Login
O evento já encerrou...
Curso | Jorge Amado e a Cachaça: entre Exu e Iemanjá
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso | Jorge Amado e a Cachaça: entre Exu e Iemanjá

24 nov - 2020 • 20:00 > 27 nov - 2020 • 22:00

Evento Online

Descrição

Curso 100% online | 3 encontros de 2 horas, total 6 horas | Leitura de romances, análises, histórias, canções e degustações. 

datas: 24, 26 e 27 de novembro das 20h às 22h 


Com o Prof. Dr. Maurício Ayer (FFLCH/USP) 


Objetivo: Identificar e analisar os sentidos da cachaça nos livros de Jorge Amado que representam o “povo do mar” da Bahia, com destaque para Mar Morto, A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua e Dona Flor e Seus Dois Maridos


Público alvo: apreciadores de cultura, literatura e/ou cachaça; estudantes e professores de literatura; interessados em geral. 


Do conjunto da obra de Jorge Amado, escolhemos para maturar neste nosso barril literário o escritor da beira do cais, dos saveiros que partem e das mulheres que ficam na praia temendo que Iemanjá escolha seus maridos para se casar no fundo do mar. No cais, nas casas e jangadas, nas festas e eventos comunitários, regulando os humores e amores do dia a dia, alimentando a imaginação e ativando a memória dos velhos contadores de histórias, a cachaça é onipresente. Falamos aqui de livros como Mar Morto e Tenda dos Milagres. No entanto, em meio ao retrato do povo do mar da Bahia, emergem simbolizações de enorme potência, em que a cachaça mostra sua filiação ao universo de Exu: nubla os limites e a definição das coisas, resume a vida e a morte a um mesmo plano, devolve tudo a um estado de potência. É nessa chave que acontecem algumas de suas fabulações mais deliciosas, como A Morte e A Morte de Quincas Berro Dágua e Dona Flor e Seus Dois Maridos. Os encontros serão temperados pela música de Dorival Caymmi, Tom Jobim e Chico Buarque, entre outras, que ajudam a mergulhar poética e sensorialmente no universal desses livros. Também serão apresentadas algumas das melhores cachaças da Bahia e do Espírito Santo. 


Livros abordados: Mar morto; A Morte e a Morte de Quincas Berro Dágua; Dona Flor e Seus Dois Maridos; Tenda dos Milagres


Cachaças: Algumas das melhores cachaças dos estados da Bahia e do Espírito Santo. 


*Maurício Ayer é professor de literatura francesa na FFLCH/USP, doutor e pós-doutor em literatura pela USP e Universidade de Paris 8, além de escritor, tradutor, editor e cachaceiro dedicado. Autor do blog Molhando a Palavra: cachaça e literatura, convenceu-se de que tudo está ligado com tudo e dedica-se a procurar os fios de conexão. A cachaça tem ajudado muito nesse processo. 


Termos e políticas

Evento online

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Outras Palavras

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.