Acesse quando quiser
Aprenda a operar com parâmetros de inclusão
Por SBPOT
Iniciante
Conteúdos gravados
Exercícios de fixação
Certificado
Descrição:
O capacitismo, em suas diversas manifestações, tem dificultado uma avaliação positiva das possibilidades de trabalho das pessoas com deficiência. Os processos de (ex)inclusão de pessoas com deficiência tanto na sociedade quanto no trabalho são uma temática multidimensional que envolvem aspectos históricos, políticos, de justiça social, estruturais, ambientais, organizacionais e psicossociais. Nesse contexto, torna-se necessário entender alguns determinantes da exclusão e operar com parâmetros de inclusão que contribuam para uma adequada gestão da diversidade funcional nas organizações.
Objetivos gerais da aprendizagem:
Ao final do curso, o aluno deverá:
Estrutura detalhada das aulas:
Avaliações:
No final do curso o participante deverá responder a uma avaliação de reação e a uma avaliação de aprendizagem com feedback imediato das respostas corretas.
Certificado:
O participante receberá certificado da participação no curso.
Instrutoras:
Profa. Dra. Maria Nivalda de Carvalho-Freitas, graduada em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (1987), mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000), doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Pós-Doutora em Psicologia pela University of Greenwich - Inglaterra (2015). Atuou na área de Recursos Humanos durante 11 anos e atualmente é professora associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei. Coordenou o Programa Pós-Graduação em Psicologia (2015-2017). Participa como revisora ou consultora de revistas científicas nacionais. É membro de corpo de avaliadores de artigos científicos de congressos nacionais e internacionais. Foi membro da Câmara de Assessoramento da FAPEMIG - área de Ciências Sociais, Humanas, Letras e Artes, no período de 2008 a 2012. É líder do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE). Ocupou o cargo de Presidente da SBPOT - Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (Gestão 2020-2022). Suas pesquisas contemplam a área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com foco nas relações entre os seguintes temas: diversidade nas organizações de trabalho, especialmente inclusão e gestão do trabalho de pessoas com diferença funcional (deficiência), satisfação no trabalho e socialização organizacional;
Doutoranda Joelma Cristina Santos, doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei (PPGPSI/UFSJ), na linha de pesquisa Instituições, Saúde e Sociedade. Mestra em Psicologia (2016), pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas (2015) e graduada em Psicologia (2013) pela mesma universidade, onde desenvolveu atividades como assistente didática (monitora voluntária), estagiária de pesquisa, bolsista de Extensão e bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG e pelo CNPq. Atualmente, é pesquisadora integrante do Núcleo de Pesquisa em Acessibilidade, Diversidade e Trabalho (NACE/UFSJ), tutora do grupo de estudos da Perfil Consultoria Jr. (empresa júnior do curso de Psicologia da UFSJ) e membro do corpo editorial da Revista Pesquisas e Práticas Psicossociais. Tem interesses de ensino, pesquisa e intervenção nas áreas de psicologia do trabalho, psicologia social, políticas públicas e inclusão de pessoas com diferença funcional (deficiência) no mundo do trabalho. Contato: joelma.psicologia@yahoo.com.br.
Intérprete de libras:
Oswaldo Vinícius Rocha
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSBPOT
Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho
Acesse a aba Ingressos no site ou no app da Sympla.
Localize o conteúdo adquirido e clique em acessar conteúdo digital.
Você também receberá o link de acesso no e-mail usado na inscrição.
Se já adquiriu, é só clicar em acessar conteúdo digital.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.