CURSO DOC_MOD
Documentário Contemporâneo Brasileiro
DESCRIÇÃO
Curso, voltado a todas as pessoas interessadas em escrever projetos voltados ao mercado audiovisual, seja TV ou Cinema, que consiste em 8 aulas, com um total de 24h de duração, ministrado por Bebeto Abrantes, com metodologia que inclui fundamentação teórica e muita prática, completa de exercícios, bibliografias, fontes de pesquisa e com uma avaliação final. As aulas acontecerão sempre às Terças-feiras, das 19h às 22h, no bairro do Flamengo - RJ (endereço indicado ao final da página).
OBJETIVOS
Ao longo de 8 aulas DOC_MOD traça um panorama crítico e histórico da produção de documentários nacionais e internacionais, especialmente, o documentário contemporâneo brasileiro. (1995-2018)
Nos últimos anos a cultura do documentário (Doc.) cresceu visivelmente do ponto de vista quantitativo, mas sobretudo, na qualidade e riqueza das suas abordagens e estilos.
O objetivo do curso é explorar essa riqueza, oferecendo informações essenciais e instrumentos de análise e elaboração de roteiros, alinhados - narrativa e esteticamente - com a produção documental contemporânea.
METODOLOGIA
Ao longo do curso, as aulas entrelaçam 3 grandes eixos de informação: uma história dos documentários; conceitos e princípios básicos da escrita de projetos e roteiros; desenvolvimento individual de projetos de documentário (Para quem se disponha a fazê-lo)
Os grandes momentos da história do documentário serão analisados através de filmes representativos de um movimento, de um determinado autor, e/ou, de um movimento da história do documentário.
Textos analíticos (críticas, entrevistas e ensaios) reforçam a análise da cada filme.
AULAS E DATAS
:: Aula 1 | Dia 03/09 - 3a feira - das 19h às 22h
PRIMÓRDIOS
Discussão do conceito de documentário. As muitas definições são sempre comparativas com os filmes de ficção. (Non-fiction film) Essa oposição é bastante discutível e questionável desde os primórdios da história do cinema. Documentário também é construção de linguagem cinematográfica.
:: Aula 2 | Dia 10/09 - 3a feira - das 19h às 22h
A ESCOLA INGLESA
Anos 20/30. O cinema de John Grierson busca uma finalidade social, uma educação pública através do Cinema. O cinema como poderoso instrumento na difusão de valores cívicos e na formação da cidadania. Para Grierson, a realidade essencial e subjacente depende de um trabalho de elaboração.
:: Aula 3 | Dia 17/09 - 3a feira - das 19h às 22h
NOVAS TÉCNICAS, NOVAS LINGUAGENS E ESTILOS
O advento do cinema falado. O gravador Nagra sincroniza e torna direta a captação de imagem e som. A entrada das câmeras de vídeo, pequenas, leves e de fácil manuseio no final dos 70 e início dos 80. As novas tecnologias digitais.
:: Aula 4 | Dia 24/09 - 3a feira - das 19h às 22h
CINEMA DIRETO/CINEMA VERDADE
Câmeras leves na mão e gravador Nagra: inovações tecnológicas ampliam a linguagem cinematográfica.
Cinema Direto: a observação como postura (estratégia) de apreensão do real e construção da dramaturgia.
Cinema Verdade: a observação participante usando-se a câmera como elemento provocador de situações reveladoras. O diretor é um participante assumido, provoca a “crise “.
:: Aula 5 | Dia 01/10 - 3a feira - das 19h às 22h
OS DOCS CONTEMPORÂNEOS BRASILEIROS: DISPOSITIVOS NARRATIVOS
Anos 90, os docs ganham visibilidade: barateamento das câmeras digitais; aumento dos Editais Públicos; criação de festivais específicos sobre o gênero; incremento de teses e publicações especializadas, entre outros motivos. Tendências dos documentários contemporâneos.
O dispositivo como estratégia narrativa e provocador de acontecimentos. Trata-se de uma maquinação e ativação do real, para potencializar a narrativa do filme. Dispositivos temáticos, de tempo, geográficos, imposição de regras e elementos restritivos.
:: Aula 6 | Dia 08/10 - 3a feira - das 19h às 22h
DOCS DE BUSCA E DE ACOMPANHAMENTO/CONVÍVIO
O filme é o próprio processo de pesquisa para se fazer o filme. O diretor se posiciona na perspectiva do público que vai aprender e descobrir. A busca incorpora o acaso. O roteiro de filmagem define-se simultaneamente ao próprio processo de filmagem.
O tempo e a convivência “roteirizando” o filme. Observação e interação moldando o processo e costurando a Narrativa. Processos interativos e altamente dialogais.
:: Aula 7 | Dia 15/10 - 3a feira - das 19h às 22h
DOCS DE RESSIGNIFICAÇÃO DE ARQUIVOS
Os acervos de fotos e filmes pessoais, familiares e das instituições. Os arquivos digitalizados e a convergência digital. O remix e a ressignificação de imagens de arquivo. As muitas estratégias narrativas.
:: Aula 8 | Dia 22/10 - 3a feira - das 19h às 22h
FICÇÃO/DOCUMENTÁRIOS
O hibridismo de linguagens e gêneros cinematográficos é algo que acompanha a história do cinema desde seus primórdios. Nas últimas décadas essas fronteiras tornaram-se mais tênues ainda. Nos filmes híbridos imperam a incerteza, a (in)diferenciação, o diálogo sútil entre documentário e ficção.
SOBRE O PROFESSOR
Bebeto Abrantes é roteirista, diretor e editor-geral de inúmeras produções televisivas para canais abertos e à cabo do Brasil e do exterior, tais como: TV Globo, Canal Futura, GNT, Multishow, Discovery Kids, Animal Planet, Canal Brasil, TV Cultura, TV Escola, TV Brasil, SESC TV e outros. É também professor de roteiro em escolas do Rio de Janeiro e São Paulo. Como diretor fez o premiado documentário "Recife/Sevilha – João Cabral de Melo Neto", "Histórias de um Brasil Alfabetizado", documentário finalista do Japan Prize 2007, "TV – Quem Faz, Quem Vê", filmensobre a história da televisão brasileira, "Até Quando?" e "As Batidas do Samba". Roteirizou as Séries "7 X Bossa Nova", medalha de prata no New York Film Festival 2006; "Eco-Aventura: Amazônia" série de 5 episódios produzida para o Discovery Kids, finalista do Emmy Awards 2000 e "Danças Brasileiras", série de 13 episódios com o dançarino e músico Antônio Nóbrega, semi-finalista International Emmy Awards 2005. É criador e roteirista do projeto "3 Antonios & 1 Jobim", que reuniu em ontológico encontro, o maestro Tom Jobim, e os não menos renomados: Antonio Callado, Antonio Houaiss e o crítico paulista Antonio Cândido.
*Professor do FILMWORKS - RJ
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