28 nov - 2019 • 09:00 > 29 nov - 2019 • 20:00
Para a turma de Janeiro/2020, clique aqui.
O que é Management 3.0?
Management 3.0 é uma abordagem que está redefinindo o conceito de liderança e gestão para o século XXI, o século da complexidade.
É um movimento que valoriza a colaboração e o relacionamento entre as pessoas, através de uma visão sistêmica para construir ambientes de trabalho mais engajadores, colaborativos e produtivos. Nesta nova abordagem, reconhecemos a organização como uma complexa rede de relacionamentos, na qual colaboradores co-criam o trabalho e assumem responsabilidades de forma coletiva para construir as melhores soluções para seus clientes.
Thomaz Ribas e Tania Mujica, mentores em Agilidade Organizacional, trazem suas experiências complementares para ministrar o Workshop Management 3.0 Oficial, com duração de 20 horas.
No workshop você terá respostas para perguntas como:
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Para quem é o Workshop Management 3.0?
Por que 3.0?
Ao avaliarmos profundamente as organizações que surgiram ao longo do tempo, identificamos 3 abordagens distintas de gestão e liderança:
Abordagem no qual a empresa é gerenciada como uma máquina e o que se busca é somente eficiência. A maioria das pessoas são consideradas partes executoras substituíveis. Toda a gestão é feita através de comando e controle. Como o foco neste ambiente é "fazer do jeito certo o que é mandado", os níveis de confiança, comprometimento, criatividade e inovação são baixos.
Nesta abordagem a empresa passa a reconhecer que as pessoas são ativos valiosos e que os gestores precisam atuar como líderes-servidores para ajudar a empresa a crescer. Porém o foco está apenas nos gestores. As hierarquias se mantém rígidas e inflexíveis e as mudanças continuam sendo impostas através de ferramentas pseudo-modernas de comando e controle. Burocracia, lentidão na tomada de decisão e insatisfação dos colaboradores são problemas que continuam latentes.
Na visão do Management 3.0, inova-se a abordagem de gestão e liderança para que a organização tenha sucesso no atual ambiente volátil e complexo dos negócios. A empresa é reconhecida como um organismo vivo que precisa ser capaz de se adaptar às rápidas mudanças. Gestão é uma responsabilidade coletiva e os gestores gerenciam o sistema ao invés de gerenciar apenas as pessoas. Nesta abordagem percebe-se um aumento no nível de engajamento e felicidade dos colaboradores, gerando mais resultados para o negócio.
Conteúdo abordado durante as 20 horas
1. Gestão e Liderança para a nova economia
Gestão e Liderança são 2 pilares fundamentais do Management 3.0. Iremos navegar nos diferentes estilos de gestão (1.0, 2.0, 3.0), avaliando suas características, vantagens e desvantagens. Discutiremos sobre o papel do gestor em um ambiente 3.0.
2. Navegando em ambientes complexos
Management 3.0 enxerga o pensamento complexo (complex thinking) como uma grande habilidade de liderança e gestão. Abordaremos as teorias da complexidade e veremos como fazer a leitura no ambiente em que estamos, diferenciando entre complexo e complicado. Embora não haja “regras” sobre como lidar com a complexidade, iremos abordar alguns princípios a serem adotados.
3. Motivação e engajamento de equipes
Esta é uma responsabilidade fundamental do gestor moderno. Não é a toa que este é um dos temas iniciais do workshop. Gestão é sobre manter as pessoas ativas, criativas e motivadas. Discutiremos sobre motivação extrínseca e intrínseca e iremos praticar técnicas para identificar o que no fundo motiva cada membro do time.
4. Níveis de delegação e empoderamento
A auto-organização é um dos pilares para lidar com a complexidade dentro de uma organização. Para isso, é necessário capacitação, autorização e confiança. Veremos como fomentar a auto-organização e os desafios do empoderamento. Você aprenderá sobre os diferentes níveis de delegação existentes e como aplicá-los na prática.
5. Valores e cultura organizacional
Cultura é o resultado de valores que influenciam as decisões que tomamos. Veremos como ajudar sua equipe a identificar seus valores e como torná-los vivos no dia a dia.
6. Desenvolvendo competências nas equipes
Com a velocidade das mudanças no mundo atual, é nossa obrigação como líderes fomentar constantemente o desenvolvimento das competências dos times. Aprenderemos sobre os níveis de competências e as práticas para ajudar equipes a identificarem possíveis melhorias futuras no desenvolvimento de suas competências.
7. CNV - Comunicação Não Violenta
A Comunicação Não-Violenta apoia o estabelecimento de relações de parceria e cooperação, em que predomina comunicação eficaz e com empatia. Segundo a CNV, só recorremos à violência ou ao comportamento prejudicial a outros quando não reconhecemos estratégias mais eficazes para atender às necessidades. Veremos como a CNV pode impactar positivamente no desenvolvimento pessoal, nos relacionamentos e nas mudanças na sua organização.
8. Alinhamento de objetivos e metas com OKR
Conforme a empresa cresce, um dos maiores desafios é escalar a comunicação e manter o alinhamento e o foco no que é mais importante para o negócio e para os clientes. OKR (Objectives and Key Results) nos ajuda a lidar com este desafio. OKR é uma abordagem moderna e engajadora para definição de metas de forma colaborativa e produtiva.
9. Escalando a estrutura da organização
Muitas equipes operam dentro do contexto de uma organização complexa. Portanto, é importante considerar estruturas que tornem a comunicação fluída. Veremos como crescer uma estrutura organizacional de forma ágil e como equilibrar especialização e a generalização, bem como estruturas em redes e hierarquias.
10. Criando um ambiente de aprendizagem e experimentação
Você comemora o fracasso ou o sucesso? A organização, seus times e profissionais precisam melhorar todos os dias e aprender rápido. Veremos por que a realização de experimentos é importante e qual estrutura organizacional é mais adequada para a realização de experimentos.
Práticas, exercícios e jogos
Cada tópico inclui dinâmicas para que os participantes coloquem os conceitos em prática de forma individual e em grupos. Faremos um debriefing a cada tópico para que os participantes compartilhem suas experiências e assimilem o conteúdo com mais profundidade. Nosso objetivo é garantir que você possa aplicar o aprendizado já na próxima segunda-feira.
Sobre os facilitadores
Tania Mujica
Licenciada para facilitação do workshop Management 3.0, Tania ajuda pessoas e organizações a encontrarem seu propósito e se comunicarem de maneira mais assertiva e consciente mesmo em meio ao caos e à complexidade. Tania é Mediadora de Conflitos, Facilitadora de Diálogos, especialista em Inteligência Emocional e Comunicação Não Violenta (CNV) e Meditação, tendo palestrado em importantes palcos como o TEDx.
Thomaz Ribas
Licenciado para facilitação do workshop Management 3.0, Thomaz Ribas é Mentor em Agilidade Organizacional e OKR. Nos últimos 20 anos, esteve à frente de equipes e empresas nacionais e internacionais, desde startups até grandes multinacionais, tendo atuado como agile coach, gestor, diretor e c-level. Thomaz ajuda empresas e líderes na adoção de abordagens modernas de gestão e liderança para que sejam mais ágeis e tenham mais resultado nesta nova economia.
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O que está incluído no Workshop?
Certificação Internacional | Apostila de apoio |
Kits físicos de | Apoio à futuros |
20 PDU's para | Coffee-breaks |
Informações práticas
Local
Dias e Horários
Alguma dúvida?
Rua Jureia, 349 Chácara Inglesa
São Paulo, SP
Thomaz Ribas
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