5 fev - 2021 • 19:00 > 1 abr - 2021 • 21:30
Evento Online via Zoom
Após o sucesso da primeira edição, o Goethe-Institut Rio de Janeiro e os curadores Pedro Henrique Ferreira e Thiago Brito, da Diluvio Produções, realizam o 2º Curso: Cinema Alemão. Ao longo de 12 aulas, os participantes vivenciarão um passeio pela história da sétima ate na Alemanha.
Terças e sextas-feiras
De 05/02 a 01/04
Das 19h às 21h30
Aulas ao vivo, pelo Zoom - em português
Com emissão de certificado (para aqueles que assistirem a pelo menos 75% do curso)
VAGAS LIMITADAS
Traçando um percurso que vai dos primórdios ao contemporâneo, o curso procura observar o fenômeno cinematográfico em sua íntima relação social, política e econômica com a Alemanha dos séculos XX e XXI, narrar a trajetória de sua indústria e observar o seu desenvolvimento estético e artístico através de alguns de seus grandes mestres.
Módulo 1. O Surgimento do Cinema na Alemanha Imperial (1895 - 1918) - 1 aula: 05/02
(Sexta)
As primeiras duas décadas de cinema na Era Guilhermina. Os Skladanowski, Messter e as
imagens do Kaiser. A influência do cinema nórdico. Os filmes seriais, policiais e fantásticos. Os
pioneiros: Urban Gad, Franz Hofer, Paul Wegener, Richard Oswald, Otto Rippert, etc...
Módulo 2. A Indústria na República de Weimar (1919 - 1932) - 3 aulas: 09/02 (Terça), 12/02
(Sexta) e 19/02 (Sexta)
A feérie gótica no cinema. O sucesso internacional do caligarismo e o expressionismo
decorativista. A ascensão da U.F.A. no cenário europeu. Reinhardt e o desenvolvimento técnico
do cinema alemão. O Kammerspiel. Os grandes mestres dos auteurenfilms: F.W. Murnau, Fritz
Lang, G.W. Pabst, Robert Wiene, E.A. Dupont, etc. Outros gêneros cinematográficos (a comédia,
o melodrama histórico, os filmes de montanha) durante a República de Weimar.
Módulo 3. Cinema, Propaganda e o Nazismo (1933 - 1945) - 1 aula: 26/02 (Sexta)
A ficção e o documentário sob a supervisão de Goebbles. A emigração da geração anterior, a
estatização da UFA, e a reformulação da indústria cinematográfica. O sistema de gêneros durante
o Nazismo: melodramas, musicais e filmes de guerra. O departamento de propaganda. O filme
anti-semita. Leni Riefenstahl, Veit Harlan, Hippler, von Borsody e outros.
Módulo 4. Pós-Guerra, Reconstrução e Identidade Fraturada nas Duas Alemanhas (1946 -
1966) - 2 aulas: 02/03 (Terça), 05/03 (Sexta)
O cinema durante o período da reconstrução em ambas as Alemanhas, da ocupação aliada à
criação do Muro. A formação da DEFA na Alemanha Oriental. Os Rubblefilms e o neorrealismo na
Alemanha Ocidental. A consolidação de duas indústrias de gênero. Kautner, Staudt, Wolf,
Maetzig, Liebeneiner, e outros.
Módulo 5. Cinema Moderno na Alemanha: Ascensão, Apogeu e Declínio (1966 - 1989) - 3
aulas: 12/03 (Sexta), 19/03 (Terça) e 23/03 (Sexta)
Do manifesto de Oberhausen ao Neuer Deutsch Film na Alemanha Ocidental. Da 11 plenária ao
Cinema Moderno na Alemanha Oriental. O apogeu da segunda geração nos anos 1970s e 1980s.
O fim da DEFA e a queda do muro. O declínio do cinema moderno. Os grandes mestres do
Cinema Novo Alemão: Fassbinder, Herzog, Kluge, Farocki, Syberberg, Von Trotta, Carrow,
Gusner, etc... A indústria cinematográfica nos anos 1960s a 1980s.
Módulo 6. Pós-Unificação, Liberalismo e a Escola de Berlim (1990s - Presente) - 2 aulas:
30/03 (Terça), 01/04 (Quinta)
O cinema alemão durante a reunificação. A nova paisagem do cinema durante a consolidação do
liberalismo. Reflexões e nostalgias sobre o passado histórico. A Escola de Berlim e a
internacionalização do cinema contemporâneo alemão. Petzold, Schaenelec, Arslan, Grisebach,
Ade, etc.
*****
ATENÇÃO: AS AULAS NÃO SERÃO GRAVADAS.
*****
Goethe-Institut e Diluvio Produções