Login
PT
Português
English
Español
O evento já encerrou...
Curso Encontro de Saberes | Sotaques do Bumba Meu Boi do Maranhão (MÓDULO 1)
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso Encontro de Saberes | Sotaques do Bumba Meu Boi do Maranhão (MÓDULO 1)

21 jun - 2021 • 19:00 > 9 ago - 2021 • 21:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

// EMENTA GERAL

O movimento encontro de saberes surge em 2010 com o professor antropólogo José Jorge de Carvalho, na Universidade de Brasília pelo INCT de Inclusão no Ensino Superior e na Pesquisa (INCTI/UnB/CNPQ) e cuja expansão já alcançou 14 universidades públicas no território nacional, uma na Colômbia e uma na Áustria. O foco deste movimento é a inclusão dos mestres e mestras dos saberes dos povos tradicionais, indígenas, afro-brasileiros, quilombolas e das culturas populares como docentes nas universidades em disciplinas regulares, friccionando as fronteiras entre os saberes institucionalizados e essas práticas tradicionais. 

Sendo assim, esse curso promove epistemologias a partir dos saberes orais tradicionais, especificamente vindos das brincadeiras tradicionais do Boi no Maranhão, estreitando a dicotomia entre teoria e prática, evidenciando a necessidade em fortalecer as relações e furar fronteiras entre práticas tradicionais e acadêmicas. No intuito de criar processos de aprendizado  transdisciplinares e interdisciplinares, promovendo uma ação em conjunto com cursos da área artística, das ciências humanas e outros, amalgamando diferenciadas “escolas” e abrindo as perspectivas entre ensino, pesquisa e extensão.


// EMENTA ESPECÍFICA

O Boi no Maranhão traz uma diversidade de sotaques e estilos evidenciado nos seus bordados e indumentárias; nos seus jeitos de cantar e batucar com instrumentos específicos; nos personagens que fazem parte da brincadeira; nas suas danças, movimentações e coreografias; no seu modo de autogestão e modos de fazer seu ciclo festivo e se relacionar com sua comunidade.

 Este curso será todo online neste momento de pandemia e vai propor um grande encontro entre integrantes e lideranças de alguns grupos tradicionais do Boi no Maranhão, a partir do entrelaçamento de linguagens entre cantar+dançar+batucar+atuar, assim como as relações de ensino e aprendizado, a partir de suas experiências de vida. Teremos a presença de mestres e mestras de grupos tradicionais do Boi do Maranhão, apresentando os seguintes sotaques: Sotaque do Boi da Baixada na capital São Luís com o Boi da Floresta; Sotaque do Boi de Matraca com o Boi de Maracanã; Sotaque do Boi da Baixada no interior do Maranhão com o Bumba-Boi Flor de Matinha; Sotaque do Boi de Orquestra com o Boi de Axixá; Sotaque do Boi de Costa de Mão com o Boi Brilho da Sociedade; Sotaque do Boi de Zabumba com Boi da Fé em Deus. 


// OBJETIVO

- Promover a interdisciplinaridade entre dança, canto, música e a atuação a partir do universo das performances culturais do bumba-meu-boi do Maranhão.

- Escutar histórias e saberes vivenciados e aprendidos no cotidiano por esses mestres e mestras de grupos tradicionais.

- Diálogo entre o conhecimento acadêmico e as práticas tradicionais, vindas de conhecimentos ancestrais, a partir de danças, cantos, batuques, maneiras de ser e fazer da cultura de povos originários ou indígenas e da cultura afro-brasileira, fruto das diásporas africanas.

- Valorizar a potência das linguagens e práticas artísticas e culturais como epistemologias e metodologias para a criação de novas possibilidades para a relação de ensino-aprendizagem, assim como para a criação artística.

- Reconhecer os saberes tradicionais da cultura brasileira, como práticas potentes para a criação do artista, assim como para docentes nas suas dinâmicas pedagógicas.

- Dar a devida importância de outras referências não eurocêntricas, não hegemônicas e não canônicas dentro da universidade.


// METODOLOGIA

- Abordagem das práticas performativas tradicionais dos ciclos festivos no boi do Maranhão. 

- Acompanhamento musical ao vivo e/ou utilização de aparelho de som.

- Experimentações com as brincadeiras tradicionais do boi do Maranhão, a partir de seus cantos, danças e batuques de percussão.

- Leitura de referencial bibliográfico, com textos pedagógicos no intuito de criar reflexões entre ensino/aprendizagem e relações com as culturas tradicionais de povos originários, quilombolas de cultura afro-ameríndia.

- Uso de filmes documentários, “lives” com diálogos entre mestres (as), assim como, exibição de momentos de rituais dos seus ciclos festivos (batizado e morte do boi); Intercâmbio com grupos tradicionais, artistas e pesquisadores convidados (as).


// DATA E LOCAL

21 de junho de 2021, 19h - 9 de agosto de 2021, 21h (MÓDULO 1)

16 de agosto de 2021, 19h - 4 de outubro de 2021, 21h (MÓDULO 2, com inscrição suplementar)

Curso online com transmissão pelo Sympla Streaming (via Zoom)

IMPORTANTE: É necessário ter uma conta no Sympla (Cadastre-se) e o Zoom instalado no computador ou celular (Baixe aqui)

Precisa de mais ajuda para acessar a transmissão? Clique aqui!

O link da transmissão será enviado por e-mail após a inscrição no evento. (Acesso somente com conta pessoal do Sympla e Zoom instalados)

A participação no evento vale horas complementares, com certificado emitido pela PROExC (Pró Reitoria de Extensão e Cultura - UNIRIO). Haverá controle de frequência, sendo necessário 75% de presença para recebimento do certificado.


// PROFESSORES


Juliana Manhães, Maranhense, Artista brincante, educadora, pesquisadora e dançarina. Professora Adjunta do Departamento de Interpretação Teatral da Escola de Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/ UNIRIO (2018). Faz parte do Boi da Floresta brincando de cazumba (2001); coordena e atua no Coletivo As Três Marias (2002); coordena e faz parte do projeto de extensão e cultura Coletivo Matuba, na UNIRIO (2015). Faz parte do Laboratório Artes do Movimento (LABAM) e do Laboratório Núcleo de Estudos de Performances Afro Ameríndias (NEPAA).


Talyene Cruz Melonio, Bacharel em Administração, Bailarina Popular, Artesã, Professora de Danças Populares e Palestrante.


// COORDENAÇÃO

Juliana Bittencourt Manhães é artista brincante – pesquisadora – preparadora corporal

Profaª. Dra. Departamento de Interpretação – UNIRIO

Laboratório Artes do Movimento - https://www.laboratorioartesmovimento.com/

Coordenadora NEPAA – Núcleo de Estudos de Performances Afro-Ameríndias

https://www.facebook.com/nepaa.unirio

Coletivo Matuba – https://www.facebook.com/coletivomatuba

Coletivo As Três Marias - https://www.facebook.com/coletivoastresmarias/

[email protected]


// INFORMAÇÃO TÉCNICA

Carga horária: 60h (30h síncronas e 30h assíncronas)

Cronograma:

Este curso terá 20 encontros, durante 15 semanas, nas segundas feiras das 19hs às 21hs e quatro sábados das 15hs às 17hs como indicado abaixo, iniciando dia 21 de junho e finalizando dia 4 de outubro.

JUNHO – 21/ 26/ 28

JULHO – 5/ 12/ 19/ 26/ 31

AGOSTO – 2/ 9/ 16/ 23/ 28/ 30

SETEMBRO – 6/ 13/ 20/ 25/ 27

OUTUBRO - 4

(Sábados das 15hs às 17hs – 26 de junho/ 31 de julho/ 28 de agosto e 25 de setembro)

Trajes para as atividades: roupas leves e confortáveis que não atrapalhem a livre movimentação

Local: espaço com pouca mobília para que se possa fazer uso do chão

Número de integrantes: 300 integrantes

Materiais necessários: um dispositivo com acesso à internet - mais exatamente ao Zoom Meeting -, que tenha câmera e fonte de áudio e captação (celular ou computador); um caderno ou folhas para anotações e materiais de escrita da preferência individual de cada participante; uma garrafa de água. É possível que outros materiais sejam propostos no decorrer das aulas, mas será debatida a acessibilidade com antecedência.

Bibliografia: O curso será prático, entretanto serão compartilhadas algumas referências pelo google classroom. Muitas das bibliografias aqui divulgadas estão em modo impresso. Aos poucos estamos organizando para encontrar essas referências no modo online ou em PDF. São referências de pesquisas realizadas sobre o Boi no Maranhão.


// TERMOS DE RESPONSABILIDADE

Estou ciente que o evento poderá ser gravado e que a minha participação poderá ser inclusa no vídeo, posteriormente postado nas redes sociais oficiais da Cultura Unirio.

Estou ciente também que conheço as Diretrizes da comunidade do YouTube e da Cultura Unirio e sendo assim irei respeitá-las.

Menores de 18 anos somente poderão participar deste curso com autorização prévia do responsável, enviada ao organizador do evento e deverá sempre estar acompanhado do mesmo em sua aparição. 

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Curso Encontro de Saberes | Sotaques do Bumba Meu Boi do Maranhão (MÓDULO 1)

Cultura Unirio

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.