17 set - 2018 • 07:00 > 30 out - 2018 • 12:00
O curso tem por objetivo apresentar ao aluno o campo da economia da cultura enfatizando as aproximações entre os conceitos econômicos e culturais. Serão abordados temas como mercado de trabalho artístico, consumo cultural, festivais e impactos econômicos no território e outros. As discussões buscam fornecer ao aluno maior embasamento nas discussões sobre a ótica econômica dos fenômenos artísticos contemporâneos.
Coordenação: Rodrigo Cavalcante Michel
Público Alvo: Artistas, gestores, economistas e cientistas
sociais que buscam compreender a relação entre a cultura e arte com a economia.
Informações Gerais
Período de realização:
de 17 de Setembro a 30 de Outubro
Carga
horária: 44 h/a
INVESTIMENTO: R$ 275,00 (+ taxa Sympla)
Informações: (31) 99690 4540
Observação: O curso será aberto com o mínimo de 100 inscrições
Conteúdo Programático
Aula 1 - Ambientação em EAD (4 dias)
Ementa: Quebrar
resistências de uma aprendizagem virtual e estabelecer uma relação amigável com
a tecnologia. Analisar os vários pontos da plataforma do curso, otimizar a
utilização de seus recursos e explicitar a metodologia de aprendizagem adotada.
Por fim, apresentar o curso, detalhar o conteúdo de cada aula, os nomes e
currículos dos profissionais envolvidos em sua concepção pedagógica.
Professora: Michelle Antunes (Belo Horizonte)
Aula 2 – Aspectos gerais da economia brasileira (8 dias)
Ementa: Compreender a situação da economia brasileira
contemporânea através de explicações de variáveis macroeconômicas e
microeconômicas, análise de alguns dados da realidade atual. Busca-se que o
aluno compreenda conceitos importantes na teoria econômica, e também, compreenda
de forma geral a estrutura econômica brasileira.
Professora: Francieli Tonet Maciel
Aula 3- Economia da cultura e economia criativa: aspectos introdutórios
(8 dias)
Ementa: O histórico e principais conceitos e trabalhos da economia da cultura e
economia criativa serão discutidos a fim de proporcionar ao aluno aproximação
com tais campos de estudo. Apresentar-se-á a diferença entre economia da
cultura e economia criativa, bem como suas aproximações.
Professores: Ana Flávia Machado e Rodrigo Cavalcante Michel
Aula 4 – Consumo e fruição de bens culturais (8 dias)
Ementa: O consumo e fruição de bens e serviços econômicos é tratado economia da
cultura a partir da ótica microeconômica. Apresentaremos aos alunos modelos e
discussões sobre o consumo cultural baseado nas construções de alguns trabalhos
chave no campo.
Professor: Gabriel Vaz de Melo
Aula 5 – Mercado de trabalho artístico (8 dias)
Ementa: O mercado de trabalho para a classe artística apresenta algumas
singularidades que modificam a análise e compreensão do fenômeno. Esse módulo
busca discutir, à luz de trabalhos acadêmicos empíricos e teóricos, questões
acerca do funcionamento, aglomerações e remunerações no mercado de trabalho
para artistas.
Professor: Jonas da Silva Henrique
Aula 6 – Festivais culturais e impactos no território (8 dias)
Ementa: Os festivais de arte e cultura movimentam e dinamizam diversos
agentes econômicos e sociais onde são realizados. Além do dinamismo através do
turismo, existe o impacto da geração de trabalho e renda em atividades diretas
e indiretas aos eventos,
Professora: Ana Flávia Machado
Currículos
Coordenação: Rodrigo Cavalcante Michel
Doutorando em Economia pela
Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em economia pela
Universidade Federal de Uberlândia e graduação em Economia pela Universidade
Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em
Economia da cultura e Economia criativa, atuando principalmente nos seguintes
temas: indústria do audiovisual, indústria fonográfica, economia criativa,
inovação tecnológica. Possui trabalhos publicados nas áreas de interesse como
artigos em periódicos e capítulos de livros. Atualmente atua como pesquisador
do Grupo de Pesquisa em Economia da Cultura da Universidade Federal de Minas
Gerais.
Professores:
1. Ana Flávia Machado
(disciplinas: Economia da cultura e economia criativa: aspectos
introdutórios; e Festivais culturais e impacto no território)
Professora de Economia no
Departamento de Ciências Econômicas. Pesquisadora no CNPq desde 2002 e, a
partir de 2011 , pesquisadora sobre o tema Economia da Cultura. Possui vários
artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais publicados sobre
Economia Criativa, Economia de Museus, Mercado de Trabalho de Artistas, Consumo
de Cultura e Pesquisa de Público, entre outros.
2. Francieli Tonet Maciel
(disciplina: Aspectos gerais da economia brasileira)
Doutora em Economia pela
Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado e graduação em Economia
pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com
ênfase em Economia Social e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes
temas: desigualdade salarial, segregação e mobilidade ocupacional, trabalho
informal, desigualdades de gênero e raça, distribuição de renda e políticas
sociais. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Econômicas da
Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do grupo de pesquisa PEDES
- Pesquisas em Economia e Demografia da Estratificação Social – da mesma
instituição.
3. Gabriel Vaz de Melo
(disciplinas: Consumo e fruição de bens culturais)
Possui mestrado e graduação em economia pela
Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com
ênfase em economia criativa e economia da cultura; economia urbana, atuando
principalmente nos seguintes temas: consumo cultural, consumo de música,
economia regional e urbana. Foi pesquisador do grupo de pesquisa em economia da
cultura na UFMG onde participou de projetos das áreas de economia de museus,
economia criativa e economia das artes performáticas.
4. Jonas Henrique (disciplina:
Mercado de trabalho artístico)
Possui Graduação em Ciências
Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Toledo/PR
(2013), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e
Agronegócios – PGDRA/UNIOESTE (2015). Atualmente é doutorando em Economia pelo
Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR/UFMG, e
pesquisador do mercado de trabalho no setor cultural. Tem experiência em
pesquisas nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Mercado de Trabalho e
Economia Criativa.
5. Rodrigo Cavalcante Michel
(coordenação e disciplina: Economia da cultura e economia criativa:
aspectos introdutórios)
Doutorando em Economia pela
Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em economia pela
Universidade Federal de Uberlândia e graduação em Economia pela Universidade
Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em
Economia da cultura e Economia criativa, atuando principalmente nos seguintes
temas: indústria do audiovisual, indústria fonográfica, economia criativa,
inovação tecnológica. Possui trabalhos publicados nas áreas de interesse como
artigos em periódicos e capítulos de livros. Atualmente atua como pesquisador
do Grupo de Pesquisa em Economia da Cultura da Universidade Federal de Minas
Gerais.
Michelle Antunes (disciplina
Ambientação em EAD) - Gestora Cultural, publicitária e fotógrafa com mestrado em Gestão de
Empresas e Instituições Culturais e especialização em Cooperação Cultural
Internacional e em Comunicação - Imagens e Culturas Midiáticas. É gestora da
produtora Andorinha que cria e produz conteúdo transmídia; gestora cultural da
Inspire que desenvolve um programa de formação cultural e produtora executiva
do Infâncias que realiza pesquisa, registro e reflexão sobre a vida das
crianças para criação de conteúdo transmídia. Trabalhou na produção executiva
do núcleo de TV e Multiplataforma da Conspiração Filmes.
Rua Santo Antônio do Monte, 476
Belo Horizonte, MG
Inspire Gestão Cultural
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