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Curso: 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA - Arte & Política
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Curso: 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA - Arte & Política

14 fev - 2022 • 19:00 > 17 fev - 2022 • 22:00

Evento Online via Google Meet

Descrição


MINI CURSO – 100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA

 

"O passado é lição para se meditar, não para reproduzir"

(Mário de Andrade, 1922)

 

Introdução

 

Há quase cem anos iniciava-se a Semana de Arte Moderna de 1922. Pautada por debates sobre as questões nacionais, elementos estéticos inéditos e, sobretudo, com uma série de discussões de vanguarda, a semana de arte moderna de São Paulo se consolidou como um episódio de ascensão do modernismo brasileiro. Realizada em meio às discussões sobre o centenário da independência, o Teatro Municipal foi palco de ousadas experiências artísticas/literárias de diferentes linguagens. Cem anos depois, a Semana continua suscitando debates a respeito do seu caráter revolucionário e disruptivo. Neste sentido, pensando na ebulição de ideias dos artistas da Semana, o presente curso pretende despertar algumas reflexões e inquietações a respeito do legado da semana de 1922 para se pensar o Brasil contemporâneo. Articulado a partir de encontros que visam debater a obra de um determinado artista, o curso almeja fazer a seguinte pergunta: “O que os modernismos e, acima de tudo, a Semana têm a dizer sobre a realidade brasileira? Mais do que isso, como podemos situar determinadas obras compreendendo a relevância daquela geração que pautou os debates estéticos, políticos e culturais ao longo do século XX? Dessa forma, o presente curso faz imersão histórica na obra de três artistas que marcaram os debates da Semana de Arte Moderna de 1922.

 

Objetivos:

 

Introduzir os principais debates das obras de Anita Malfatti, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Ao mesmo tempo, fazendo as devidas mediações, o curso almeja discutir o legado da Semana de Arte Moderna de 1922 para se pensar o Brasil contemporâneo. Em síntese, busca-se examinar as características, as convergências e as divergências entre artistas modernistas da Semana.

 

 

Conteúdo:

 

Data: 14/02 - 1ª Aula: Vanguardas e o legado da Semana de Arte moderna de 1922.

Data: 15/02 - 2ª Aula: Mário de Andrade e o capitalismo tardio.

Data: 16/02 - 3ª Aula: Oswald de Andrade - o percurso intelectual de um antropófago.

Data: 17/02 - 4ª Aula: Mulheres na arte - as contribuições de Anita Malfatti e Tarsila do Amaral.


Data: 14 a 17 de fevereiro de 2022 - das 19h às 21h.

 

Metodologia:

 

Aulas expositivo-dialogadas com a indicação de leituras prévias para o debate dos conceitos. Também está previsto a utilização de material audiovisual durante os encontros. Curso 100% on-line a ser realizado na plataforma Google Meet.

 

 

Público de interesse:

 

Estudantes, professores(as), trabalhadores(as), comunidades acadêmicas e demais profissionais da área de educação, das artes e dos movimentos sociais.

 

Requisitos:

  •  Apenas ter a disponibilidade de 08 horas para a realização das aulas.

 

 

Docentes:

  •  Prof. Dr. Claudio R. Souza

Pós-doutorado pelo no programa de Teoria e História Literária da Universidade Estadual de Campinas (2014 -2017), Doutor em Letras no programa de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (2009), mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Com especialização em Psicanálise: Fundamentos da Psicanálise e sua Prática Clínica pelo Instituto Sedes Sapientiae. Graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência nas áreas de Letras e Formação de Professores, com ênfase em Teoria Literária, Literatura e Leitura.


  •  Prof. Dr. Gustavo Menon  - Organizador - (EACH-USP).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9027785526016734

Pós-doutorando em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (USAL-Espanha). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina na Universidade de São Paulo - PROLAM/USP. Graduado e Mestre em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Pesquisador do Núcleo de Estudos de Ideologias e Lutas Sociais (NEILS/PUC-SP) e no Grupo de Trabalho "China e o Mapa do Poder Mundial", do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais - CLACSO, Argentina. Docente na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH/USP).

 

·       Prof. Me. Breno Ampáro (NETHIPO-PUC/SP).

Doutorando do Programa de História na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialização ( Lato Sensu) em História, Sociedade e Cultura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo -PUC SP. Mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Pesquisa História; Música; Relações de trabalho no campo musical; Estética; Ontologia; Artes e Música brasileira. Membro do Grupo de Estudos em Cultura, Trabalho e Educação (GECULTE - UFF/RJ) vinculado a área temática Mundo do Trabalho, Música e Cultura no Capitalismo Tardio. Membro do Núcleo de Estudos de História: Trabalho, Ideologia e Poder (NEHTIPO - PUC/SP CNPq) vinculado às linhas de pesquisa (i) Estudos Sobre Autocracia e Politicismo, e (ii) Ontologia, História e Arte. Cursou formação técnica em música pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul..


·       Prof. Me. Jc Ruzza, fotógrafo e artista em multimeios, Bacharel em Filosofia, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

  

·      Prof. Dr. Valmir de Souza - (UNG / FIG / Sinpro - Guarulhos)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6758709952400068

Professor, ensaísta e pesquisador, com pós-doutorado em Gestão Pública da Cultura pela EACH/USP. Doutorado e Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (1999; 2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade de Guarulhos, professor doutor da UNIMESP/Faculdades Integradas de Guarulhos

 

 

 

Certificação: Sinpro-Guarulhos.

 

Valores: R$ 60,00 – com desconto de 50% para professores sindicalizados e bolsas de estudos para estudantes cotistas. Com os valores você contribui para luta sindical dos professores e professoras da cidade de Guarulhos – SP.

 

 

Materiais inclusos no curso:

- Aulas on-line (ao vivo ou gravadas);

- Disponibilização materiais de cada aula;

Indicação de bibliografias complementares;

Suporte dos professores em dúvidas ou questões sobre projetos de pesquisa, extensão ou ensino;

Sinalização das fontes primárias dos artistas a serem consultados;

Certificado de 08 horas válido para atividades complementares.

 

Bibliografia:

 

ANDRADE, Mário de & BANDEIRA, Manuel. Correspondência Mário de Andrade e Manuel Bandeira. Org., introdução e notas de Marcos Antonio de Moraes. São Paulo, Edusp, 2000.

ANDRADE, Mário de, O Banquete, São Paulo, Duas Cidades, 1977.

ANDRADE, Mário de. Aspectos da literatura brasileira. SP: EDUSP, 1992.

ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre Música Brasileira. São Paulo: Itatiaia, 1962.

ANDRADE, Mário de. O Turista Aprendiz. Organização, Introdução e Notas de Telê Porto Ancona Lopez. Brasília: IPHAN, 2015.

ANDRADE, Mário de. Pequena História da Música, São Paulo, Martins Editora, 1980.

ANDRADE, Oswald de. Serafim Ponte Grande. São Paulo: Global, 1987.

ÁVILA, Affonso. O modernismo. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2002.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. SP: Cultrix, 1990.

BRITO, Mário da Silva. História do modernismo brasileiro: I – antecedentes da semana de arte moderna. 5.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

CANDIDO, Antonio. Formação da literatura brasileira. São Paulo: Martins, 1992.

CÂNDIDO, Antonio. O direito à literatura. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

LAFETÁ, João Luiz. 1930: A crítica e o modernismo. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2000.

ROMERO, Silvio. História da literatura brasileira, 3.ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1943.

TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da Música Popular. Petrópolis. Editora Vozes. 1974.

TONI, Flávia Camargo. Mário de Andrade e Villa-Lobos. São Paulo, Centro Cultural S Paulo, 1987.

TRAVASSOS, Elisabeth. Modernismo e Música Brasileira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

VERÍSSIMO, José. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1916.

WISNICK, José Miguel e Squeff, Ênio - O nacional e o popular da Cultura Brasileira: Música. São Paulo. Brasiliense, 1982.

WISNICK, José Miguel. Coro dos Contrários: A Música em torno da Semana de 22. São Paulo, Duas Cidades, 1974.

Termos e políticas

Evento online

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Gustavo Menon / Sinpro-Guarulhos

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