O evento já encerrou...
CURSO DE EXTENSÃO: JORNALISMO SINDICAL
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

CURSO DE EXTENSÃO: JORNALISMO SINDICAL

30 jun - 2021 • 20:00 > 1 jul - 2021 • 22:00

Evento Online via Google Meet

Descrição

CURSO DE EXTENSÃO: JORNALISMO SINDICAL

ESTE CURSO FOI CANCELADO


PÚBLICO:

jornalistas profissionais ou estudantes de jornalismo


APRESENTAÇÃO DO CURSO

Sabemos que o jornalismo tem papel fundamental na sociedade, por ser o vínculo entre o poder (político, econômico, social) e o cidadão. E para atender à grande demanda de informação e serviços, o jornalismo se ramifica em diversas áreas. Uma delas é a sindical, que se dedica a abastecer de informações a classe trabalhadora, para que possa garantir a conquista de direitos e de entendimentos entre os lados (patrão e empregado) e amparar os sindicatos quanto à comunicação necessária. As ações de comunicação desenvolvidas pelos jornalistas sindicais visam promover a sensibilização da opinião pública, assim como o senso crítico para que os diretos dos trabalhadores sejam compreendidos e respeitados.

 

Neste curso, os participantes terão o conceito e a contextualização do jornalismo sindical, assim como o entendimento de como se deve atuar na prática do dia a dia. É uma oportunidade interessante de descobrir um outro campo de atuação, na qual poderão exercitar o jornalismo nos seus variados canais, como TV, rádio, impresso e internet.

 

OBJETIVOS

- Discutir o jornalismo no âmbito da história do movimento sindical no Brasil

- Contextualizar a força do jornalismo impresso na área sindical

- Trabalhar a integração e a conexão das variadas mídias de forma que possam beneficiar o trabalho dos jornalistas e gerar valor para os trabalhadores

- Analisar a presença da internet e das mídias sociais digitais como parceiras do jornalismo sindical

- Adaptar assessoria de imprensa e RP nas funções do jornalista sindical.

 

DISCIPLINAS:

 

1. História do jornalismo sindical

Esta disciplina traz a relevância do jornalismo sindical a partir das primeiras mobilizações dos trabalhadores, no século 19 e da criação do movimento sindical. Discute o tema seguindo a uma linha do tempo, o que valoriza ainda mais o setor.

 

2. Jornalismo Impresso

Esta sempre foi a grande força da comunicação entre os sindicatos e os trabalhadores. Jornais, folhetos, entre outros informativos eram o principal canal para o entendimento dos acordos salariais, de trabalho, de direitos sociais das empresas. Embora hoje esse veículo concorra com a internet, ainda permanece atuante. No entanto, para sua efetividade, depende das técnicas dos profissionais jornalistas.

 

A disciplina aborda o conteúdo e a linguagem dos jornais voltados aos trabalhadores, suas diferenças com outros veículos do mesmo tipo e traz exemplos que facilitem o entendimento. 

 

3. Mídias integradas

O planejamento da comunicação no meio sindical precisa considerar como uma das principais ações, a integração das mídias, devendo-se pensar estratégias tanto para a mídia offline quanto a online. A disciplina segue a esse princípio e, a partir do avanço tecnológico, contempla em suas ações de comunicação, a internet, o rádio, a TV e a mídia impressa.

 

4. Mídias sociais digitais

As redes sociais da internet são, atualmente, os grandes canais onde estão todos os públicos, a todo momento, sejam os trabalhadores, os sindicatos, os patrões e o governo. Eles permitem uma comunicação horizontalizada, na qual os setores se colocam lado a lado. Daí a necessidade de se relacionar com um conteúdo, uma mensagem e uma narrativa que vão ao encontro das expectativas desses públicos. Nessa perspectiva, a disciplina discute as principais redes, como redes e como veículos, orientando sobre o papel do jornalista sindical em cada uma.

 

5. Assessoria de Imprensa e RP

Estar na mídia e ser conhecido, no cenário atual com as novas mídias, não é algo tão difícil assim. O mais difícil é estabelecer estratégias assertivas para que os sindicatos e suas categorias estejam na mídia o maior tempo possível e de forma positiva. A disciplina contextualiza essa área do jornalismo e traz algumas estratégias de assessoria de imprensa e relações públicas que possam orientar as ações de comunicação.




PROFESSORES


CONCEIÇÃO OLIVEIRA possui especialização em História (lato sensu: História Social da Cultura:1990) pela Universidade Estadual de Campinas; Licenciatura em História pela Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (1990); Graduação em História pela FFLCH, Universidade de São Paulo (Bacharelado: 1987). Aluna do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase no ensino fundamental, médio, na formação de educadores e produção de materiais didáticos impressos e para a televisão; atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de história (metodologia e prática), história africana e afro-brasileira, educação para a igualdade étnico-racial, gênero e diversidade, educação em direitos humanos. Tem experiência na Formação Sindical. Prêmio Jabuti 2005 e 2008 na categoria Didático e Paradidático Ensino Fundamental e Médio.



William De Lucca é jornalista e especialista em marketing digital. Já teve passagens por veículos como Folha de São Paulo, Jornal da Paraíba e Jornal de Santa Catarina, atuou em campanhas eleitorais e na comunicação de gestão pública municipal e estadual. Atualmente é coordenador de redes sociais do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

CURSO DE EXTENSÃO: JORNALISMO SINDICAL

SindjorSP - Sindicato dos Jornalistas no Estado de S.Paulo

O Sindicato dos Jornalistas no Est. de S. Paulo (SJSP) aposta na organização dos jornalistas a partir dos locais de trabalho e no fortalecimento da luta para defender direitos e conquistas da categoria. Mas, em busca de uma rentabilidade maior ou como saída mais fácil para dificuldades, os patrões insistem na precarização das condições de trabalho, com contratos fraudulentos – como PJs e frilas fixos - e redações enxutas, gerando desemprego. Faça parte do seu sindicato: [email protected]

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.