Login
O evento já encerrou...
Cursos Breves Online | segundaPRETA
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Cursos Breves Online | segundaPRETA

13 jul - 2020 • 19:00 > 29 jul - 2020 • 21:30

Evento Online

Descrição

Serviço:
Cursos Breves Online - Narrativas Negras nas Artes Contemporâneas

:: quilombocinema - com Tatiana Carvalho Costa
13, 15 e 20/julho | segunda, quarta e segunda | 19h às 21h30

:: Dança Identitária e Política de Corpos Negros - com Eli Nunes e Suellen Sampaio
22 e 24/julho | quarta e sexta | 20h às 21h40

:: Olhares negros na performatividade teatral - com Alexandre de Sena
27 e 29/julho | segunda e quarta | 20h às 21h40

Plataforma: google meet
Valor total do curso: R$100
Valor módulo (avulso): R$40

ATENÇÃO: Após se inscrever, favor preencher este formulário: https://bre.is/VAST9t5j

___________________________________________________________

A segundaPRETA inicia uma proposta de cursos online que acontecerão integralmente por plataformas digitais. Este primeiro, será desenvolvido em 3 módulos e discutirá a produção de narrativas a partir das perspectivas do cinema, da dança e da performance teatral, refletindo como essas linguagens vem produzindo suas estéticas e dramaturgias a partir de suas negruras e das tensões contemporâneas relacionadas à cada uma delas. O pensamento de Leda Maria Martins será alicerce das reflexões e atravessará o desenvolvimento do curso.
O curso terá carga horária total de 14h/aula. Os módulos serão independentes, o participante poderá acompanhar todo o curso, mas também poderá optar por fazer somente um módulo de sua escolha.


___________________________________________________________

:: quilombocinema
O curso promove uma aproximação ao cinema negro contemporâneo realizado no Brasil por meio de uma abordagem que toma como referência perspectivas teórico-analíticas da decolonialidade e interseccionalidade.

:: Condução
Tatiana Carvalho Costa, professora, pesquisadora e realizadora audiovisual. Doutoranda em Comunicação Social pela UFMG. Professora no Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, onde coordena o projeto PRETANÇA. Na UFMG, integra o grupos de estudos/pesquisa CORAGEM – Comunicação, Raça e Gênero – e Poéticas da Experiência, além de ser colaboradora do NUH - Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT. Participa do movimento segundaPRETA e é colaboradora em festivais de cinema e cineclubes como curadora, programadora e júri. Atua como consultora de roteiros de filmes e outros produtos audiovisuais. É co-autora dos livros “Olhares Contemporâneos” (2011), “Mulheres Comunicam: Mediações, Sociedade e Feminismos” (2016), entre outros.

___________________________________________________________

:: Dança Identitária e Política de Corpos Negros
Através da busca por autodefinições e autoavaliações das vivências negras na dança, perpassando as memórias corporais vividas em ambientes familiares, festivos e ritualísticos por corpos negros, este mini-curso visa instigar criações de movimentos corporais que escrevam novas perspectivas para a história destes corpos, além de gerar reflexões acerca dos espaços de “encruzilhadas” definidos por Leda Maria Martins como os encontros de práticas performáticas, saberes, princípios filosóficos entre outros aspectos da cultura negra.

:: Condução
Eli Nunes
Nasce em Belo Horizonte, é arte-educadore, que dança, atua, performa e pesquisa. Graduade em Dança - Licenciatura na UFMG, atua no campo das artes desde 2008. Sua formação artística passa por distintas áreas na dança, teatro e performance trazendo o foco de sua pesquisa para as manifestações culturais urbanas e tradicionais afro-brasileiras. Em 2013 participou da fundação da Cia. Espaço Preto de Teatro, onde atua e realiza preparação corporal. É integrante e fundadore do Coletivo EnegreSer. Integra a equipe da segundaPRETA, realizando ações diversas de produção, registro e provocação. Desenvolve e dança no espetáculo solo Refém Solar, que se interessa pelas desconstruções da hipersexualização do corpo negro de pessoas que acessam símbolos da feminilidade. Artista que busca tensionar, através de sua pesquisa, questões sociais, políticas e identitárias que são atravessadas por gênero, raça e saber popular, aspectos que direcionam seu fazer artístico.

Suellen Sampaio
Arte-educadora, dançarina e ensaiadora em companhias de dança afro em Belo Horizonte, Minas Gerais, e pesquisadora de Capoeira, Contemporâneo e Ballet Clássico. Iniciou a carreira artística na Cia Agnes. Capoeirista pela Associação Sinhá Bahia de Capoeira, iniciação em música e teatro pelo Centro Infantojuvenil Pingo de Gente/PBH e dança pela Arena da Cultura/PBH, Grupo Experimental Corpo Cidadão, 1o Ato Centro de Dança, Academia Fit Full, Cia Evandro Passos e Associação Sócio Cultural Bataka. Integrou o espetáculo de teatro “Sentimentos Transversos” com direção de Sônia Siqueira e de dança “Que Lugar é esse?” com direção de Charles Davidson. Como arte-educadora fez parte do grupo Desperta ministrando oficinas de dança afro nas escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. Em parceria com a Associação Sócio Cultural Bataka integra o espetáculo “Mulungu”, que estreou em 2015. Trabalha no projeto Escola Integrada com crianças de 06 a 13 anos, onde atua como monitora de danças Brasileiras. Ministra palestras em faculdades e escolas. Integra o movimento segundaPRETA e atua também na área de produção artística, entre algumas produções estão show Josi Lopes e Teatro Espanca.

___________________________________________________________

:: Olhares negros na performatividade teatral
Através de reflexões sobre pensamento contra-colonial na diáspora negra e referenciais político-estéticos, as aulas visam estimular narrativas que dialoguem com uma performatividade teatral. Uma reapropriação e criação de dispositivos cênicos de forma a reconhecer e recriar espaços/ações pós quarentena. Compartilharemos materiais atorais, midiáticos e de outras plataformas artísticas para nos localizarmos e nos perdermos, porque "a cultura negra é o lugar das encruzilhadas" (Leda Maria Martins).

::Condução
Alexandre de Sena
É ator, diretor teatral e criador de trilhas sonoras. Técnico em teatro pelo Palácio das Artes/MG e licenciado em Teatro na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. Integra o Grupo Espanca, dirige os espetáculos "violento.", “Ser - experimento para tempos sombrios” e "MarcaPasso". Coordena e dirige as Cenas Pretas (“O que não vaza é pele”, “Não conte comigo para proliferar mentiras” e “ROLEZINHO - nome provisório”), é um dos integrantes da “segundaPRETA”, orientou a pesquisa do espetáculo “Pai contra mãe” da Cia Fusion de Danças Urbanas, integra o elenco e participa da direção e dramaturgia de "Xabisa". Realiza performances e intervenções urbanas com recorte étnico-racial.

___________________________________________________________

Parte do valor recolhido será destinado à existência e manutenção do teatro espanca!
Colabore também na campanha via Benfeitoria: https://benfeitoria.com/teatroespanca

Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Cursos Breves Online | segundaPRETA

Grupo Espanca

Em setembro de 2004 uma pequena cena pariu o grupo Espanca!. Nos últimos anos, a companhia criou 8 peças de teatro, um conjunto de obras que revela sua pesquisa sobre a encenação de dramaturgias contemporâneas, propondo discussões sobre os códigos do fenômeno teatral e a escrita do que chamamos de “poética da violência”. Desde 2010 o grupo mantém um espaço cultural no hipercentro de Belo Horizonte, o Teatro Espanca, aberto a propostas artísticas de diversas linguagens.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.