22 fev - 2021 • 19:00 > 17 mar - 2021 • 21:15
Evento Online via Google Meet
SOBRE
O CURSO
O curso Como Criar uma Editora Independente oferece todo o conhecimento necessário para que o participante compreenda o que envolve criar uma editora, desde o pensamento sobre a linha editorial e a formação do catálogo, até como será a estrutura editorial e comercial, questões práticas da abertura de empresas e da negociação com autores, ilustradores, outros colaboradores editoriais, livrarias, gráficas e distribuidoras.
Este curso on-line e ao vivo, com 16 horas de duração, envolverá os alunos em uma discussão sobre o quanto é fundamental, tanto a quem já atua no mercado editorial como a quem deseja nele atuar, conhecer a fundo esses aspectos centrais do trabalho do editor independente.
OBJETIVO
PERMITIR QUE OS EDITORES E AUTORES ESTEJAM APTOS A:
A QUEM SE DESTINA
CONTEÚDO
O que você vai ver neste curso:
FACILITADORA
Profa. Lizandra Magon de Almeida
Graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP, tem especialização em Gestão do Conhecimento pelo SENAC-SP. É proprietária da Pólen Editorial desde 2001, empresa criada como um bureau de prestação de serviços editoriais, que atendeu editoras como Publifolha, Summus, Larousse, Globo, entre outras. A partir de 2014, a empresa se tornou editora, hoje Jandaíra, e já tem mais de 80 títulos publicados, incluindo a Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro. Também é tradutora de inglês e espanhol, e integrou a equipe de tradução do jornal El País Brasil por três anos. Hoje também faz parte da equipe da Qura Editora, que edita as revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review Brasil, voltadas à gestão de negócios e à tecnologia, e atua como subeditora e diretora de operações. É também vice-presidente da Liga Brasileira de Editoras (Libre).
MÉTODO DE APRENDIZAGEM
Aulas a distância, transmitidas ao vivo, com participação dos alunos por meio do chat online e apoio do mediador/facilitador de aula.
Os alunos podem assistir ao vivo ou gravada e as aulas ficarão disponíveis por 30 dias após o término do Curso, podendo ser visualizadas quantas vezes o aluno desejar durante esse período.
CARGA HORÁRIA
16 horas
DATAS E HORÁRIOS
De 22 de fevereiro a 17 de março de 2021 (segundas e quartas).
Horário das aulas: 19h às 21h.
Aula 1 – 22/02/2021
Que livros quero publicar?
Aula 2 – 24/01/2021
Que público quero atender?
Aula 3 – 01/03/2021
Os requisitos para abrir uma editora
Aula 4 – 03/03/2021
Linhas editoriais e relacionamento com autores
Aula 5 – 08/03/2021
Canais de vendas, divulgação e marketing
Aula 6 – 10/03/2021
Instituições do livro, grupos de apoio e colaboração
Aula 7 – 15/03/2021
Equipe e profissionais freelancers do mercado editorial
Aula 8 – 17/03/2021
Preparando o terreno para crescer
Bibliografia:
Sosnowski, Alice. Empreendedorismo para leigos. São Paulo: Alta Books, 2018.
Osterwalder, Alexander; Pigneur, Yves. Business model generation. São Paulo: Alta Books, 2016.
Epstein, Jason. O negócio do livro – Passado, presente e futuro do mercado editorial. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Yunus, Muhammad. O banqueiro dos pobres. São Paulo: Ática, 2008.
**INCLUI CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO**
Casa Educação