Login
O evento já encerrou...
Curso Projeto e Produção Editorial | EAD ao vivo
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso Projeto e Produção Editorial | EAD ao vivo

20 mar - 2023 • 19:00 > 5 abr - 2023 • 22:00

Evento Online via Zoom

Descrição


O CURSO E SEUS OBJETIVOS


Projeto e Produção Editorial é um curso que tem como objetivo oferecer o conhecimento necessário para que o(a) participante compreenda o que é e como é possível escolher e montar um Projeto Editorial na prática — o que contempla; sua importância como primeiro passo no desenvolvimento de uma nova editora, ou no reposicionamento de uma pré-existente; sua criação e uso como bússola de cumprimento de metas ou de mudança de rumos; como preparatório para o estabelecimento da produção editorial; cases de sucesso. Contempla ainda a apresentação e encadeamento das etapas que envolvem a Produção Editorial do livro – da prospecção até a comercialização do título, no formato impresso e e-book; os profissionais dessas etapas e a correlação e fluxo do trabalho entre eles; a importância do controle do processo todo pela editora.

Este curso tem ainda como objetivo apresentar um panorama histórico e prático da trajetória e da estruturação do mercado editorial brasileiro até os dias de hoje, abrindo a possibilidade de escolhas de atuação ao editor. Desafios; crises; cases marcantes; grandes mudanças: suas causas e efeitos; quedas e recuperação; profissionalização da indústria ao longo dos anos; o futuro e os novos caminhos: um mundo a ser pensado e repensado para o livro.


A QUEM SE DESTINA

  • Editores
  • Autores
  • Alunos de cursos de editoração
  • Alunos de cursos de letras
  • Preparadores
  • Revisores
  • Designers gráficos
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em ingressar no mercado editorial



CONTEÚDO


O que você vai ver neste curso:


  • A história do livro e a trajetória do mercado editorial brasileiro – seus desafios e caminhos. Dos primeiros desenhos em pedra; à prensa de Johannes Gutenberg; passando pela chegada ao Brasil de Dom João VI, trazendo consigo a Real Biblioteca de Portugal (Fundação Biblioteca Nacional); à criação da internet e situação atual.
  • Reflexos da pandemia e da quebra de grandes livrarias como fator de mudanças no mercado editorial. Marketplace e crescimento do número de pequenas livrarias de rua.
  • A importância do projeto editorial como primeiro passo na formação de uma editora e sua montagem.
  • O e-book no catálogo veio para ficar – diversificação de opções de leitura.
  • Livro físico, e-book ou audiolivro? O olhar contínuo na tecnologia como aliada do texto. Quebra de paradigmas. Exemplos
  • A equação: mercado x oportunidade e a importância da pesquisa como elemento fundamental no estabelecimento da linha editorial – nichos de mercado; como e onde pesquisar.
  • Oportunidades para as pequenas editoras – modelos e cases.
  • Editoras de self publishing – a escolha por livros impressos, digitais ou modelos mistos.
  • A importância da definição das ferramentas do marketing digital e parcerias de divulgação já na elaboração do plano editorial.
  • Oportunidades de expansão e maior visibilidade da marca via associação do editor de livros com outras mídias: vídeos, curta metragem, teatro, longa etc.
  • Modelos possíveis de comercialização para pequenas editoras.
  • O passo a passo da sequência das etapas de produção editorial – importância do controle dessa cadeia.
  • A importância do produtor gráfico – funções e processos que ele deve dominar na cadeia editorial; interação com editor.
  • A área comercial e a distribuição do livro físico.
  • O audiolivro e suas oportunidades no catálogo.
  • Exercícios práticos de fases da produção do livro.
  • Quais fases podem ser terceirizadas, quais não.
  • O papel do parecerista externo.
  • Definição do formato físico e editorial.
  • Quando usar um revisor técnico.
  • A “engenharia de produção”: escolha do papel, da cor, de imagens, o briefing e critérios de definição da capa.
  • Fechamento de arquivo.
  • DA: pagamento do autor e/ou agente literário.



DATAS E HORÁRIOS


 Dias: 20, 22, 27, 29 de março, 3, 5 e 10 de abril de 2023.


Horário: 19h às 22h.


Carga horária: 20 horas, distribuídas em 6 encontros de 3 horas cada e 1 encontro final de 2 horas.


Plataforma de transmissão: Zoom


Metodologia: 


INTERAÇÃO, TROCA DE EXPERIÊNCIAS E NETWORKING

Aulas práticas, a distância, transmitidas ao vivo. Os participantes são convidados a interagir por voz e pelo chat online com a professora e demais alunos. Após a transmissão, o conteúdo fica gravado e disponível para visualização, ilimitada, por 6 meses a contar da data de início das aulas ao vivo.


 
PLANEJAMENTO DAS AULAS

Aula 1 
História e Panorama do Mercado Editorial


Aula 2
História e Panorama do Mercado Editorial


 
Aula 3 
Produção Editorial

 
Aula 4 

Produção Editorial



Aula 5 
Projeto Editorial
 

Aula 6
Projeto Editorial


Aula 7 
Projeto Editorial: Workshop

 

FACILITADORA

 

Profa. Sandra Espilotro



 

Bacharel, pós-graduada e mestre pela Universidade de São Paulo. É editora; editora da e-galáxia (www.e-galaxia.com.br); professora regular de cursos de MBA em Book Publishing e Formação do Editor (2016-); orientadora de escrita; parecerista de obras; ghost writer; membro da diretoria da UBE (União Brasileira de Escritores) (2018-) e da CPCLP (Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa, da CBL ( Câmara Brasileira do Livro) (2016-); sócia da Veredas Consultoria Editorial – atuando na proposição e construção de projetos inovadores na área de cultura em geral (como feiras, mostras, bienais, eventos etc.) e na área editorial. Diretora-geral de Globo Livros para ficção e não ficção, de obras nacionais e internacionais (1989-2011); prospectou e adquiriu direitos de livros nas principais feiras internacionais de livros (como Frankfurt, Londres, Bolonha e Book Expo America) por 23 anos; Diretora Editorial para Mercado Internacional na Editora Nova Fronteira/Ediouro (2011-2014); jurada e curadora do Prêmio São Paulo de Literatura (2013-2017); jurada do Prêmio Guaracuí de Melhor Conto de Registro (SP) (2019); curadora para obras inéditas da Nova Revista Cultura (2018-2019).

 


CERTIFICADO:

Será emitido certificado aos participantes no final do curso.

Para a emissão do certificado é necessário que o aluno assista ao menos 75% das aulas (ao vivo ou gravadas).


Mais informações: [email protected] ou WhatsApp 11 99168-8427.


 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Curso Projeto e Produção Editorial | EAD ao vivo

Casa Educação

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.