Login
O evento já encerrou...
Curso Internacional de Atualização em Cuidados Paliativos e Compassivos: Revendo Conceitos
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso Internacional de Atualização em Cuidados Paliativos e Compassivos: Revendo Conceitos

4 ago - 2021 • 10:20 > 11:00

Evento Online via Zoom

Descrição


Nível: Curso Intermediário

 

descrição / justificativa

 

Introdução

 

A área de Cuidados Paliativos e Compassivos tem vivido muitas transformações. Diversos conceitos têm sido revistos, novas ideias têm surgido, e tudo isso com profundo impacto global. Em 2019, uma nova definição de cuidados paliativos foi construída por diversos líderes dos cuidados paliativos em todo o mundo, e diversas mudanças no oferecimento dessa modalidade de cuidados têm acontecido nos serviços especializados, especialmente em tempos pandêmicos.

 

O processo de cuidar de pessoas gravemente enfermas ou diante da morte tem sido profundamente transformado na contemporaneidade.  São muitas mudanças, especialmente no cenário da COVID-19, quando as pessoas precisam permanecer isoladas, e lidar com a ameaça invisível todos os dias. Além disso, os que são infectados e enfrentam a necessidade de hospitalização podem viver esse momento lidando com o medo de perder a vida, além de lidarem com um contexto adverso e sem a presença de sua família. São muitos os desafios, mas também muitas as soluções.

 

Neste curso de internacional de atualização, procuramos abordar as mais recentes reflexões e práticas vividas no âmbito dos cuidados paliativos em todo o mundo pelos mais importantes centros de prestação dessa forma de cuidado. São muitas as perguntas que procuraremos responder: Como podemos transformar o cuidado dos gravemente enfermos em tempos pandêmicos? Como podemos cuidar de famílias assustadas, enlutadas e profundamente afetadas pelo trauma e por diversos fatores complicadores? Como podemos cuidar de crianças e adolescentes nesse contexto, especialmente daquelas que lidam com a ameaça de perderem entes queridos? Como cuidar de indivíduos que perdem entes queridos nesse contexto amplo? Como lidar com a crise desses tempos em busca da construção de sentido e significado? Como as escolas podem se adaptar para atender a tantas demandas desafiadoras? O que podemos fazer para cuidar uns dos outros?

 

São algumas dessas perguntas que iremos responder. Por meio de um diálogo aberto, franco, entre prestadores de cuidados paliativos e toda a sociedade, pretendemos ampliar o debate sobre as possibilidades de cuidado, em meio a tantos desafios vividos no âmbito da saúde, da educação e de toda a sociedade.

 

Haverá tradução simultânea para a língua portuguesa e a língua espanhola de todos os docentes convidados. Não é necessário dominar o inglês ou o espanhol. As aulas ficarão disponíveis para os alunos pelo período de 1 ano depois do final do evento.

 

 

objetivos

 

  1. Sensibilizar a população em geral para as necessidades de pessoas, famílias ou comunidades que lidam com as diversas perdas suscitadas por esse momento pandêmico, especialmente para demandas psicológicas, sociais, espirituais, culturais e físicas;
  2. Oferecer ferramentas de como cuidar de indivíduos gravemente enfermos no contexto dos novos tempos;
  3. Ampliar o debate sobre alternativas globais sobre os cuidados paliativos em nossos tempos como uma resposta humana de atenção e cuidado às necessidades dos gravemente enfermos.

 

 

informações importantes

 

carga-horária

frequência

vagas

16 horas

Semanal / 2h por dia

500

público-alvo

Profissionais de Saúde, Humanas e Educação e Estudantes dessas respectivas áreas e demais interessados

 

conteúdo programático

 

As aulas serão sempre aos sábados, entre 10h e 12h (horário do Brasil), com a presença de docentes com reconhecimento internacional. 

 

02/10/2021 – Sábado 


AULA ABERTA

Pelo seu interesse geral, esta será uma aula aberta para a comunidade.

 Comunidades Compassivas como Estratégia de Saúde Pública em Cuidados Paliativos: Um Diálogo Global

Cuidados Paliativos como uma prioridade para todos

As comunidades compassivas têm sido apontadas como uma estratégia de cuidado integral em que a própria comunidade cuida de si e dos pacientes gravemente enfermos, ou das pessoas enlutadas. O conceito de comunidades compassivas é derivado na noção de cidades saudáveis, da Organização Mundial de Saúde. Na Índia, o modelo de Kerala tem sido apontado como uma estratégia revolucionária de participação da comunidade nos cuidados de pacientes com doenças graves ou pessoas enlutadas, devolvendo poder às lideranças comunitárias e facilitando a transformação social. Na Inglaterra, o mesmo conceito tem sido aplicado em diversos contextos, com adaptações, considerando-se o nível sócio-cultural e a classe social das pessoas envolvidas em cuidados de saúde. 

A discussão global sobre comunidades compassivas devolve às comunidades o poder sobre o cuidado para as vizinhanças, lideranças comunitárias, associações de bairro, comunidades de tradições espirituais, serviços locais, etc., possibilitando uma reflexão sobre o papel de todos no cuidado de indivíduos gravemente enfermos e suas famílias, desde o diagnóstico, até o processo de luto.

Especialmente em tempos pandêmicos, ou mesmo em tempos de reabertura das atividades com o avanço progressivo da vacinação em todo o mundo, a estratégia das comunidades compassivas será de grande relevância, a fim de proteger indivíduos, famílias ou grupos vulnerados, seja por razões sociais, familiares,  econômicas, por questões de saúde ou por outras causas, que podem se tornar um fator importante de desafio para o enfrentamento da vida.

Convidada: Libby Sallnow, St. Christopher’s Hospice (Inglaterra)

Tema: Comunidades Compassivas como Estratégia de Saúde Pública

Médica paliativista inglesa, Diretora do CARE – Centre for Awareness and Response to End of life, responsável pela Direção do Departamento de Educação do St. Christopher’s Hospice, a primeira unidade de cuidados paliativos do movimento hospice moderno. Ela é educadora sênior no NHS, o sistema de saúde inglês, assumindo um lugar de liderança na Public Health Palliative Care Organization, uma organização que milita pela criação de comunidades compassivas em todo o mundo.



Convidado: Suresh Kumar, Instituto de Medicina Paliativa de Kerala e Organização Mundial de Saúde (Índia)

Tema: Como mudamos o futuro dos Cuidados Paliativos: Construindo com base na realidade

Médico paliativista indiano, Diretor do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Participação Comunitária em Cuidados Paliativos, Diretor do Instituto de Medicina Paliativa de Kerala. É uma liderança global no contexto dos cuidados paliativos.



09/10/2021 – Sábado

 

Comunidades Compassivas: o que temos aprendido através da experiência na Inglaterra


Convidada: Mary Hodgson, St. Christopher’s Hospice

Antropóloga e Líder do Programa de Comunidades Compassivas do St. Christopher’s Hospice, atuante com comunidades invisibilizadas, direito de minorias e grupos subatendidos ao fim da vida, como a população negra, pessoas em conflito com a lei e grupos da comunidade LGBT+. 

 

16/10/2021 – Sábado

 

Cuidando de pacientes com COVID-19 ao fim da vida: o que aprendemos sobre a compaixão e a ciência do cuidar no México


Convidada: Bea Dorsey, México

Médica paliativista com formação pela Harvard Medical School, atuante em diversos hospitais terciários, tendo atuado na linha de frente do COVID-19 no México.

 

23/10/2021 – Sábado


 Cuidando de crianças ao fim da vida: novas luzes para desafios permanentes em tempos de COVID-19


Convidado: Jorge Guerreiro, México

Médico paliativista com formação em Fellowship pelo St. Christopher’s Hospice e pelo Institute of Palliative Medicine, com atuação em um grande hospital geral no México, onde atua em um serviço de cuidados paliativos pediátricos.

 

30/10/2021 – Sábado

 

Trauma e Sofrimento Existencial nos Profissionais de Saúde em tempos de COVID-19: como cuidar de nós mesmos e de nossas famílias?


Convidada: Zury Queen, México

Psicóloga e Psicoterapeuta Existencial, Diretora de Educação da Fundação Felsen, uma organização que atua com ensino de psicologia e psicoterapia existencial no México, assim como atua com pessoas em situação de grande vulnerabilidade.

 

06/11/2021 – Sábado

 

Lutos traumáticos em tempos desafiadores


Convidado: Jim Monahan, EUA

Hoje aposentado, o Dr. Monahan foi por mais de 25 anos Vice-Presidente do Community Hospice and Palliative Care, uma grande organização de Jacksonville, na Flória. É membro ativo da ADEC – Associação de Educação para a Morte e Aconselhamento, com sede nos Estados Unidos da América. 

 

13/11/2021 – Sábado

 

Mortes e lutos em massa: respostas humanitárias


Convidado: Andy Langford, Inglaterra

Psicólogo e Psicoterapeuta com especialização em luto, Diretor Clínico do Cruse Bereavement Care, a maior organização de apoio e suporte a enlutados do Reino Unido, com mais de 250 unidades espalhadas por toda a região. Atuou em respostas a grandes crises, como a do 11 de setembro, a de atentados a vidas humanas na Inglaterra ou no exterior.

 

 

20/11/2021 – Sábado

 

Novos olhares para a esperança e o sentido de vida


Rodrigo Luz 

Fellow do Institute of Palliative Medicine (Inglaterra) e do St. Christopher’s Hospice (Inglaterra), Sócio Fundador do Instituto Pallium Brasil, provedor de cuidados paliativos e compassivos, tanatólogo especialista em luto pelo Center for Loss and Trauma e pela Miss Foundation (Arizona, EUA). Foi CEO da Fundação Elisabeth Kübler-Ross Brasil entre 2018 e 2021, além de Diretor de Educação da Fundação Elisabeth Kübler-Ross dos EUA. Autor do livro “Experiências contemporâneas sobre a morte e o morrer: o legado de Elisabeth Kübler-Ross para os nossos dias”, pela Summus Editorial. Autor do livro “Luto é outra palavra para falar de amor”, pela Editora Ágora, no prelo.

 

Daniela Freitas Bastos

Doutoranda do Programa de Clínica Médica da FM/UFRJ, Mestre em Ciências da Saúde pelo programa de Clínica Médica pela mesma Universidade, Psicóloga e Psicoterapeuta do Luto, com mais de 15 anos de experiência. É Pesquisadora membro da DIPEX International, uma plataforma de pesquisa em narrativas na área da saúde. É Sócia Fundadora do Instituto Pallium Brasil. Autora do livro “Experiências contemporâneas sobre a morte e o morrer: o legado de Elisabeth Kübler-Ross para os nossos dias”, pela Summus Editorial.

 

 

O cronograma do curso pode sofrer alterações conforme situações imprevistas, como cancelamento de professores convidados, alterações no calendário ou quaisquer situações adversas.

 

 

proposta pedagógica / metodologia

 

Atividades expositivas e dialogadas, atividades em grupo, uso de poesia, artes, literatura, trechos de filmes, uso de metodologias ativas.

 

recursos

 

Uso da Plataforma Zoom, Google Classroom.

 

avaliação

 

A avaliação do curso é feita ao final do último encontro, a partir de um instrumento de autoavaliação e de avaliação da proposta pedagógica.

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Curso Internacional de Atualização em Cuidados Paliativos e Compassivos: Revendo Conceitos

Instituto Pallium Brasil

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.