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Curso: Administração da Expedição

17 jun - 2024 • 13:30 > 19 jun - 2024 • 17:30

 

Descrição do evento

Curso: Administração da Expedição

Técnicas para gerir os pedidos aos clientes e/ou consumidores

Objetivo:

Agregar novos conhecimentos e melhores práticas para profissionais que já atuam em serviços de Expedição / Distribuição ou que pretendem atuar nessa importante e estratégica área da empresa.

Objetiva-se que ao final do curso os participantes sintam-se aptos e qualificados para uma atuação eficiente em vários níveis, desde Auxiliar até à Supervisão.

Público Alvo:

Profissionais de todos os tipos de empresas industriais e/ou comerciais que fazem expedição e distribuição de seus produtos, bem como operadores logísticos, em níveis de Encarregado, Supervisor, Chefe, Gerente, Diretor, inclusive Proprietários de pequenas e médias empresas.

Didática:

Serão apresentados e discutidos processos desenvolvidos em serviços de expedição e distribuição que atendam as necessidades da empresa e a satisfação do Cliente.

O curso é desenvolvido numa sequência lógica mostrando a importância estratégica da expedição, e segue com a disponibilização do estoque de produtos acabados para a expedição, documentação e embalagens adequadas, transporte interno e externo de cargas até o Cliente ou outro ponto de distribuição, através de rotas de mínimo custo e tempo. Mantém-se objetivo da entrega do material, quantidade, local e hora certa.

Programa:

Capítulo I – Expedição: Sua Importância Estratégica:

  • A influência do desempenho serviço de expedição/distribuição na satisfação dos Clientes.
  • A importância da distribuição do material certo, na quantidade, no local e na hora certa. Possíveis consequências de erros ou falhas.
  • Interfaces com departamentos da própria empresa e também dos Clientes.
  • Ponto de entrega contratado pelo Cliente: FOB, FAS, CIF, C&F, Ex-Works, etc.
  • Milk-Run
  • Just-in-Time.

Capítulo II – Estoque à disposição da Expedição:

  • Determinação de quantidades de estoques de produtos acabados, produzidos ou comprados, necessários para atender um nível de serviço pré-estabelecido.
  • Gestão de estoque à disposição da Expedição.
  • Conferência dos materiais requisitados do estoque.
  • Situação de suas embalagens ou necessidade de embalá-los.
  • Sistemas automatizados de “picking”.

Capítulo III – Documentação de Expedição de Materiais:

  • Notas Fiscais
  • Romaneios
  • Guias de Despacho
  • Conhecimento de Transporte - CTRCe
  • Certificados de Qualidade
  • Seguro de Cargas

 Capítulo IV – Embalagens de Transporte de Materiais:

  • Tipos de embalagens: pallets, caixas de papelão, caixas de madeira, tambores, bags, containers
  • Embalagens com e sem retorno - Logística Reversa
  • Embalagens para exportação
  • Símbolos internacionais em caixas
  • A importância da “unitização” de cargas.

Capítulo V – Equipamentos de Movimentação de Materiais:

  • Paleteiras
  • Empilhadeiras Manuais
  • Transpaleteiras
  • Empilhadeiras Frontais à contra-peso
  • Empilhadeiras Elétricas com Patolas
  • Acessórios para Empilhadeiras

Capítulo VI – Interferência do Layout no Processo de Expedição:

  • Objetivos do Layout do Armazém
  • Categorias de Problemas de Layout
  • Metodologia para Projeção do Layout de um Armazém
  • Fluxo “U”
  • Fluxo “I”
  • Fluxo Modular
  • Fluxo em “L”

Capítulo VII – Sistema WMS

  • Objetivos e Benefícios dos WMS
  • Etapas do Processo no dia-a-dia

Capítulo VIII – Filosofia 5 “s”

  • Seiri – Senso de Utilização
  • Seiton – Senso de Organização
  • Seisou – Senso de Limpeza
  • Seiketsu – Senso de Saúde e Higiene
  • Shitsuke – Senso de Autodiciplina

Instrutor: Daniel Gunar

  • Curso Superior em Logística Empresarial, Curso Extensão Docência na Educação Superior, Curso MBA Gestão da Produção, Logística e Cadeias de Valor (SCM) – Lato Sensu.
  • 20 anos de experiência prática na Gestão da Cadeia Logística, Transportes, Expedição, Estoques e Almoxarifados, Materiais e Compras (Supply Chain Management), no Desenvolvimento, Qualificação e Homologação de Fornecedores, Liderança de equipes, com atuação em empresas nacionais e multinacionais, nos seguimentos: automotivo (montadora), Metalúrgico, Químico, Construção Civil, Transportes e Tratores e Colheitadeiras.
  • Professor desde 2008 das áreas de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management): Logística Industrial, Transportes, Produção, Compras, Negociação, Estoques, Almoxarifados, Armazenagem, Gestão e Liderança, Qualidade e Produtividade, Avaliação de Fornecedores, com mais de 300 palestras ministradas a nível Brasil nas principais capitais do Sul, Sudeste, Nordeste, Norte e Centro-Oeste com a participação de pequenas, médias e grandes empresas de diversos segmentos, com excelentes avaliações, com mais de 2.000 alunos formados e mais de 35 cursos In Company realizados em empresas de diversos seguimentos: industriais, comerciais e serviços. Atuando também como consultor de empresas com trabalhos realizados para ganho de produtividade.

Investimento:

  • Colaborador(a) de empresas associadas R$ 585,00
  • Não associados R$ 760,00

Formas de Pagamento:

  • PIX
  • Cartão de crédito em até 12x
  • Boleto à vista (consulte formas de parcelamento para empresas associadas);

Obs.: Estudantes e PNE podem fazer a inscrição pelo preço de associado.

Vagas Limitadas!!!

Informações:

Whats ou Fone: 47 3461-3344

[email protected]

Em razão de custos assumidos para a realização deste treinamento, informamos:

  • Desistência (sem ônus) deverá ser formalizada em até 72h antes da realização do treinamento;
  • Desistência anterior à 24h da realização do treinamento:
  • Ocorrido pagamento, será devolvido o valor de 80% da inscrição;
  • Em caso de não pagamento, será enviado a cobrança da taxa de cancelamento no valor de 20% da inscrição.
  • A ACIJ reserva-se o direito de cancelar o evento caso não atinja o número mínimo necessário de participantes para realização. Neste caso, a ACIJ comunicará todos os inscritos (por e-mail e/ou telefone) e a plataforma Sympla fara a devolução integral dos valores pagos pela inscrição.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

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Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

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Local

Associação Empresarial de Joinville ACIJ

Avenida Aluísio Pires Condeixa, 2550 Saguaçu

Joinville, SC

Termos e políticas

Sobre o produtor

ACIJ - Associação Empresarial de Joinville

A ACIJ tem por objetivo maior o fortalecimento das empresas da região, através de um trabalho que visa o desenvolvimento da economia como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar da comunidade onde se insere

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