Sobre o curso:
O mercado de aplicativos para smartphones e tablets está muito aquecido e, mesmo assim, faltam profissionais especializados no mercado de trabalho. Nesta área, o Android tem um grande destaque por ser a plataforma mais utilizada no mundo.
Este curso aborda desde os aspectos básicos do Android, como a arquitetura da plataforma, seus principais componentes e como criar interfaces gráficas.
O curso é baseado na ultima versão e na ferramenta Android Studio, a IDE oficial do Google para desenvolvimento Android, utilizando Kotlin.
Kotlin é a nova linguagem oficial utilizada para a criação de aplicativos Android. Desenvolvida pela JetBrains, famosa por suas IDE, vem tomando grande espaço no mercado, reunindo aspectos de várias linguagens da JVM, a fim de criar uma linguagem muito poderosa e que consiga ser executada na WEB, tanto no backend quanto no frontend.
O que você vai aprender?
- Trabalhar com a plataforma de desenvolvimento Android
- Programar, no Android Studio, usando a linguagem Kotlin
- Aprender sobre os recursos de desenvolvimento Android (IDE e SDK)
- Conhecer a arquitetura do Android
- Utilizar os componentes do SDK Android
- Construir apps e colocá-los em funcionamento em dispositivos com Android
- Explorar sozinho e com profundidade o SDK Android
- Publicar e distribuir apps via Google Play
Pré-requisitos:
- Noções básicas de desenvolvimento de software:
- JSON (JavaScript Object Notation);
- Inglês técnico intermediário
- Orientação a Objetos ou conhecimento similar
- Laptop necessário: para participar plenamente neste curso, você deve ter um laptop com o Android Studio instalado.
- Se autogerenciar e ter motivação para aprender. A participação neste programa requer o cumprimento consistente de prazos e uma dedicação de ao menos 8 horas por semana.
Cronograma:
Aula 01
- Introdução ao Android
- APIs
- Arquitetura
- Ambiente de desenvolvimento
- Definindo dispositivos e emuladores
- Estrutura do projeto
- Usando o Android Studio
Aula 02
- Introdução ao Kotlin
- Kotlin - Variáveis mutáveis e imutáveis
- Kotlin - Tipos primitivos e Strings
- Kotlin - Operadores condicionais
- Kotlin - Laços de repetição
- Kotlin - Arrays e lists
- Kotlin - Funções
- Kotlin - Tópicos de OO
- Java ou Kotlin
Aula 03
- Interface gráfica - Interagindo com as views
- Interface gráfica - Views e Layouts
- Interface gráfica - Componentes de tela (widgets)
- Interface gráfica - Layouts
- Interface gráfica - Controles de entrada
- Activities - Invocação e aplicação de layout
- Activities - A implementação de uma interface de usuário
- Activities - Declarando a atividade no manifesto
- Activities - Iniciar uma Atividade
- Activities - Desligando uma Atividade
- Activities - Retorno de dados e passagem de parâmetros
- Activities - O ciclo de vida e a pilha de activities
- Activities - Gerenciamento de estado
- Activities - Tarefas e pilha de execução
Aula 04
- Resources - Recursos de aplicação
- Resources - Usando o arquivo de manifesto
- Resources - Estrutura do arquivo de manifesto
- Resources - Permissões
- Logging - Leitura e Escrita Logs
- Logging - Visualizando as mensagens de log
Carga horária:
08 horas (2h por dia).
Público alvo:
Tendo os pré-requisitos necessários, qualquer profissional interessado em dar os seus primeiros passos com desenvolvimento de aplicativos mobile para Android (usando Kotlin como linguagem) pode fazer esse treinamento.
Sobre o instrutor:
Jackson Mafra é líder técnico, instrutor TargetTrust, desenvolvedor e palestrante, trabalha como desenvolvedor web desde 1998, mas desde 2009 com o desenvolvimento de interfaces móveis e aplicações.