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Curso Aplicadores em ABA

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Evento encerrado

Curso Aplicadores em ABA

06 jan - 2020 • 08:00 > 10 jan - 2020 • 17:00

 

Descrição do evento

CURSO DE APLICADOR DE INTERVENÇÃO BASEADA EM ABA (APPLIED BEHAVIOR ANALYSIS)


Professores responsáveis:

Dra. Aída Teresa dos Santos Brito 
- Mestre e Doutora em Educação
- Psicóloga
- Psicopedagoga
- Especialista em Terapia Analítico Comportamental Infantil - TACI,
- Formação em PECs e Tecnologias Assistivas, TEACCH em Carolina no Norte – Center TEACCH NC - EUA,
- Treino de Ensino Programado para crianças com autismo em Carolina do Sul – Hope Academy – Project Hope Academy Promoting Inclusion – SC – EUA,
- Especialização em ABA: Análise do Comportamento Aplicada à educação de pessoas com TEA, atrasos no desenvolvimento e outros problemas de aprendizagem pela Universidade Federal de São Carlos - SP (em curso),
- Especialista em Educação Especial e Inclusiva

Dr. Lucelmo Lacerda
- Doutor em Educação pela PUC
- Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar
-  Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”
- Coordenador nacional do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista – NATEA.
- Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão

Conteúdo programático:

A­ - Medição

  • A­01 Preparar para coleta de dados.
  • A­02 Implementar procedimentos de medição contínua (e.g., frequência, duração).
  • A­03 Implementar procedimentos de medição descontínua (e.g., intervalo parcial ou total, amostra temporal momentânea).
  • A­04 Implementar procedimentos de registro de produto permanente.
  • A­05 Inserir dados e atualizar gráficos.


B­  - Avaliação

  • B­01 Descrever o comportamento e o ambiente em termos observáveis e mensuráveis.
  • B­02 Conduzir avaliação de preferências.
  • B­03 Auxiliar em procedimentos individualizados de avaliação (e.g., baseado em currículo, desenvolvimento, habilidades sociais).
  • B­04 Auxiliar em procedimentos de avaliação funcional.


C­ - Aquisição de Habilidades

  • C­01 Identificar os componentes essenciais de um plano de aquisição de habilidades.
  • C­02 Preparar a sessão como descrito no plano de aquisição de habilidades.
  • C­03 Usar contingências de reforçamento (e.g., reforçamento condicionado e incondicionado, esquemas contínuos e intermitentes).
  • C­04 Implementar ensino por tentativas discretas.
  • C­05 Implementar procedimentos de ensino naturalísticos (e.g., ensino incidental).
  • C­06 Implementar procedimentos de encadeamento via análise de tarefa.
  • C­07 Implementar treino de discriminação.
  • C­08 Implementar procedimentos de transferência de controle de estímulos.
  • C­09 Implementar procedimentos de retirada de estímulo (esvanecimento).
  • C­10 Implementar procedimentos de ajuda e retirada de ajuda.
  • C­11 Implementar procedimentos de generalização e manutenção.
  • C­12 Auxiliar no treinamento de parceiros relevantes (e.g., familiares, cuidadores, outros profissionais).

D -­ Redução de comportamento

  • D­01 Identificar os componentes essenciais de um plano de redução de comportamento.
  • D­02 Descrever funções comuns do comportamento.
  • D­03 Implementar intervenções baseadas em modificações de antecedentes tais como operações motivadoras / estabelecedoras e estímulo discriminativo.
  • D­04 Implementar procedimentos de reforçamento diferencial (DRA, DRO).
  • D­05 Implementar procedimentos de extincao.
  • D­06 Implementar procedimentos de crise / emergência de acordo com protocolo.

 E­  - Documentação e Relato

  • E­01 Relatar outras variáveis que podem afetar o comportamento do cliente (e.g., doença, mudança, medicação).
  • E­02 Produzir anotações de sessão objetivas descrevendo o que ocorreu durante sessões.
  • E­03 Comunicar efetivamente com o supervisor.
  • E­04 Obedecer aos requisitos legais e regulatórios relevantes e de requisitos de relato do local de trabalho (e.g., denúncia mandatória de abuso e negligência).
  • E­05 Obedecer aos requisitos legais, regulatórios e do local de trabalho referentes a registro, arquivo e transporte de dados.

F­  - Conduta Profissional no âmbito de Prática

  • F­01 Descrever o papel do TCR no sistema de provisão de serviços.
  • F­02 Responder adequadamente aos comentários/feedback e manter ou melhorar desempenho. (Pode ser avaliado através de observação com foco no elemento "responder apropriadamente a feedback").
  • F­03 Comunicar com parceiros relevantes (e.g., familiares, cuidadores, outros profissionais) de acordo com autorização.
  • F­04 Manter limites profissionais (e.g., evitar relações secundárias, conflitos de interesse, contatos de mídia social).
  • F­05 Manter a dignidade do cliente.


Observações:

  • Os conteúdos presenciais somam 40 hs e os conteudos online somam 20hs.
  • O número de vagas é limitado, pois diversos conteúdos práticos serão simulados com acompanhamento e feedback.
  • Haverá testes sobre o conteúdo estudado.

Local

Hotel Nord Class Tambaú

Avenida Almirante Tamandaré, 612 Tambaú

João Pessoa, PB

Termos e políticas

Sobre o produtor

Isabella Virginio

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