Curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: teoria e prática | EAD ao vivo
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Curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: teoria e prática | EAD ao vivo
20 mar - 2021 • 09:00 > 24 abr - 2021 • 13:00
Evento Online via Google Meet
Descrição
SOBRE O CURSO
O curso Edição de Livros Infantis e Juvenis: Teoria e Prática oferece o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve o trabalho de editar livros para crianças e jovens, dentro de uma proposta que alia aspectos teóricos e olhar histórico para os livros infantis e juvenis a uma perspectiva prática de atuação, visando o entendimento do mercado editorial contemporâneo de LIJ. Pensa-se tanto no profissional que atua ou deseja atuar em editoras de pequeno, médio e grande porte, especializadas em livros infantis e juvenis, como naquele que pensa em criar a sua própria editora ou atuar de modo independente, seja como editor, autor ou artista.
Este curso on-line e ao vivo, com 20 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre como está estruturado o mercado editorial de livros para crianças e jovens hoje, mesclando aspectos teóricos e práticos.
OBJETIVO
PERMITIR QUE OS EDITORES, AUTORES E DEMAIS INTERESSADOS ESTEJAM APTOS A:
Construir um panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção nacional e estrangeira desde a concepção da ideia de infância até os dias atuais.
Compreender os aspectos essenciais implicados na edição de livros para crianças e jovens em suas diferentes modalidades.
Compreender de uma perspectiva prática como funciona o mercado de livros para crianças e jovens.
Conhecer os principais atores desse tipo de produção, grandes, médias e pequenas editoras, editoras independentes, autores, artistas, livrarias, clubes de livro, coletivos editoriais. Entender as dinâmicas próprias de cada subsegmento.
Problematizar a publicação de livros para crianças e jovens desde uma perspectiva contemporânea.
Compreender os leitores infantis e juvenis como protagonistas culturais, que são criativos e cocriam a produção editorial que lhes é destinada.
Pensar criticamente a produção editorial para crianças e jovens.
A QUEM SE DESTINA
Autores
Editores
Bibliotecários
Mediadores de leitura
Demais profissionais da cadeia editorial
Interessados em livros para crianças e jovens
CONTEÚDO
O que você vai ver neste curso:
Concepções do livro infantil e juvenil. O livro com interesse utilitário. O livro com interesse estético.
Panorama da história do livro para crianças e jovens, constituindo uma linha do tempo da produção internacional e brasileira até os dias atuais.
Definições do livro infantil e juvenil. Problematizações.
Informações conceituais e mercadológicas envolvidas na produção editorial para crianças e jovens.
Os “temas difíceis” no livro literário para crianças e jovens no contexto brasileiro atual.
O impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.
Afirmação estética do texto e da imagem no livro infantil e juvenil brasileiro.
Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil. Conceituações básicas. Tipologias de livros.
O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.
Projetos editoriais para crianças e jovens.
Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Produção editorial. Crítica do livro para crianças. Divulgação. Aspectos comerciais.
Aspectos essenciais implicados na edição de livros infantis e juvenis, em suas diferentes modalidades.
Funcionamento do mercado de livros para crianças e jovens: principais atores desse tipo de produção. Dinâmicas próprias de cada subsegmento.
Atividade prática para criação de projetos editoriais.
FACILITADOR
Prof. Paulo Verano
Doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP, onde atua como docente no seu curso de graduação em Editoração. É diretor acadêmico dos cursos de Publicação da Casa Educação, onde é responsável pela curadoria dos cursos oferecidos. Professor do curso de pós-graduação em Produção Editorial da FAPCOM. Atua como editor desde 1993, tendo sido diretor editorial do Grupo Planeta e gerente editorial de Literatura e Paradidáticos das Editoras de Ática-Scipione (Grupo Somos Educação), entre outras funções desempenhadas.
Em 2015, quando saiu do Grupo Somos Educação, decidiu aventurar-se no mercado editorial independente, lançando com a designer Angela Mendes a sua própria editora de livros, a Edições Barbatana, que publica livros para crianças e adultos — tanto clássicos, como livros-objeto contemporâneos.
MÉTODO DE APRENDIZAGEM
Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula. Os alunos podem assistir ao vivo ou gravadas e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.
CARGA HORÁRIA
20 horas
DATAS E HORÁRIOS
De 20 de março a 24 de abril de 2021 (sábados). Horário das aulas: 9h às 13h.
Aula 1 – 20/03/2021 Apresentações e expectativas. Concepções do livro infantil.
Aula 2 – 27/03/2021
Definições de livro infantil e juvenil. Problematizações. História. Os “temas difíceis” no contexto brasileiro. Impacto das políticas públicas de aquisição de livros na produção editorial brasileira.
Aula 3 – 10/04/2021
Livro infantil e juvenil: a afirmação estética do texto e da imagem. Relações entre texto, imagem e projeto gráfico no livro infantil e juvenil. Conceituações básicas. Tipologias de livros. O livro traduzido. Funcionamento do mercado internacional.
Aula 4 – 17/04/2021 Projetos editoriais para crianças e jovens. Grandes editoras. Pequenas editoras. Cadeia do livro infantil e juvenil. Mercado editorial. Principais atores. Produção editorial. Aspectos comerciais.
Aula 5 – 24/04/2021
Atividade prática de construção de projeto editorial. Fixação de conteúdos principais e feedback.
Bibliografia:
GARRALÓN, Ana. Ler e saber: os livros informativos para crianças. São Paulo: Pulo do Gato, 2015. HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo: Cosac Naïfy, 2010. LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: História & Histórias. São Paulo: Ática, 2007. MACHADO, Ana Maria. Como e por que ler os clássicos universais desde cedo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002. MEIRELES, Cecília. Problemas da Literatura Infantil. São Paulo: Global, 2016; Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984. O SAGAE, Peter. A árvore dos livros de imagem. São Paulo: Costuras Teóricas, 2018. SALISBURY, Martin e STYLES, Morag. Livro infantil ilustrado. São Paulo: Rosari, 2013. VAN DER LINDEN, Sophie. Para ler o livro ilustrado. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.