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Curso Avançado de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Fundação Elisabeth Kübler-Ross - Turma 2020

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Curso Avançado de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Fundação Elisabeth Kübler-Ross - Turma 2020

14 mar - 2020 • 09:30 > 13 dez - 2020 • 13:00

 

Descrição do evento

Curso Avançado de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Fundação Elisabeth Kübler-Ross – turma de 2020

Nosso curso avançado de Tanatologia e Cuidados Paliativos, validado e certificado pela Elisabeth Kübler-Ross Foundation, busca integrar aspectos teóricos e práticos na formação daqueles que queiram aprender a cuidar com excelência de pacientes e famílias, que lidam com a morte e o morrer, nos mais variados contextos. 
A formação oferecida se orienta pelo legado da pioneira do movimento de Tanatologia e Cuidados Paliativos, Dra. Elisabeth Kübler-Ross. Os métodos são os mesmos utilizados por ela, seguindo seus princípios. O curso ajuda a desenvolver uma estrutura psíquica para este trabalho, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de habilidades e competências técnicas necessárias.
Aberto ao público geral, principalmente a profissionais da saúde, educação, humanas e áreas correlatas, este curso busca oferecer, além das aulas teóricas, práticas assistenciais ampliadas, estágios de observação, experiências estéticas e artísticas em relação à morte e o morrer. Em especial, o curso conta com vivências baseadas nos métodos de Elisabeth em todos os módulos, e oferece uma formação em Tanatologia e Cuidados Paliativos sólida, com docentes de diversas áreas do Brasil e do exterior. 
Baseando-se no legado de Elisabeth Kübler-Ross, oferecemos aos nossos alunos instrumentos para cuidar integralmente de pessoas que lidam com a morte e o morrer, e não apenas em cuidados paliativos, mas em situações de desastres, mortes repentinas, doação de órgãos e suicídio, entre outros.
O curso contém ainda o diferencial para o treinamento de habilidades de comunicação em diversos contextos que envolvem a morte e o morrer, sempre relacionado transversalmente ao tema de cada módulo.
A certificação é dada pela Elisabeth Kübler-Ross Foundation, com validade internacional.

Datas:

  Módulo 1 - 14 e 15 de março
  Módulo 2 - 25 e 26 de abril
  Módulo 3 - 16 e 17 de maio
  Módulo 4 - 27 e 28 de junho
  Módulo 5 - 18 e 19 de julho
  Módulo 6 - 15 e 16 de agosto
  Módulo 7 - 19 e 20 de setembro
  Módulo 8 - 17 e 18 de outubro
  Módulo 9 - 14 e 15 de novembro
  Módulo 10 - 12 e 13 de dezembro

Especificações das aulas em cada módulo, com professores convidados de vários locais do Brasil e do exterior.

Módulo I - 14 e 15 de março | Tema: Introdução à Tanatologia e aos Cuidados Paliativos

  Experiência artística e estética em relação ao tema da morte e do morrer, autoconhecimento e a experiência da finitude, literatura e poesia em relação à tanatologia
  Apresentação metodológica do curso, que busca orientar-se pelos métodos educacionais de Elisabeth Kübler-Ross, que eram utilizados no Elisabeth Kübler-Ross Center, em Escondido, na Califórnia, desde os anos de 1970
  Principais autores da tanatologia clássica e contemporânea. O legado de Elisabeth Kübler-Ross e de Cicely Saunders para os nossos dias. Principais pesquisas tanatológicas dos anos 1950 até os dias de hoje. Principais influências culturais do trabalho de Cicely Saunders. A ética do movimento hospice nascente
  Análise das ideias nascentes de Cicely Saunders a partir de seus textos e seus escritos precoces, avaliação da vida de Cicely e de sua influência no movimento hospice a partir da biografia escrita por David Clark, intitulada Cicely Saunders: life and legacy
  O movimento contemporâneo de cuidados paliativos em todo o mundo, noções modernas do movimento de tanatologia, história dos estudos sobre o luto, princípios dos cuidados paliativos, conhecimento das diversas modalidades de atendimento, o trabalho em rede
  Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
  Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática

Módulo II – 25 e 26 de abril | Tema: Introdução à Bioética, Filosofia da Morte, Transferência e Contratransferência ao Fim da Vida e Medicina Narrativa
  Reflexões iniciais sobre bioética, noções de alteridade, bioética principialista, discussão sobre autonomia e legislação brasileira
  Bioética e Espiritualidade: um diálogo possível a partir de diversas noções históricas e espirituais para o estudo da morte e do morrer
  Filosofias da morte; perspectiva existencial e fenomenológica da morte e do morrer
  Transferência e contratransferência em Cuidados Paliativos e em situações de Morte e do morrer
  Medicina Narrativa, instrumentos para colher a narrativa de pacientes e familiares, como integrar as narrativas ao plano de cuidados de pacientes e famílias
  Escalas de avaliação em tanatologia, medo da morte, enfrentamento em relação à morte e ao morrer, o trabalho pioneiro de Wilma da Costa Torres
  Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
  Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
  Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer

Módulo III - 16 e 17 de maio | Tema: Espiritualidade e Educação para a Morte
  Espiritualidade cósmica: integração compassiva com o sagrado
  Ruptura da dicotomia entre o sagrado e o profano: tessituras de uma espiritualidade do encontro
  Espiritualidade e construção de sentido: teoria e prática em Cuidados Paliativos em diversos contextos de atendimento
  Em face do sofrimento e das dores que nos transformam: desvelando os sentidos do sofrimento e da confrontação com o fim
  Espiritualidade e cultura; história cultural e sofrimento humano; diagnóstico e abordagem do sofrimento espiritual em situações de morte e morrer
  Análise de diferentes tradições religiosas sobre a morte e o morrer, e a interface com os processos de luto
  Relação entre crenças espirituais e tomada de decisões, abordagem de pontos críticos em relação a rejeição de tratamentos e tradições espirituais, envolvendo-se adultos e crianças
  Espiritualidade e literatura: rastros do sagrado
  Anatomia da fragilidade e cuidados espirituais
  Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
  Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
  Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer

Módulo IV – 27 e 28 de junho | Tema: Dor Total e Manejo dos Sintomas em Situações de Grave Adoecimento
  Escalas de avaliação mais comuns
  Prognosticação 
  Dor física: diagnóstico e abordagem
  Sintomas respiratórios (dispneia, apneia, tosse, etc.)
  Sintomas gastrointestinais (náusea, vômito, constipação, diarreia, etc.)
  Cuidados com a pele, com a boca, hemorragias
  Síndromes Clínicas mais frequentes
  Reabilitação física em cuidados paliativos
  Sintomas neurológicos e psiquiátricos (delirium, ansiedade, depressão, etc.)
  Sintomas psicológicos (death anxiety, medo da morte, desesperança, desejabilidade de morte, ideação suicida, etc.)
  Terapia subcutânea e hipodermóclise
  Práticas contemplativas e compassivas, meditação e mindfulness em cuidados paliativos
  Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
  Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer

Módulo V - 18 e 19 de julho | Tema: Pediatria, Tanatologia Infantil e Práticas Contemplativas e Meditativas
  A criança diante da morte: o legado de Wilma Torres para os nossos dias
  Elisabeth Kübler-Ross como uma das pioneiras do movimento de Cuidados Paliativos em Pediatria
  Técnicas de desenhos livres de Susan Bach para o trabalho com crianças e adolescentes gravemente enfermos
  Perdas e luto na infância e na adolescência
  Comunicação de notícias difíceis em Pediatria
  Controle de sintomas e escalas de avaliação mais comuns em Neonatologia e Pediatria
  Luto como processo de construção de significados: especificidades do trabalho com crianças, adolescentes e suas famílias
  Yoga com crianças e adolescentes com doenças graves ou em processo de luto
  Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
  Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
  Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer

Módulo VI - 15 e 16 de agosto | Tema: Grupos vulnerados em situações de morte e morrer, Comunidade Compassiva e Direitos Humanos
  Minorias e grupos vulnerados em cuidados paliativos
  Luto não-reconhecido e luto do homem
  Envelhecimento e morte
  Novas configurações familiares e questões de gênero em Cuidados Paliativos
  Sexualidade em Cuidados Paliativos
  Pobreza, questões raciais e acesso a serviços de saúde
  Comunidade compassiva como resposta a crises sociais complexas em cuidados paliativos
  Direitos humanos e cuidados paliativos
  Delicadeza: despertando o olhar para sofrimentos invisíveis da realidade a partir da fotografia
  Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
  Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
  Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer


Módulo VII - 19 e 20 de setembro | Tema: Câncer, Perdas no Ciclo Vital e Teoria do Apego 
  Especificidades do cuidar de pacientes com câncer em cuidados paliativos
  Cuidados Paliativos em UTI
  Manejo da dor e da fadiga no câncer
  Perdas no ciclo vital
  Introdução à Teoria do Apego 
  Intervenções psicossociais em Cuidados Paliativos (Terapia da Dignidade, Terapia centrada no significado, etc.)
  Luto do profissional de saúde e práticas de autocuidado; burnout e estresse moral do profissional de saúde
  Práticas de intervenção precoce com enlutados, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação aos lutos do cuidador
  Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
  Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer

Módulo VIII - 17 e 18 de outubro | Tema: Intervenções com Enlutados (crianças, adolescentes, adultos e grupos), Estratégias de Educação para a Morte
  Introdução à Teoria do Apego II
  Conceituação sobre luto e tipos de luto
  Modelos descritivos e explicativos (estágios, fases, tarefas, teorias explicativas e descritivas)
  Estudos sobre luto modernos e contemporâneos
  Fenomenologia do processo de luto
  Modelo Dual de Enfrentamento do Luto: uma nova forma de entender o processo de luto
  Luto e DSM-5
  Luto complicado
  Psicoeducação no trabalho com enlutados
  Educação para a morte e para o luto em diferentes contextos (escolas, hospitais, centros de convivência, instituições religiosas)
  Práticas de intervenção precoce com enlutados, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação aos lutos do cuidador
  Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
  Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer

Módulo IX - 14 e 15 de novembro | Tema: Gestão de Desastres e Crises Humanitárias, Doação de Órgãos, Tópicos avançados em Bioética
  Gestão de desastres
  Cuidados paliativos em crises humanitárias
  Doação de órgãos: protocolos, diretrizes, especificidades do cuidado com a família, atenção ao luto, cuidado integral
  Diretivas antecipadas de vontade, testamento vital, procurador de cuidados em saúde, temas complexos – Aspectos jurídicos da terminalidade da vida
  Prevenção e posvenção de suicídio
  Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
  Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
  Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer


Módulo X - 12 e 13 de dezembro | Tema: Cuidados nos Últimos Dias de Vida e Apresentação de Trabalhos Finais do Curso
  Prognosticação, avaliação funcional
  Comunicação em contexto de fim de vida
  Nutrição e hidratação ao fim da vida (desprescrição alimentar, questões éticas e jurídicas associadas)
  Sedação paliativa: complexidades e manejo clínico adequado
  Felicidade, arrependimentos e conexão ao fim da vida
  Luto da equipe de saúde, tempo para despedidas, orquestração da morte, rituais fúnebres
  Aspectos burocráticos e sociais da terminalidade da vida
  Ludicidade e amorosidade ao fim da vida
  Apresentação de trabalhos de fim de curso

Especificidades:

Sábados – de 9h30 às 13h30min | 15h às 21h
Domingos – de 9h30min às 13h30min

Carga horária:

  180 horas de atividades didáticas presenciais
  80 horas de leituras e atividades extraclasse
  60 horas para elaboração de trabalho final de curso
  320 horas – Carga horária total
  Estágio: 40 horas de estágio de observação em contextos variados a ser acertado em escalas com os alunos, no decorrer do curso (alunos que completarem carga horária de estágio e forem aprovados pelos supervisores receberão certificação com adicional de horas).

Investimento

  R$ 4.800,00 + taxas (parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito ou em boleto em uma única parcela) – Primeiro lote: de 12/09 a 12/11 de 2019
  R$ 5.800,00 + taxas (parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito ou em boleto em uma única parcela) – Segundo lote: de 13/11 de 2019 a 12/01 de 2020
  R$ 6.800,00 (parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito ou em boleto em uma única parcela) – Terceiro lote: a partir de 13/01/2020

Corpo docente

  Rodrigo Luz, presidente da EKR
  Daniela Freitas Bastos, vice-presidente da EKR
  Ana Cláudia Quintana Arantes, diretora da EKR
  Clarissa Francisca Valdez, diretora da EKR
  Edna Moreira, diretora da EKR
  Odenício Júnior Marques, capelão, colaborador da EKR

Equipe de apoio e coordenação conjunta

  Simone Cotrim, médica
  Juliana Maia Torres, médica
  Ana Melodias, médica

Política de cancelamento

  Para pedidos de cancelamento até 12/11, será feita a devolução de 80% do valor do investimento da inscrição.
  Para pedidos de cancelamento entre 13/11 e 12/01, será feita a devolução de 50% do valor do investimento.
  Para pedidos de cancelamento a partir de 13/01, será feita a devolução de 30% do valor do investimento.
  Não será feita a devolução, em nenhuma circunstância, para solicitações a partir de duas semanas antes do começo do curso, sendo autorizada apenas a troca de nome e CPF para outro aluno.

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“As pessoas mais belas que conhecemos são aquelas que têm conhecido a derrota, conhecido o sofrimento, as grandes lutas, as perdas e ainda assim têm encontrado o seu próprio caminho para fora das profundezas. Essas pessoas têm uma apreciação, uma sensibilidade e uma compreensão da vida capaz de preenchê-las com compaixão, ternura e uma profunda preocupação amorosa. Pessoas belas não surgem ao acaso.”

Elisabeth Kübler-Ross, em Life Lessons

Local

Elisabeth Kübler-Ross Foundation - Capítulo Brasil

Av. Nossa Senhora de Copacabana, 664, Gal. Men., p. 3, 405, Copacabana

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

Elisabeth Kübler-Ross Brasil

Elisabeth Kübler-Ross (1926-2004) foi uma médica psiquiatra nascida na Suíça, radicada nos EUA, pioneira no movimento dos estudos sobre a morte e o morrer, o luto, a tanatologia e os cuidados paliativos. Numa iniciativa inédita no Brasil, a partir da fundação do capítulo brasileiro da Elisabeth Kübler-Ross Foundation, iniciamos este grupo de estudos sobre a obra e o pensamento de Elisabeth Kübler-Ross, como uma forma de resgatar o seu legado. Este curso é realizado pelo capítulo brasileiro da Elisabeth Kübler-Ross Foundation.

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