Intensidades da Imagem Cinematográfica
com CYNTIA CALHADO
// Dias e horários
4 encontros, às sextas, em 23/02, 09/03, 23/03 e 13/04, das 14h30 às 16h30.
// Descrição
Como uma imagem nos afeta? Por que algumas imagens nos marcam, permanecendo em nosso imaginário muito tempo depois de as termos visto? Quais procedimentos audiovisuais são acionados para que um filme se torne uma experiência estética intensa? Esses são alguns dos questionamentos que motivam este curso. A proposta de análise da imagem cinematográfica que desenvolveremos nestes quatro encontros segue a leitura das extremidades, as plasticidades da imagem e a experiência estética, tendo como foco a análise de cenas de filmes do cineasta brasileiro Walter Salles. O objetivo do curso é oferecer parâmetros para a atuação na área de crítica cinematográfica e instrumental para realização de projetos audiovisuais acadêmicos ou profissionais.
// Programa
1 || 23/02, 14h30 às 16h30 - Endereçamentos da imagem - transparência, opacidade e sensorialidade.
2 || 09/03, 14h30 às 16h30 - Como uma imagem nos afeta?
Extremidades da imagem no cinema contemporâneo. Acionamentos do corpo pela imagem.
3 || 23/03, 14h30 às 16h30 - Por que algumas imagens nos marcam, permanecendo em nosso imaginário muito tempo depois de as termos visto? As plasticidades da imagem cinematográfica - cores, formas e iluminação.
4 || 13/04, 14h30 às 16h30 - Quais procedimentos audiovisuais são acionados para que um filme se torne uma experiência estética intensa? Perda do efeito de tridimensionalidade, desfiguração e texturas da imagem.
// Público-alvo
Interessados em explorar os limites entre os espaços sociais, as ações artísticas e as linguagens midiáticas com ênfase nas redes audiovisuais, no cinema, na performance e na arte contemporânea, curiosos, educadores, estudantes ou graduados em arte, comunicação, publicidade, design, jornalismo, cinema, artes do corpo, arquitetura, redes sociais, programadores, realizadores, críticos e curadores, interessados no desenvolvimento de projetos de pesquisa para a pós-graduação.
// Cyntia Calhado
Crítica, pesquisadora e professora universitária em cursos de Comunicação e Audiovisual. É doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde desenvolve a pesquisa Narrativa como acontecimento no cinema de Walter Salles e mestre pela mesma instituição. É uma das autoras do livro Extremidades: Experimentos Críticos, organizado por Christine Mello, e integrante do Grupo de Estudos Extremidades: redes audiovisuais, cinema, performance e arte contemporânea, coordenado por Christine Mello, e do lab eXtremidades. Possui dez anos de experiência profissional em jornalismo, com passagens por diversos veículos, entre eles, publicações da Editora Abril, as revistas Reserva Cultural e Revista E, do Sesc, e o site Guia da Semana. É coidealizadora do site de cinema brasileiro Caleidoscópio.
// A oficina confere certificado de participação.