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Curso: Economia da Cultura

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Curso: Economia da Cultura

17 set - 2018 • 07:00 > 30 out - 2018 • 12:00

 

Descrição do evento

O curso tem por objetivo apresentar ao aluno o campo da economia da cultura enfatizando as aproximações entre os conceitos econômicos e culturais. Serão abordados temas como mercado de trabalho artístico, consumo cultural, festivais e impactos econômicos no território e outros. As discussões buscam fornecer ao aluno maior embasamento nas discussões sobre a ótica econômica dos fenômenos artísticos contemporâneos.

 

Coordenação: Rodrigo Cavalcante Michel

 

Público Alvo: Artistas, gestores, economistas e cientistas sociais que buscam compreender a relação entre a cultura e arte com a economia.

 

Informações Gerais

                    

     Período de realização: de 17 de Setembro a 30 de Outubro

                                                                              Carga horária: 44 h/a

INVESTIMENTO: R$ 275,00 (+ taxa Sympla)

 

Informações: (31) 99690 4540

 [email protected]

                  Observação: O curso será aberto com o mínimo de 100 inscrições

 

Conteúdo Programático

 

Aula 1 - Ambientação em EAD (4 dias)

Ementa: Quebrar resistências de uma aprendizagem virtual e estabelecer uma relação amigável com a tecnologia. Analisar os vários pontos da plataforma do curso, otimizar a utilização de seus recursos e explicitar a metodologia de aprendizagem adotada. Por fim, apresentar o curso, detalhar o conteúdo de cada aula, os nomes e currículos dos profissionais envolvidos em sua concepção pedagógica.

Professora: Michelle Antunes (Belo Horizonte)

 

Aula 2 –  Aspectos gerais da economia brasileira (8 dias)

Ementa: Compreender a situação da economia brasileira contemporânea através de explicações de variáveis macroeconômicas e microeconômicas, análise de alguns dados da realidade atual. Busca-se que o aluno compreenda conceitos importantes na teoria econômica, e também, compreenda de forma geral a estrutura econômica brasileira.

Professora: Francieli Tonet Maciel

 

Aula 3- Economia da cultura e economia criativa: aspectos introdutórios (8 dias)

Ementa: O histórico e principais conceitos e trabalhos da economia da cultura e economia criativa serão discutidos a fim de proporcionar ao aluno aproximação com tais campos de estudo. Apresentar-se-á a diferença entre economia da cultura e economia criativa, bem como suas aproximações.

Professores: Ana Flávia Machado e Rodrigo Cavalcante Michel

 

Aula 4 – Consumo e fruição de bens culturais (8 dias)

Ementa: O consumo e fruição de bens e serviços econômicos é tratado economia da cultura a partir da ótica microeconômica. Apresentaremos aos alunos modelos e discussões sobre o consumo cultural baseado nas construções de alguns trabalhos chave no campo.

Professor: Gabriel Vaz de Melo

 

Aula 5 – Mercado de trabalho artístico (8 dias)

Ementa: O mercado de trabalho para a classe artística apresenta algumas singularidades que modificam a análise e compreensão do fenômeno. Esse módulo busca discutir, à luz de trabalhos acadêmicos empíricos e teóricos, questões acerca do funcionamento, aglomerações e remunerações no mercado de trabalho para artistas.

Professor: Jonas da Silva Henrique

 

Aula 6 – Festivais culturais e impactos no território (8 dias)

Ementa: Os festivais de arte e cultura movimentam e dinamizam diversos agentes econômicos e sociais onde são realizados. Além do dinamismo através do turismo, existe o impacto da geração de trabalho e renda em atividades diretas e indiretas aos eventos,

Professora: Ana Flávia Machado

 

Currículos

 

Coordenação: Rodrigo Cavalcante Michel

Doutorando em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em economia pela Universidade Federal de Uberlândia e graduação em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da cultura e Economia criativa, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria do audiovisual, indústria fonográfica, economia criativa, inovação tecnológica. Possui trabalhos publicados nas áreas de interesse como artigos em periódicos e capítulos de livros. Atualmente atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em Economia da Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Professores:

 

1. Ana Flávia Machado (disciplinas:  Economia da cultura e economia criativa: aspectos introdutórios; e  Festivais culturais e impacto no território)

Professora de Economia no Departamento de Ciências Econômicas. Pesquisadora no CNPq desde 2002 e, a partir de 2011 , pesquisadora sobre o tema Economia da Cultura. Possui vários artigos e capítulos de livros nacionais e internacionais publicados sobre Economia Criativa, Economia de Museus, Mercado de Trabalho de Artistas, Consumo de Cultura e Pesquisa de Público, entre outros.

 

2. Francieli Tonet Maciel (disciplina:  Aspectos gerais da economia brasileira)

Doutora em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado e graduação em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Social e do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: desigualdade salarial, segregação e mobilidade ocupacional, trabalho informal, desigualdades de gênero e raça, distribuição de renda e políticas sociais. Atualmente é professora do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do grupo de pesquisa PEDES - Pesquisas em Economia e Demografia da Estratificação Social – da mesma instituição.

 

3. Gabriel Vaz de Melo (disciplinas:   Consumo e fruição de bens culturais)

Possui mestrado e graduação em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em economia criativa e economia da cultura; economia urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: consumo cultural, consumo de música, economia regional e urbana. Foi pesquisador do grupo de pesquisa em economia da cultura na UFMG onde participou de projetos das áreas de economia de museus, economia criativa e economia das artes performáticas.

 

4. Jonas Henrique (disciplina:  Mercado de trabalho artístico)

Possui Graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE Toledo/PR (2013), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócios – PGDRA/UNIOESTE (2015). Atualmente é doutorando em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – CEDEPLAR/UFMG, e pesquisador do mercado de trabalho no setor cultural. Tem experiência em pesquisas nos seguintes temas: Desenvolvimento Regional, Mercado de Trabalho e Economia Criativa.

 

5. Rodrigo Cavalcante Michel (coordenação e disciplina:  Economia da cultura e economia criativa: aspectos introdutórios)

Doutorando em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui mestrado em economia pela Universidade Federal de Uberlândia e graduação em Economia pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia da cultura e Economia criativa, atuando principalmente nos seguintes temas: indústria do audiovisual, indústria fonográfica, economia criativa, inovação tecnológica. Possui trabalhos publicados nas áreas de interesse como artigos em periódicos e capítulos de livros. Atualmente atua como pesquisador do Grupo de Pesquisa em Economia da Cultura da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

 

Michelle Antunes (disciplina Ambientação em EAD) -  Gestora Cultural, publicitária e fotógrafa com mestrado em Gestão de Empresas e Instituições Culturais e especialização em Cooperação Cultural Internacional e em Comunicação - Imagens e Culturas Midiáticas. É gestora da produtora Andorinha que cria e produz conteúdo transmídia; gestora cultural da Inspire que desenvolve um programa de formação cultural e produtora executiva do Infâncias que realiza pesquisa, registro e reflexão sobre a vida das crianças para criação de conteúdo transmídia. Trabalhou na produção executiva do núcleo de TV e Multiplataforma da Conspiração Filmes.

 

Local

www.inspirebr.com.br/ead

Rua Santo Antônio do Monte, 476

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

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