Curso Avançado de Tanatologia e Cuidados Paliativos da Fundação Elisabeth Kübler-Ross – turma de 2020
Nosso curso avançado de Tanatologia e Cuidados Paliativos, validado e certificado pela Elisabeth Kübler-Ross Foundation, busca integrar aspectos teóricos e práticos na formação daqueles que queiram aprender a cuidar com excelência de pacientes e famílias, que lidam com a morte e o morrer, nos mais variados contextos.
A formação oferecida se orienta pelo legado da pioneira do movimento de Tanatologia e Cuidados Paliativos, Dra. Elisabeth Kübler-Ross. Os métodos são os mesmos utilizados por ela, seguindo seus princípios. O curso ajuda a desenvolver uma estrutura psíquica para este trabalho, ao mesmo tempo em que contribui para a formação de habilidades e competências técnicas necessárias.
Aberto ao público geral, principalmente a profissionais da saúde, educação, humanas e áreas correlatas, este curso busca oferecer, além das aulas teóricas, práticas assistenciais ampliadas, estágios de observação, experiências estéticas e artísticas em relação à morte e o morrer. Em especial, o curso conta com vivências baseadas nos métodos de Elisabeth em todos os módulos, e oferece uma formação em Tanatologia e Cuidados Paliativos sólida, com docentes de diversas áreas do Brasil e do exterior.
Baseando-se no legado de Elisabeth Kübler-Ross, oferecemos aos nossos alunos instrumentos para cuidar integralmente de pessoas que lidam com a morte e o morrer, e não apenas em cuidados paliativos, mas em situações de desastres, mortes repentinas, doação de órgãos e suicídio, entre outros.
O curso contém ainda o diferencial para o treinamento de habilidades de comunicação em diversos contextos que envolvem a morte e o morrer, sempre relacionado transversalmente ao tema de cada módulo.
A certificação é dada pela Elisabeth Kübler-Ross Foundation, com validade internacional.
Datas:
Módulo 1 - 14 e 15 de março
Módulo 2 - 25 e 26 de abril
Módulo 3 - 16 e 17 de maio
Módulo 4 - 27 e 28 de junho
Módulo 5 - 18 e 19 de julho
Módulo 6 - 15 e 16 de agosto
Módulo 7 - 19 e 20 de setembro
Módulo 8 - 17 e 18 de outubro
Módulo 9 - 14 e 15 de novembro
Módulo 10 - 12 e 13 de dezembro
Especificações das aulas em cada módulo, com professores convidados de vários locais do Brasil e do exterior.
Módulo I - 14 e 15 de março | Tema: Introdução à Tanatologia e aos Cuidados Paliativos
Experiência artística e estética em relação ao tema da morte e do morrer, autoconhecimento e a experiência da finitude, literatura e poesia em relação à tanatologia
Apresentação metodológica do curso, que busca orientar-se pelos métodos educacionais de Elisabeth Kübler-Ross, que eram utilizados no Elisabeth Kübler-Ross Center, em Escondido, na Califórnia, desde os anos de 1970
Principais autores da tanatologia clássica e contemporânea. O legado de Elisabeth Kübler-Ross e de Cicely Saunders para os nossos dias. Principais pesquisas tanatológicas dos anos 1950 até os dias de hoje. Principais influências culturais do trabalho de Cicely Saunders. A ética do movimento hospice nascente
Análise das ideias nascentes de Cicely Saunders a partir de seus textos e seus escritos precoces, avaliação da vida de Cicely e de sua influência no movimento hospice a partir da biografia escrita por David Clark, intitulada Cicely Saunders: life and legacy
O movimento contemporâneo de cuidados paliativos em todo o mundo, noções modernas do movimento de tanatologia, história dos estudos sobre o luto, princípios dos cuidados paliativos, conhecimento das diversas modalidades de atendimento, o trabalho em rede
Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática
Módulo II – 25 e 26 de abril | Tema: Introdução à Bioética, Filosofia da Morte, Transferência e Contratransferência ao Fim da Vida e Medicina Narrativa
Reflexões iniciais sobre bioética, noções de alteridade, bioética principialista, discussão sobre autonomia e legislação brasileira
Bioética e Espiritualidade: um diálogo possível a partir de diversas noções históricas e espirituais para o estudo da morte e do morrer
Filosofias da morte; perspectiva existencial e fenomenológica da morte e do morrer
Transferência e contratransferência em Cuidados Paliativos e em situações de Morte e do morrer
Medicina Narrativa, instrumentos para colher a narrativa de pacientes e familiares, como integrar as narrativas ao plano de cuidados de pacientes e famílias
Escalas de avaliação em tanatologia, medo da morte, enfrentamento em relação à morte e ao morrer, o trabalho pioneiro de Wilma da Costa Torres
Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer
Módulo III - 16 e 17 de maio | Tema: Espiritualidade e Educação para a Morte
Espiritualidade cósmica: integração compassiva com o sagrado
Ruptura da dicotomia entre o sagrado e o profano: tessituras de uma espiritualidade do encontro
Espiritualidade e construção de sentido: teoria e prática em Cuidados Paliativos em diversos contextos de atendimento
Em face do sofrimento e das dores que nos transformam: desvelando os sentidos do sofrimento e da confrontação com o fim
Espiritualidade e cultura; história cultural e sofrimento humano; diagnóstico e abordagem do sofrimento espiritual em situações de morte e morrer
Análise de diferentes tradições religiosas sobre a morte e o morrer, e a interface com os processos de luto
Relação entre crenças espirituais e tomada de decisões, abordagem de pontos críticos em relação a rejeição de tratamentos e tradições espirituais, envolvendo-se adultos e crianças
Espiritualidade e literatura: rastros do sagrado
Anatomia da fragilidade e cuidados espirituais
Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer
Módulo IV – 27 e 28 de junho | Tema: Dor Total e Manejo dos Sintomas em Situações de Grave Adoecimento
Escalas de avaliação mais comuns
Prognosticação
Dor física: diagnóstico e abordagem
Sintomas respiratórios (dispneia, apneia, tosse, etc.)
Sintomas gastrointestinais (náusea, vômito, constipação, diarreia, etc.)
Cuidados com a pele, com a boca, hemorragias
Síndromes Clínicas mais frequentes
Reabilitação física em cuidados paliativos
Sintomas neurológicos e psiquiátricos (delirium, ansiedade, depressão, etc.)
Sintomas psicológicos (death anxiety, medo da morte, desesperança, desejabilidade de morte, ideação suicida, etc.)
Terapia subcutânea e hipodermóclise
Práticas contemplativas e compassivas, meditação e mindfulness em cuidados paliativos
Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer
Módulo V - 18 e 19 de julho | Tema: Pediatria, Tanatologia Infantil e Práticas Contemplativas e Meditativas
A criança diante da morte: o legado de Wilma Torres para os nossos dias
Elisabeth Kübler-Ross como uma das pioneiras do movimento de Cuidados Paliativos em Pediatria
Técnicas de desenhos livres de Susan Bach para o trabalho com crianças e adolescentes gravemente enfermos
Perdas e luto na infância e na adolescência
Comunicação de notícias difíceis em Pediatria
Controle de sintomas e escalas de avaliação mais comuns em Neonatologia e Pediatria
Luto como processo de construção de significados: especificidades do trabalho com crianças, adolescentes e suas famílias
Yoga com crianças e adolescentes com doenças graves ou em processo de luto
Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer
Módulo VI - 15 e 16 de agosto | Tema: Grupos vulnerados em situações de morte e morrer, Comunidade Compassiva e Direitos Humanos
Minorias e grupos vulnerados em cuidados paliativos
Luto não-reconhecido e luto do homem
Envelhecimento e morte
Novas configurações familiares e questões de gênero em Cuidados Paliativos
Sexualidade em Cuidados Paliativos
Pobreza, questões raciais e acesso a serviços de saúde
Comunidade compassiva como resposta a crises sociais complexas em cuidados paliativos
Direitos humanos e cuidados paliativos
Delicadeza: despertando o olhar para sofrimentos invisíveis da realidade a partir da fotografia
Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer
Módulo VII - 19 e 20 de setembro | Tema: Câncer, Perdas no Ciclo Vital e Teoria do Apego
Especificidades do cuidar de pacientes com câncer em cuidados paliativos
Cuidados Paliativos em UTI
Manejo da dor e da fadiga no câncer
Perdas no ciclo vital
Introdução à Teoria do Apego
Intervenções psicossociais em Cuidados Paliativos (Terapia da Dignidade, Terapia centrada no significado, etc.)
Luto do profissional de saúde e práticas de autocuidado; burnout e estresse moral do profissional de saúde
Práticas de intervenção precoce com enlutados, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação aos lutos do cuidador
Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer
Módulo VIII - 17 e 18 de outubro | Tema: Intervenções com Enlutados (crianças, adolescentes, adultos e grupos), Estratégias de Educação para a Morte
Introdução à Teoria do Apego II
Conceituação sobre luto e tipos de luto
Modelos descritivos e explicativos (estágios, fases, tarefas, teorias explicativas e descritivas)
Estudos sobre luto modernos e contemporâneos
Fenomenologia do processo de luto
Modelo Dual de Enfrentamento do Luto: uma nova forma de entender o processo de luto
Luto e DSM-5
Luto complicado
Psicoeducação no trabalho com enlutados
Educação para a morte e para o luto em diferentes contextos (escolas, hospitais, centros de convivência, instituições religiosas)
Práticas de intervenção precoce com enlutados, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação aos lutos do cuidador
Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer
Módulo IX - 14 e 15 de novembro | Tema: Gestão de Desastres e Crises Humanitárias, Doação de Órgãos, Tópicos avançados em Bioética
Gestão de desastres
Cuidados paliativos em crises humanitárias
Doação de órgãos: protocolos, diretrizes, especificidades do cuidado com a família, atenção ao luto, cuidado integral
Diretivas antecipadas de vontade, testamento vital, procurador de cuidados em saúde, temas complexos – Aspectos jurídicos da terminalidade da vida
Prevenção e posvenção de suicídio
Comunicação de notícias difíceis e simulação em diversos cenários críticos, avaliação das simulações realísticas com análise da contratransferência; atividades de autoconhecimento em relação à morte e ao morrer
Atividades vivenciais baseadas no legado de Elisabeth Kübler-Ross, especialmente nos Seminários que ela realizava desde os anos de 1960, entrevistando pacientes gravemente enfermos com finalidade didática.
Experiência estética/artística/literária sobre a morte e o morrer
Módulo X - 12 e 13 de dezembro | Tema: Cuidados nos Últimos Dias de Vida e Apresentação de Trabalhos Finais do Curso
Prognosticação, avaliação funcional
Comunicação em contexto de fim de vida
Nutrição e hidratação ao fim da vida (desprescrição alimentar, questões éticas e jurídicas associadas)
Sedação paliativa: complexidades e manejo clínico adequado
Felicidade, arrependimentos e conexão ao fim da vida
Luto da equipe de saúde, tempo para despedidas, orquestração da morte, rituais fúnebres
Aspectos burocráticos e sociais da terminalidade da vida
Ludicidade e amorosidade ao fim da vida
Apresentação de trabalhos de fim de curso
Especificidades:
Sábados – de 9h30 às 13h30min | 15h às 21h
Domingos – de 9h30min às 13h30min
Carga horária:
180 horas de atividades didáticas presenciais
80 horas de leituras e atividades extraclasse
60 horas para elaboração de trabalho final de curso
320 horas – Carga horária total
Estágio: 40 horas de estágio de observação em contextos variados a ser acertado em escalas com os alunos, no decorrer do curso (alunos que completarem carga horária de estágio e forem aprovados pelos supervisores receberão certificação com adicional de horas).
Investimento
R$ 4.800,00 + taxas (parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito ou em boleto em uma única parcela) – Primeiro lote: de 12/09 a 12/11 de 2019
R$ 5.800,00 + taxas (parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito ou em boleto em uma única parcela) – Segundo lote: de 13/11 de 2019 a 12/01 de 2020
R$ 6.800,00 (parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito ou em boleto em uma única parcela) – Terceiro lote: a partir de 13/01/2020
Corpo docente
Rodrigo Luz, presidente da EKR
Daniela Freitas Bastos, vice-presidente da EKR
Ana Cláudia Quintana Arantes, diretora da EKR
Clarissa Francisca Valdez, diretora da EKR
Edna Moreira, diretora da EKR
Odenício Júnior Marques, capelão, colaborador da EKR
Equipe de apoio e coordenação conjunta
Simone Cotrim, médica
Juliana Maia Torres, médica
Ana Melodias, médica
Política de cancelamento
Para pedidos de cancelamento até 12/11, será feita a devolução de 80% do valor do investimento da inscrição.
Para pedidos de cancelamento entre 13/11 e 12/01, será feita a devolução de 50% do valor do investimento.
Para pedidos de cancelamento a partir de 13/01, será feita a devolução de 30% do valor do investimento.
Não será feita a devolução, em nenhuma circunstância, para solicitações a partir de duas semanas antes do começo do curso, sendo autorizada apenas a troca de nome e CPF para outro aluno.
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“As pessoas mais belas que conhecemos são aquelas que têm conhecido a derrota, conhecido o sofrimento, as grandes lutas, as perdas e ainda assim têm encontrado o seu próprio caminho para fora das profundezas. Essas pessoas têm uma apreciação, uma sensibilidade e uma compreensão da vida capaz de preenchê-las com compaixão, ternura e uma profunda preocupação amorosa. Pessoas belas não surgem ao acaso.”
Elisabeth Kübler-Ross, em Life Lessons