Fale com o produtor
Curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: teoria e prática | EAD

Acesse quando quiser

Curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: teoria e prática | EAD

Por Casa Educação

Conteúdos gravados

Certificado

Descrição do evento


O curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: Teoria e Prática oferece o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve o trabalho de editar livros para crianças e jovens, dentro de uma proposta que alia aspectos teóricos e olhar histórico para os livros infantis e juvenis a uma perspectiva prática de atuação, visando o entendimento do mercado editorial contemporâneo de LIJ. Pensa-se tanto no profissional que atua ou deseja atuar em editoras de pequeno, médio e grande porte, especializadas em livros infantis e juvenis, como naquele que pensa em criar a sua própria editora ou atuar de modo independente, seja como editor, autor ou artista.


Este curso on-line com 20 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre como está estruturado o mercado editorial de livros para crianças e jovens hoje, mesclando aspectos teóricos e práticos.


OBJETIVO


PERMITIR QUE OS EDITORES, AUTORES E DEMAIS INTERESSADOS ESTEJAM APTOS A:


  • Construir um panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção nacional e estrangeira desde a concepção da ideia de infância até os dias atuais.
  • Compreender os aspectos essenciais implicados na edição de livros para crianças e jovens em suas diferentes modalidades.
  • Compreender de uma perspectiva prática como funciona o mercado de livros para crianças e jovens.
  • Conhecer os principais atores desse tipo de produção, grandes, médias e pequenas editoras, editoras independentes, autores, artistas, livrarias, clubes de livro, coletivos editoriais. Entender as dinâmicas próprias de cada subsegmento.
  • Problematizar a publicação de livros para crianças e jovens desde uma perspectiva contemporânea.
  • Compreender os leitores infantis e juvenis como protagonistas culturais, que são criativos e cocriam a produção editorial que lhes é destinada.
  • Pensar criticamente a produção editorial para crianças e jovens.



A QUEM SE DESTINA


  • Autores
  • Editores
  • Bibliotecários
  • Mediadores de leitura
  • Demais profissionais da cadeia editorial
  • Interessados em livros para crianças e jovens



CONTEÚDO


O que você vai ver neste curso:


  • Concepções do livro infantil e juvenil. O livro com interesse utilitário. O livro com interesse estético.
  • Panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção internacional e brasileira até os dias atuais.
  • Definições do livro infantil e juvenil. Problematizações.
  • Informações conceituais e mercadológicas envolvidas na produção editorial para crianças e jovens.
  • Os “temas difíceis” no livro literário para crianças e jovens no contexto brasileiro atual.
  • O impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.
  • Afirmação estética do texto e da imagem no livro infantil e juvenil brasileiro.
  • Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil. Conceituações básicas. Tipologias de livros.
  • O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.
  • Projetos editoriais para crianças e jovens.
  • Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Produção editorial. Crítica do livro para crianças. Divulgação. Aspectos comerciais.
  • Aspectos essenciais implicados na edição de livros infantis e juvenis, em suas diferentes modalidades.
  • Funcionamento do mercado de livros para crianças e jovens: principais atores desse tipo de produção. Dinâmicas próprias de cada subsegmento.
  • Atividade prática para criação de projetos editoriais.


Aula 1


Apresentações e expectativas.

Concepções do livro infantil.


Aula 2


Definições de livro infantil e juvenil. Problematizações. História. Os “temas difíceis” no contexto brasileiro. Impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.


Aula 3


Livro infantil e juvenil: a afirmação estética do texto e da imagem.

Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil.

Conceituações básicas. Tipologias de livros.

O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.


Aula 4


Projetos editoriais para crianças e jovens. Grandes editoras. Pequenas editoras.

Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Principais atores. Produção editorial. Aspectos comerciais.


Aula 5


Atividade prática de construção de projeto editorial.

Fixação de conteúdos principais e feedback.



Bibliografia:


GARRALÓN, Ana. Ler e saber: os livros informativos para crianças. São Paulo: Pulo do Gato, 2015.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naïfy, 2010.

LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História & Histórias. São Paulo: Ática, 2007.

MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.

MEIRELES, Cecília. Problemas da Literatura Infantil. São Paulo: Global, 2016; Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

O SAGAE, Peter. A árvore dos livros de imagem. São Paulo: Costuras Teóricas, 2018.

SALISBURY, Martin e STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado. São Paulo: Rosari, 2013.

VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.


Facilitador: Professor. Paulo Verano




Doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde atua como docente no seu curso de graduação em Editoração. É diretor acadêmico dos cursos de Publicação da Casa Educação, onde é responsável pela curadoria dos cursos oferecidos. Professor do curso de pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM. Atua como editor desde 1993, tendo sido diretor editorial do Grupo Planeta e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das Editoras de Ática-Scipione (Grupo Somos Educação), entre outras funções desempenhadas. Em 2015, quando saiu do Grupo Somos Educação, decidiu aventurar-se no mercado editorial independente, lançando com a designer Angela Mendes a sua própria editora de livros, a Edições Barbatana, que publica livros para crianças e adultos — tanto clássicos, como livros-objeto contemporâneos.



Início imediato com aulas gravadas

Carga horária: 20 horas

Duração: 5 encontros de 4 horas cada.

Período de acesso: 6 meses a contar da data de matrícula no curso.




**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**


Para informações sobre pagamento à vista e pacotes para editoras, entre em contato pelos canais abaixo:


[email protected] ou WhatsApp 11 97386-9519.




Estrutura

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Casa Educação

Como acessar o conteúdo digital

Acesse a aba Ingressos no site ou no app da Sympla.

Localize o conteúdo adquirido e clique em acessar conteúdo digital.

Você também receberá o link de acesso no e-mail usado na inscrição.

Se já adquiriu, é só clicar em acessar conteúdo digital.

Saiba mais sobre como acessar

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora