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Curso Sobre Viver de Cultura

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Evento encerrado

Curso Sobre Viver de Cultura

Santander Cultural - Porto Alegre, RS
31 de maio de 2016, 10h-19h

Inscrição

Inscrição promocional
R$ 100,00
Pague em até 10x
Inscrições até 25/05/2016
Encerrado
Inscrição
R$ 150,00
Pague em até 10x
Inscrições até 31/05/2016
Encerrado

Descrição do evento


O curso Sobre Viver de Cultura leva ao público informações essenciais para quem quer trabalhar ou já atua no mercado de cultura. Nossa proposta é incentivar a autonomia dos agentes culturais através da contextualização do mercado de cultura, contribuindo para uma reflexão crítica e uma visão lúcida do seu próprio trabalho e contexto profissional; e mostrar as principais diretrizes para a formatação de um projeto cultural sólido, sustentável e funcional.


O curso é dividido em dois módulos: O Mercado de Cultura e as Políticas Culturais, ministrado por Cristiane Marçal, e Formatação de Projetos, ministrado por Liége Biasotto. No primeiro módulo, sobre o mercado de cultura, será discutida a lógica das políticas culturais vigentes, as relações entre cultura, economia, artista e dinheiro, a importância e os desafios da profissionalização na área, e a cultura como beneficiária da ascensão da economia criativa. No segundo módulo, sobre formatação de projetos, serão abordadas as questões principais que devem ser atendidas pelo projeto e apontadas algumas maneiras de melhorar sua comunicação e seu potencial de venda.

*** SERVIÇO ***

Curso Sobre Viver de Cultura
Dia 31 de maio, das 10h às 19h
Santander Cultural (rua Sete de Setembro, 1028)
Porto Alegre

Investimento:
R$ 100 até o dia 25/05
R$ 150 a partir do dia 26/05
► Todos os valores são parceláveis em até 10x no cartão
Formas de pagamento: Cartão de crédito (Visa, Mastercard, American Express, Diners Club e Hipercard), boleto bancário, débito online (Bradesco e Itaú) e Moip.



MÓDULO 1 - MERCADO DE CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Ministrante: Cristiane Marçal

 

Sobreviver do mercado de cultura
.      Uma nova lógica financeira
·      O conflito entre o artista e o dinheiro
.      Desafios da profissionalização
.      Abrir uma empresa
.      A precificação na cultura

 

Panorama do mercado de cultura e políticas públicas
·      Breve histórico do incentivo à cultura no Brasil
.      Diretrizes da ONU
·      Políticas culturais dos atuais governos
.      A repercussão no mercado de cultura

 

A Cultura e a nova economia
.     Novos paradigmas econômicos
.     A  valorização da produção criativa
.     A importância da cultura na nova economia


MÓDULO 02 - FORMATAÇÃO DE PROJETOS
Ministrante: Liége Biasotto

 

Fontes de financiamento e editais
·     Leis de incentivo: Lei Rouanet (artigo 18, artigo 26) e LIC-RS
.     Fundos de incentivo: FUNARTE, Editais federais MINC, FAC – RS, Fundos Municipais
.     Patrocínios
·     Crowdfunding (financiamento coletivo)

 

Formatação do projeto cultural
·     Como ler um edital
.     Concepção de uma proposta cultural
.     Sustetabilidade social, ambiental e financeira da proposta
·     Estrutura básica do projeto cultural

    

Ferramentas que facilitam a montagem do projeto
·     Sites e aplicativos
·     Emissão de certidões negativas
·     Fórmulas para montagem de orçamento
·     Tabelas para referência de valores de produtos e serviços



A autosustentação da produção cultural é um desafio contínuo para os profissionais dessa área porque o mercado de cultura possui uma dinâmica própria de funcionamento, que destoa dos mercados convencionais. É difícil encaixar os bens culturais num sistema de valores que não compreende o que os bens culturais valorizam. Esse contexto econômico conflitante limita o potencial de distribuição dos produtos culturais e engessa artistas, produtores e outros profissionais da área, que se veem num cenário muito difícil de administrar.


O Estado do RS tem um cenário criativo e artístico bastante diversificado. São varias oportunidades lançadas anualmente que buscam fomentar a produção cultural gaúcha. Além das Lei de Incentivo à Cultura, em âmbito federal, estadual e, em alguns casos, municipal, são lançados periodicamente editais diretos de fundo de investimento e editais de empresas privadas. Além disso, é crescente a demanda e a efetivação do financiamento colaborativo de propostas, que não dependem da concorrência nos editais de cultura e sim da rede de contatos e potencial inovador dos projetos.



Cristiane Marçal é jornalista e produtora cultural. Trabalha há 14 anos com cultura e comunicação, atuando no planejamento, execução e divulgação de eventos culturais, com destaque para o trabalho desenvolvido na Opus Promoções e como sócia fundadora da Fio Produtora Cultural. Na mídia, conta com experiência em diferentes meios de comunicação – jornal, rádio, TV e internet - com destaque para a atuação no Grupo RBS (Rádio Gaúcha e clicRBS).


Liége Biasotto é relações públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e trabalha na área de produção cultural desde 2007. Em 2010 abriu a CUCO Produções, empresa focada em produção cultural, elaboração de projetos culturais, consultoria e comunicação. Profissional autônoma, atualmente responde pela Produção Executiva do Festival Internacional de Teatro de Rua de Porto Alegre, Festival de Música de Nova Prata, Orquestra de Câmara da ULBRA e ECOPOÉTICA - Arte e Sutentabilidade em Intervenções Urbanas.



Sobre o produtor

Produção curso Sobre Viver de Cultura

Local

Santander Cultural
Sete de Setembro, 1028, Centro
Porto Alegre, RS

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