Login
O evento já encerrou...
Curso Transtorno do Espectro Autista e a Inclusão na Educação Infantil: Fatores Decisivos
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso Transtorno do Espectro Autista e a Inclusão na Educação Infantil: Fatores Decisivos

7 ago - 2021 • 08:30 > 14 ago - 2021 • 12:00

Evento Online via Zoom

Descrição

DESCRIÇÃO: Os primeiros cinco anos da vida da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA) correspondem ao período de Intervenção Precoce, onde espera-se aproveitar a maior janela de neuroplasticidade cerebral na expectativa de promover o máximo  de desenvolvimento e aprendizagem.  Considerando que muitas crianças nesta faixa etária frequentam escolas de educação infantil, este curso propõe os passos necessários para que os profissionais que atuam nestes espaços se instrumentalizem  e promovam todos os benefícios que a Inclusão permite. Benefícios que vão muito além da criança com TEA ou outro transtorno do neurodesenvolvimento, mas que englobam efetivamente toda a comunidade escolar.

É natural que os adultos, de forma geral, se detenham nas limitações da criança (naquilo que ela não consegue realizar em razão do seu diagnóstico), e também nos seus pontos fortes e preferências. No entanto, é difícil os adultos identificarem, de forma espontânea, as barreiras impostas pelo ambiente que eles compõe. É justamente essa "equipe" (familiares, terapeutas, educadores), presentes  nos principais ambientes que a criança frequenta (casa, comunidade, escola, terapias) a responsável por identificar e modificar essas barreiras.  Quando uma criança com autismo se sente segura, aceita e competente através do seu entorno, as oportunidades de aprendizagem se multiplicam. A partir de teorias vigentes que facilitam a compreensão do funcionamento atípico no TEA e da disseminação de práticas baseadas em evidências aplicáveis ao contexto da educação infantil, esse curso valida o potencial decisivo dos processos inclusivos na primeira infância e amplia o protagonismo do educador.

OBJETIVO: Ampliar conhecimentos em TEA, conhecer apoios e recursos, e desenvolver estratégias e ferramentas no contexto da inclusão na educação infantil.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

Módulo 1: Atualização em TEA (90min)

  • Visão geral do TEA
  • Marcadores Precoces do Desenvolvimento Social 
  • Quando há suspeita de Transtorno do Espectro Autista (TEA) na escola. O que fazer?
  • Variáveis que determinam o Impacto do TEA na Família
  • Características sociocognitivas e sensoriais que determinam o funcionamento atípico e a baixa regulação emocional


Módulo 2: Práticas Baseadas em Evidências no TEA e Inclusão (90min)

  • Os Benefícios e Desafios da Inclusão
  • A imitação como uma base da Aprendizagem
  • A Intervenção Precoce e Práticas Baseadas em Evidências 
  • A Intervenção Mediada por Pares
  • Plano Educacional Individualizado (PEI) Adequado à Educação Infantil
  • Premissas Básicas para Construção e/ou Adaptação de Atividades
  • Estratégias de Ensino


Módulo 3: O Desafio dos Comportamentos Desafiadores (90min)


  • Problemas de Comportamento X Falhas em Habilidades
  • O ABC do Comportamento
  • Funções do Comportamento
  • O poder do Ambiente e o Controle Instrucional


Módulo 4: Estratégias Facilitadoras (90min)


  • As 9 melhores Estratégias de Prevenção de Comportamentos Desafiadores
  • Relações Escola x Família x Terapeutas


FORMATO: 2 encontros on-line em tempo real, com 3h e 30min de duração cada, nos dias 07/08/2021 e 14/08/2021, das 08:30 às 12:00. Serão dois módulos por encontro, totalizando os 4 módulos.

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Curso Transtorno do Espectro Autista e a Inclusão na Educação Infantil: Fatores Decisivos

claudia zirbes

Psicopedagoga Clínica e Institucional, pós graduanda em Análise do Comportamento Aplicada, coordenadora e professora da pós graduação em Transtorno do Espectro do Autismo do Instituto inclusão Eficiente. Na clínica atua na psicoeducação de famílias de crianças com TEA com ênfase no empoderamento parental e em supervisão de casos. Mãe de Guilherme, 13 anos, autista. http://lattes.cnpq.br/7594659376904202

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.