Login
O evento já encerrou...
Curso Arte+Carnaval: movimentos artísticos e escolas de samba
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso Arte+Carnaval: movimentos artísticos e escolas de samba

25 ago - 2021 • 19:29 > 19:31

Evento Online via Google Meet

Descrição

O curso pretende investigar o carnaval como linguagem artística e seu contato com outras formas de artes institucionais. Mergulhando na estética das escolas de samba em diálogo com movimentos e momentos artísticos da história da arte brasileira.


A proposta não compreende um entendimento cronológico da festa e sua história, mas sim contatos e cruzamentos entre movimentos artísticos e suas representações na festa carnavalesco, mesclando desfiles e artistas de vários períodos.

O curso é destinado a quem se interessa pela estética do carnaval e quer aprofundar os seu conhecimentos sobre a História da Arte institucionalizada e os saberes estéticos produzidos pelas escolas de samba ao longo de sua trajetória. Serão oferecidas quatro aulas com duas horas de duração cada uma, entre os dias 16/08 a 25/08, às 19h30. Todas as aulas serão gravadas e ficarão disponíveis para serem assistidas depois.


Aula 1 - Carnaval e Modernismos 


A primeira aula busca pensar o movimento modernista brasileiro de maneira ampla, pensando no samba como símbolo e pilar fundamental da ideia de “brasilidade” forjada por esse movimento artístico. As escolas de samba e o carnaval são entendidos como grandes produtos da modernidade brasileira, abrindo o leque para pensar o movimento não só pelos artistas de São Paulo da chamada "Semana de 22", como também por nomes do próprio samba que foram fundamentais neste processo. O ponto de partida da aula serão as representações do movimento no carnaval carioca pela artista Rosa Magalhães.

Tópicos abordados: História do Movimento Modernista; Surgimento das escolas de samba; Construção da figura da "baiana"; Paulo da Portela e outros modernistas fora do "cânone"; Representações do modernismo na trajetória de Rosa Magalhães.



Aula 2 - Carnaval e Arte Afro-Brasileira 


Pensando a ideia de uma arte feita no trânsito entre as formas de se vivenciar a diáspora africana e seus reflexos, a segunda aula investiga os chamados desfiles “afros” e sua construção estética a partir da Revolução Salgueirense, chegando na sua simplificação temática nas últimas décadas. Busca-se pensar sobre o que seria uma estética “africana” e como ela é codificada nas apresentações das agremiações por diversos artistas, assim como se é possível mapear uma produção “afro-brasileira” também no campo das artes visuais institucionalizadas.

Tópicos abordados:  Revolução Salgueirense e sua construção estética; Teatro Experimental do Negro; Enredos-Afros e suas variações; Visualidade Afro-Brasileira.



Aula 3 - Carnaval e Tropicalismos 


No país da Tropicália, tudo acaba em Carnaval? O “momento” tropicalista, no final da década de 1960, criou obras fundamentais para compreender o Brasil no início da ditadura civil-militar. Músicas, filmes e peças teatrais repensaram a identidade brasileira de maneira irônica e festiva, celebrando palmeiras e abacaxis. Por intermédio de desfiles marcantes que evocaram os mesmos símbolos que as obras tropicalistas, busca-se entender o reflexo cultural do movimento tropicalista no desfile das escolas de samba e como ele foi reinterpretado pelos artistas das agremiações carnavalescas, principalmente na trajetória do pernambucano Fernando Pinto.

Tópicos abordados: Movimento tropicalista e suas representações na música, teatro e cinema; Cultura de massa e carnaval; Teatro de Revista e Chanchada; Carnavais de Fernando Pinto, Oswaldo Jardim e Jack Vasconcelos.



Aula 4 - Carnaval e Arte Conceitual

Afinal, carnaval e política se misturam? Pensando uma arte política e fortemente conceitual produzida no Brasil a partir dos anos 1970, a aula investiga desfiles que foram contra os poderes estabelecidos, criando reflexões políticas no campo estético. Em sua maioria, são linguagens do carnaval que saíram do "cânone" de beleza tradicional da festa e dialogam com discursos potentes, ecoados entre os anos de 1980 e 2020, da redemocratização brasileira até a “nova onda crítica” da festa, após o golpe de 2016.

Tópicos abordados: Arte Conceitual e de guerrilha no Brasil; Outras visualidades estéticas do carnaval; Carnavais críticos da redemocratização brasileira (Caprichosos e São Clemente); Onda de "enredos críticos" a partir de 2018 (Tuiuti e Mangueira); Nova geração de carnavalescos.

Sobre o propositor do curso:
Leonardo Antan é historiador da arte, curador e escritor. Graduado e mestre em História da Arte pela UERJ, onde pesquisou a linguagem artística dos desfiles das escolas de samba. É editor do projeto multi-plataforma Carnavalize, que realiza eventos voltado à história do carnaval. Integrou o coletivo curatorial “Dia de Glória’’, em parceria com a Casa de Estudos Urbanos. Cursou Imersões Curatoriais no Paço Imperial, onde curou coletivamente a exposição “Limiares”. No carnaval, já atuou como aderecista em escolas como Unidos da Tijuca e Portela, além de fazer parte da criação do desfile da Unidos das Vargens. Como curador, realizou ainda de exposições na Casa de Estudos Urbanos, Museu da História e da Cultura Afro-brasil, Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica e no Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea. Entre as exposições estão “Uma delirante celebração carnavalesca: o legado de Rosa Magalhães” e “O rei que bordou o mundo: poéticas do carnaval da Acadêmicos da Cubango”. Na área literária, é editor do Selo Carnavalize, voltado para publicação de obras sobre a folia brasileira. Além de já ter publicado dois romances e antologias de ficção LGBT+ pelo Se Liga Editorial. Já ministrou os cursos livres "Estética em desfile: Visualidade e conceito na criação dos carnavalescos" e "Bumbum Paticumbum Prugurundum - Da Praça XI à Apoteose".
Informações gerais:
- Ao final do curso será conferido um certificado digital na modalidade “curso livre” para todos os inscritos que estiverem matriculados e presentes em pelo menos 75% das aulas.
- O curso possui vagas limitadas.
- Cada interessado ou interessada terá o prazo de 48 horas para cancelar a sua matrícula pela própria plataforma do Sympla.
- Após 48 horas, para solicitar o cancelamento de um curso ou atividade, você deve enviar um e-mail para: [email protected]
- Você receberá o reembolso de 90% do valor do pagamento efetuado para inscrições canceladas em até 10 dias de antecedência do início do curso ou atividade; - Não realizamos reembolso após as últimas 24 horas que antecedem o início do curso. Neste caso, você poderá transferir sua matrícula, indicando uma pessoa para ocupar o seu lugar na classe.
- Caso não atinja o número mínimo de estudantes até 24h antes do início do curso, o Carnavalize se reserva o direito de cancelar a turma, ressarcindo integralmente o valor da taxa de inscrição.
- As aulas gravadas são destinadas apenas aos alunos matriculados. Valorize o trabalho dos profissionais! Para ter mais informações, envie um e-mail para [email protected] ou [email protected]
Termos e políticas

Evento online

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Curso Arte+Carnaval: movimentos artísticos e escolas de samba

Carnavalize

Somos um projeto multiplataforma que busca valorizar o carnaval e as escolas de samba resgatando sua história e seus grandes personagens. Atuamos não só na internet e nas redes sociais, mas na produção de eventos, exposições e produtos que valorizem nosso maior evento artístico-cultural.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.