20 out - 2020 • 18:30 > 17 nov - 2020 • 21:30
Evento Online via Zoom
Inicio dia 20/10 às 19h00
Investimento: R$ 480,00
Associados IDC tem 18% de desconto.
(Saiba como ser um associado em: https://www.idconsultores.org/associe-se)
Objetivos:
Oferecer aos participantes a melhor oportunidade de experimentar e vivenciar com autonomia a experiência andragógica no ambiente online do ensino aprendizagem adulto. Através das ferramentas e metodologia da andragogia, os participantes serão convidados – em quatro encontro de quatro horas cada – a captar o modo específico dos adultos aprenderem.
Resultados Esperados:
Ao final do programa é esperado que os participantes estejam aptos para:
✓ Perceber a relevância do estudo sobre o tema Andragogia e sentirem-se sensibilizados a aprofundar seus estudos para a efetiva aplicação do método;
✓ Tomar conhecimento da diferença do modo de aprender da criança e do adulto;
✓ Identificar as razões psicológicas que levam os adultos a não aprenderem efetivamente durante os programas de T&D;
✓ Listar os conhecimentos, habilidades e atitudes do facilitador de treinamento que podem gerar a diferença no processo de aprendizagem nos programas de T&D.
Conteúdo proposto:
✓ Andragogia: um olhar para o aprendiz adulto.
✓ Pressupostos do processo de aprendizagem do adulto.
✓ As etapas do processo andragógico.
✓ Contexto sócio-histórico prévio ao surgimento da proposta diferenciada para o ensino aprendizagem do adulto.
✓ Os princípios da Andragogia aplicados.
✓ Andragogia e Pedagogia: Diferenças, semelhanças e equívocos etimológicos.
✓ A prática andragógica no dia a dia em sala de aula. Casos práticos nas empresas.
✓ Estilos de aprendizagem. Que diferença faz?
✓ Contrato de aprendizagem: Como e porque utilizar?
✓ Facilitador do processo de ensino aprendizagem: Postura, ética e responsabilidades.
Metodologia:
Metodologia andragógica. Os participantes terão a oportunidade de experimentar, fazer reflexão e dialogarsobre o impacto dos conteúdos e se apropriar das ferramentas para uso em seu contexto de trabalho. Serão utilizados: análise de cenas de filmes, discussão em subgrupos, atividades vivenciais, apresentação dialogada, e simulações da prática dos participantes.
O curso será apresentado na modalidade online pela plataforma Zoom e aplicativo de interação com os alunos, tornando o processo de construção do conhecimento compartilhado. O estilo de aprendizagem de cada participante é levado em consideração, de modo a construir um ambiente de aprendizagem único e efetivo, respeitando o saber individual.
Cronograma:
O treinamento contempla 16 horas divididos em 5 encontros:
Carmem Maria Sant´Anna
Mestre em Educação; Graduada em Administração; Especialista em Gestão de Empresas (PDE III ISAD/PUC) incluindo módulo internacional na Universidade do Texas-USA; Especialista em Didática do Ensino Superior; Especialista em Gestão de Pessoas; Didata titulada pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos, SBDG; Coordenadora de Grupos de Formação em Dinâmica dos Grupos na SBDG; Docente Universitária; Consultora Organizacional; Membro Didata em Formação (MDF)Organizacional e Educacional em Análise Transacional pela UNAT-BRASIL; Diretora da SK Aprendizagem; Coach certificada pelo Integrated Coaching Institute –ICI, e pela ABRACEM Associação Brasileira de Coaching Executivo Empresarial.
Fabrizia Rossetti
Graduada em História (UFPR), especialista em Educação (UFPR), Formação em Dinâmica dos Grupos (SBDG), Mestre em Sociologia do Trabalho - Treinamento (UFPR), professora de cursos de Pós-Graduação e MBA em Gestão de Pessoas, pesquisadora atuante em Estudos do Trabalho e Andragogia, formação em MBTI Myers-Briggs Type Indicator e LPI Leadership Practices Inventory Self. Curso básico em Análise Transacional 101 Pela Unat-Brasil. Diversos trabalhos apresentados e publicados em congressos científicos. Dezenove anos de atuação como Consultora de Projetos, Gestora e facilitadora de programas de aprendizagem e treinamento em organizações de grande porte.
IDC - Instituto de Desenvolvimento de Consultores