Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Curso História do Rio Grande do Sul em Movimento: de 1945 ao tempo presente - Módulo III

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Curso História do Rio Grande do Sul em Movimento: de 1945 ao tempo presente - Módulo III

15 ago - 2019 • 19:00 > 17 out - 2019 • 22:30

 

Descrição do evento

O curso oferece conhecimento sobre a História Contemporânea do Rio Grande do Sul, contemplando aspectos do(a) economia, política, sociedade, cultura e literatura, regionalismo/tradicionalismo e movimentação da sociedade civil regional.

15 de agosto a 17 de outubro
Todas as quintas-feiras, exceto no dia 25 de setembro (quarta-feira)
Horário: 19h às 22h30
Carga horária: 40h
09 encontros
Classificação: livre

Pré-requisito

Não possui pré-requisito, ou seja, não necessita ter feito os Módulos I e II para participar do Módulo III.

Público-alvo
Dirigido para acadêmicos das Ciências Humanas (História, Sociologia, Ciência Política, Antropologia, Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia, dentre outros), profissionais da História, Sociologia, Ciência Política, Economia, Museologia, Arquivologia, Biblioteconomia, Antropologia, dentre outros, animadores culturais e tradicionais, comunidade no geral. 

Programa

  • Analisar a conjuntura pós Estado Novo, verificando o cenário político-partidário e sua movimentação
  • Identificar a formação do regionalismo gaúcho e as características do movimento tradicionalista, bem como as suas repercussões na sociedade regional e nacional
  • Analisar as repercussões do getulismo na história regional, examinando-se a movimentação da sociedade gaúcha no período
  • Mapear as fases da história da literatura no Rio Grande do Sul, situando a importância da obra “O Continente” de Érico Veríssimo
  • Contextualizar as marcas identitárias da cultura e da ideologia vigentes no RS, de 1945 a 2000
  • Examinar o conteúdo e as práticas políticas do “Brizolismo” no Rio Grande do Sul
  • Verificar as repercussões da ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul
  • Examinar as singularidades da história econômica do RS, de 1945 a 2018
  • Cenarizar a trajetória do Rio Grande do Sul, de 1985 ao tempo presente: peculiaridades e movimentação 

DATA

CONTEÚDO

MINISTRANTE

15/08/2019

A redemocratização e a formação partidária no RS pós 1946

Bruno da Silva Conceição

22/08/2019

A criação do MTG e o regionalismo gaúcho

Jocelito Zalla

29/08/2019

O período getulista no Rio Grande do Sul (1950-1954)

Douglas Angeli

05/09/2019

A literatura regional e a obra “O Continente” de Erico Veríssimo

Alexandre Ricardo Lobo de Sousa

12/09/2019

RS: cultura e ideologia (1950-2000)

Maria Eunice Maciel

25/09/2019

quarta-feira

O brizolismo: conteúdo e práticas políticas

Elenice Szatkoski

03/10/19

O RS e a ditadura civil-militar (1964-1985)

Enrique Serra Padrós

10/10/2019

A economia gaúcha de 1945 a 2018: um balanço

Martinho Roberto Lazzari

17/10/2019

O RS: da abertura (1985) ao tempo presente – percursos

Geórgia Pelissaro Santos


Pagamento  

Cartão de crédito (consulte as bandeiras disponíveis)

Débito online (somente para clientes Itaú)

Boleto bancário (disponível até dia 06/08 ou enquanto restarem vagas)


Ministrantes

Bruno da Silva Conceição: Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Mestre em Ciência Política (UFRGS) e Bacharel em Ciências Sociais (UFRGS). Pesquisador com experiência nas seguintes temáticas de estudos: nacionalização da política, nacionalização partidária, sistema eleitoral, sistema partidário, eleições municipais, financiamento de campanhas, política comparada na América Latina, representação política de minorias sociais e partidos políticos.

Jocelito Zalla: Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio-sanduíche na Université Paris-Sorbonne (Paris-IV). Licenciado, bacharel e mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor do Colégio de Aplicação da UFRGS. Pesquisador do Laboratório de Ensino de História e Educação (LHISTE/UFRGS). Tem experiência de ensino e pesquisa em História, com ênfase em História do Brasil República, e interesse pelos seguintes temas e áreas: regionalismo gaúcho, modernismo literário, Literatura Brasileira, folclorismo, biografia histórica, História Cultural, historiografia, ensino de História.

Douglas Souza Angeli: Concluindo doutorado em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com bolsa do CNPq. Mestre em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos. A tese de doutorado trata das campanhas eleitorais de Alberto Pasqualini no Rio Grande do Sul e a construção do eleitor durante a experiência democrática (de 1945 a 1954). A dissertação de mestrado abordou a mobilização eleitoral nas eleições municipais de Canoas/RS durante o período 1945-1964. Tem publicações nas seguintes temáticas: experiência democrática (1945-1964), imprensa e mobilização eleitoral, eleições e campanhas eleitorais, trabalhismo e partidos políticos.

Alexandre Ricardo Lobo de Sousa: Possui doutorado em Literatura Brasileira, Mestrado e Licenciatura Plena em História, e Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realiza pesquisas nas áreas de História, Literatura e Sociologia com ênfase em questões culturais. Tem experiência docente no Ensino Médio. Atualmente, é professor efetivo no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS - Campus Osório.

Maria Eunice Maciel: Possui graduação em Ciências Sociais (1977), Especialização em História do Rio Grande do Sul (1979) e Mestrado em Antropologia Social (1984) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doctorat en Anthropologie Sociale - Université de Paris V (René Descartes) (1994). Em 2006 realizou um estágio de pós - doutorado com Margarita Xanthakou (CNRS / LAS, Laboratoire de Anthropologie Sociale) . Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua, principalmente, nos seguintes temas: identidade, imaginário e representações sociais; Modo de vida e Maneiras de Viver; cultura (s) popular (es); diversidade e patrimônio na sociedade contemporânea. Atualmente, suas pesquisas estão voltadas para a antropologia da alimentação e a diversidade cultural. Participante das Redes Alimentação e Cultura (nacional) e CORPUS - International Group for the Cultural Studies of the Body e ICAF - International Commission on the Anthropology of Food (Internacionais) e DIAITA - Património Alimentar da Lusofonia da Universidade de Coimbra.

Elenice Szatkoski: Possui graduação em Licenciatura Curta de Estudos Sociais pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990), graduação em Licenciatura Plena História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1993), Mestrado em História Regional pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2002), Doutorado em História das Sociedades Ibéricas Americanas - Pontifícia Universidade Católica (2008). Coordenadora do Museu Municipal e Arquivo Histórico Municipal de Frederico Westphalen-RS. Foi Diretora do Polo de Ensino a Distância da Universidade Norte do Paraná de Frederico Westphalen e tutora presencial entre 2004-2008. Possui quatro livros publicados A História da Construção da Catedral de Frederico Westphalen; Frederico Westphalen Comissão de Terras e Coronelismo, Os Grupos dos Onze: Uma insurreição reprimida e O Jornal Panfleto e a Construção do Brizolismo. Trabalhou como docente na Faculdade Anglo-Americano de Passo Fundo-FAAPF 2007-2012 e exerceu a função de Coordenadora do Vestibular no ano de 2010-2011. Foi Professora Substituta (2011-2013) na Área de Ciências Humanas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Su l - IFRS - Campus Sertão. Foi professora da Faculdade João Paulo II de Passo Fundo, RS. Trabalhou na Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul-Seduc, núcleo de Ensino Médio e Educação Profissional. Atuou na 1ª Coordenadoria de Educação de Porto Alegre, com mediação de conflitos nas Escolas da Rede Estadual e nos Territórios da Paz. Experiência como docente Professora no Ensino Particular, Municipal e Estadual. Atuou como docente no Estado do Rio Grande do Sul no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos de Palmeira das Missões até 2017. Atualmente é Profa. da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Áreas de atuação: Ensino de História., História da América Latina, História Regional e História do Brasil 1930 a 1980 Período entre Revolução de 30 e Ditadura Militar.

Enrique Serra Padrós: Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História, Especialização em História da América Latina, Mestrado em Ciência Política e Doutorado em História, todos os cursos pela UFRGS. Atualmente é professor associado da UFRGS, integra os Conselhos Editoriais das revistas História & Luta de Classes, Taller, Maracanan, e Segle XX, entre outras. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Tempo Presente, Ditaduras de Segurança Nacional do Cone Sul, Conexão Repressiva, Terrorismo de Estado e Ensino de História.

Martinho Roberto Lazzari: Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em Economia do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Trabalha como Pesquisador em Economia na Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul, atuando nas áreas de contas regionais, matriz de insumo-produto e conjuntura econômica. É membro dos Comitês de Contas Regionais e PIB Municipal, junto ao IBGE.

Geórgia Pelissaro Santos: Jornalista formada pela Famecos/PUCRS (2010). É mestre em Comunicação Social (2013) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Famecos e mestre em Ciência Política pelo MA in Governance, Leadership and Democracy Studies (2015) do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa (IEP), em Lisboa, Portugal. Atualmente é doutoranda do curso de Ciências Sociais do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da PUCRS com período sanduíche na Universidade da Califórnia - Irvine. O principal interesse de pesquisa é o estudo do Confronto Político sob a perspectiva da mídia. Jornalista atuante, é repórter e editora com ênfase no jornalismo político e ensino de jornalismo.


Informações

www.centrohistoricosantacasa.com.br

Local

Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Avenida Independência, Bairro Independência

Porto Alegre, RS

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Centro Histórico-Cultural Santa Casa

Acesse www.centrohistoricosantacasa.com.br e conheça mais sobre nós!

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora