20 nov - 2019 • 19:00 > 11 dez - 2019 • 22:30
A palavra, originária do verbo em inglês to comply, diz respeito à conformidade da organização e sua adequação às normas e regulamentos externos e internos. Com o principal objetivo de minimizar e tratar os riscos empresariais, é um grande guia de conduta para todos os stakeholders. E a necessidade de entender e dominar essa área cresce cada vez mais, tanto na área jurídica quanto na área empreendedora. O que é preciso para implantar um área de compliance? Como mudar a cultura da empresa para uma cultura de conformidade? Como implementar a área de compliance? Por que os programas de compliance falham? A importância de saber responder a todas essas perguntas é o que trata o diferencial para sua atuação jurídica e seu negócio.
Ementa do Curso:
Módulo 01 - Desmistificando o Compliance
Nesse primeiro momento, vamos falar do conceito do Compliance, breve introdução histórica, aplicabilidade dele na vida profissional e as possíveis verticais do Compliance, desmistificando a ideia vigente que o Compliance é só para empresas grandes, que é algo alcançável e serve apenas para combate à corrupção, como os demais países vêem o Compliance e a legislação sobre o tema.
Módulo 02 - Programa de Compliance
Vamos mostrar os pilares básicos de um programa de Compliance, explorando a questão de que sim, existem variações sobre os mesmos, conforme a cultura da empresa, por exemplo. Vamos também ver porque muitos programas de Compliance falham, inclusive com casos reais de programas que fracassam.
Módulo 03 - Desafios para o funcionamento do Compliance
O programa de Compliance não vai vingar se não tiver a adesão de toda a empresa, mas como mudar a cultura? Como mudar o mindset já estabelecido a tanto tempo? E a adesão da alta direção, como realmente conseguir esse comprometimento? Essas e outras questões que se mostram como barreira no sucesso de um programa efetivo serão abordadas neste momento.
Módulo 04 - Código de Conduta e Políticas internas
A pedra fundamental de qualquer programa é o código de conduta, mas como fazê-los? Qual é a melhor forma de redigi-lo? Como conseguir a adesão ao mesmo? Esses e outros questionamentos serão a base da discussão deste segmento. A necessidade da descrição de políticas internas como forma de definir as regras de empresa, sendo elas as fontes para todas as futuras ações que serão adotadas.
Módulo 05 - Canal de denúncia e investigação interna
Após a implementação do programa de Compliance, dificuldades específicas vão surgindo, sendo duas delas de suma importância para a continuidade dele: canal de denúncia e condução de investigações internas. Como realizar essas tarefas de forma a passar credibilidade e confiança? Como apurar os eventuais delitos? E como puni-los? Mais problemas que serão trazidos para debate.
Módulo 06 - Porque é importante saber com quem você se relaciona (KYC) e gestão de terceiros (KYP)
Não se trata do "X" da questõa, mas como "K": Know, ou seja, conhecer. Vamos entender porque é importante conhecer não só o seu cliente, mas também o seu empregado, assim como o seu parceiro. E como exigir o cumprimento do programa por terceiros que estão fora da sua hierarquia, mas tem relacionamento direto com sua empresa? Nesta parte, iremos analisar a questão do programa de Compliance face à gestão de terceiros e entender um pouco como acontecer um processo de Due Dilligence.
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