificial no processo de design.
Iniciará o mestrado M.Sc ITECH da Universidade de Stuttgart na Alemanha em outubro de 2019.