04 set - 2019 • 19:00 > 09 out - 2019 • 22:00
CURSO | Arte Moderna com Verônica Stigger
Este curso tem como
objetivo apresentar um panorama da história da arte moderna europeia desde as
conquistas do final do século XIX até a primeira metade do século XX. A ideia é
fornecer subsídios para se melhor compreender as mudanças encetadas nesse
período e que será fundamentais para a constituição da arte contemporânea.
04/09 - Aula 1: Moderno, modernismo, modernidade
Tópicos
a tratar:
11/09 - Aula 2: Fauvismo
e Expressionismo
Tópicos
a tratar:
18/09 - Aula 3: Do
Cubismo à Abstração
Tópicos
a tratar:
25/09 - Aula 4: Futurismos,
dadaísmos, surrealismos: arte e antiarte
Tópicos
a tratar:
02/10 - Aula 5: Marcel
Duchamp e a invenção da arte contemporânea
Tópicos
a tratar:
09/10 - Aula 6: Merzbau como precursora das instalações
Tópicos
a tratar:
PARA QUEM É ESSE CURSO?
Público em
geral interessado no tema, estudantes de artes e literatura.
INFORMAÇÕES:
Datas: 04 de
setembro a 09 de outubro de 2019
Duração do curso: seis encontros (12
horas/aula)
Horário: quartas, das 19h às 21h.
Local e endereço: Instituto Adelina –
Rua Cardoso de Almeida, 1285, Perdizes – 2º andar.
Investimento: R$ 420,00
Formas de pagamento: boleto à vista (5%
de desconto) ou em até 3x sem juros no cartão de crédito.
Vagas: 25 vagas
Importante: inscrições até o dia 03 de
setembro.
QUEM IRÁ CONDUZIR?
Veronica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Doutorou-se em
Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP), com tese sobre a
relação entre arte, mito e rito na modernidade. Realizou também pesquisas de
pós-doutorado junto à Università degli Studi di Roma “La Sapienza”, ao Museu de
Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC USP) e ao Instituto de
Estudos da Linguagem da Unicamp, estudando, entre outros, Mira Schendel, Maria
Martins e Flávio de Carvalho. Atualmente, é professora das Pós-Graduações
Lato-Sensu em História da Arte, em Fotografia, em Práticas Artísticas e em
Práticas Curatoriais da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Foi curadora
das exposições Maria Martins:
metamorfoses, O útero do mundo
(ambas realizadas no MAM-SP, em 2013 e 2016), Hartwig Burchard: poeta de vários mundos, no Pivô (2018), em São
Paulo, As durações do rastro: a
fotografia de Jordi Burch frente à arquitetura de Álvaro Siza Vieira, na
Fundação Iberê Camargo (2018), em Porto Alegre; com Eduardo Sterzi, Variações do corpo selvagem: Eduardo
Viveiros de Castro, fotógrafo, no Sesc Ipiranga (2015), Sesc Araraquara
(2016), Weltkulturen Museum, Frankfurt, Alemanha (2017-2018) e CIAJG — Centro
Internacional das Artes José de Guimarães, Guimarães, Portugal (2019); com
Bernardo José de Souza, Eduardo Sterzi e Fernanda Brenner, Caixa-preta, na Fundação Iberê Camargo (2018), em Porto Alegre; com
a equipe da Forsythe Production, William
Forsythe: objetos coreográficos, no Sesc Pompeia, São Paulo (2019). Com a
exposição sobre Maria Martins, angariou o Grande Prêmio da Crítica da
Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e o Prêmio Maria Eugênia Franco,
concedido pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) para melhor
curadoria do ano. Por O útero do mundo,
foi indicada novamente ao Prêmio Maria Eugênia Franco da ABCA. Entre seus
livros publicados, estão Os anões
(Cosac Naify, 2010), Opisanie świata
(Cosac Naify: 2013), Sul (34: 2016), Sombrio ermo turvo (Todavia, 2019) e os
catálogos das mostras Maria Martins:
metamorfoses (São Paulo: MAM, 2013), O
útero do mundo (São Paulo: MAM, 2016) e Variações
do corpo selvagem: Eduardo Viveiros de Castro, fotógrafo (São Paulo: Sesc
Ipiranga, 2017). Por Opisanie świata,
recebeu os prêmios Machado de Assis, São Paulo (autor estreante acima de 40
anos) e Açorianos (narrativa longa). Por Sul,
angariou o Prêmio Jabuti (contos e crônicas).
Ficou com
alguma dúvida?
Vamos adorar conversar com você! Envie um e-mail para [email protected] ou
ligue para (11) 3868-0050.
POLÍTICA DE CANCELAMENTO
Os cursos,
palestras e demais atividades oferecidas Adelina têm vagas limitadas, por
isso, a eventual desistência de última hora dificultará a oferta da vaga a
novos alunos. Confira as nossas regras de cancelamento:
- Para solicitar o cancelamento de um curso ou atividade na Adelina,
você deve enviar um e-mail para: [email protected];
- Você receberá o reembolso de 90% do valor do pagamento efetuado para
inscrições canceladas em até 10 dias de antecedência do início do curso ou
atividade;
- Caso o cancelamento ocorra entre no período inferior a 10
dias (em até 48 horas antes do início do curso ou atividade) o
reembolso será de 50% do valor pago;
- O prazo para recebimento de reembolso é de até sete 07 dias úteis;
- Não realizamos reembolso após as últimas 24 horas que
antecedem o início do curso. Neste caso, você poderá transferir sua
matrícula, indicando uma pessoa para ocupar o seu lugar na
classe.
- O curso poderá ser cancelado pela Adelina até 24 horas
antes de seu início, caso não atinja o número mínimo de inscrições. Nesse
caso, os valores já pagos pelo aluno serão integralmente restituídos mediante a
apresentação dos dados bancários completos.
Rua Cardoso de Almeida, 1285 Perdizes
São Paulo, SP
Adelina
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.