Login
O evento já encerrou...
Curso - O Fim da Modernidade: Uma Perspectiva Decolonial
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Curso - O Fim da Modernidade: Uma Perspectiva Decolonial

26 mai - 2020 • 19:00 > 11 jun - 2020 • 21:00

Evento Online

Descrição

SOBRE O CURSO

3 encontros em grupo + 1 individual

Encontros em grupo nos dias 26 de Maio, 02 e 09 de Junho, das 19 horas às 21 horas


Oferecer cuidados paliativos para o que se vai...e se preparar para ajudar em novos partos, sem sufocar o bebê com projeções

Tempos urgentes nos conduzem muitas vezes a medidas desesperadas. A tentar rapidamente achar uma solução para a crise, custe o que custar. De muitas formas, esse processo já está acontecendo, e tende a se intensificar. É preciso, porém, perceber que muitas dessas respostas são gestadas a partir do mesmo paradigma que gerou a crise em si. E que precisamos evitar repetir os mesmos erros em quaisquer que sejam os novos normais porvir.


Por isso, neste curso, ao invés de tentar rapidamente nos mover em frente, vamos cavar mais fundo, aprender a olhar para o que está morrendo e tentar abrir espaço para o nascimento de outras sementes, de outras possibilidades de ser e viver juntos.


Vamos investigar as estruturas dessa tal modernidade, enfatizando a insustentabilidade e as violências envolvidas neste modo de viver a partir de suas macroestruturas, mas também em como elas afetam e se alimentam de nossos hábitos, desejos e medos. 


Ao enfrentar com humildade e olhos abertos a tempestade porvir, desentupir poros e compostar dores e resíduos individuais e coletivos, tentaremos nos (re)reconhecer como parte indissociável do metabolismo da T(t)erra, e desta posição fazer gestos rumo a outros mundos viáveis. 


ESTRUTURA DO CURSO

O curso contará com três encontros de duas horas e uma sessão individual com cada participante. Além disso, no período no qual o curso estará ativo (entre os dias 26 de Maio e 11 de Junho), iremos sugerir praticas para serem realizadas individualmente, indicar materiais de aprofundamento e manteremos um fórum de discussão para estender as reflexões realizadas nos encontros ao vivo. Durante os encontros, contaremos também com práticas de ternura radical instigadas pela artista e educadora Dani d'Emilia.


Serão, portanto...

  • 3 encontros em grupo em plataforma online (que serão gravados e disponibilizados para aqueles que não puderem acompanhar ao vivo) nos dias 26 de Maio, 02 e 09 de Junho, das 19 horas às 21 horas

  • 1 conversa individual para se aprofundar nas questões de cada participante 

  • Fórum de troca entre os participantes

  • Atividades práticas para serem realizadas individualmente

  • Curadoria de materiais para aprofundamento nos temas trabalhados


CONTEÚDOS NORTEADORES


Encontro 1 - Olhar para si e para o mundo 

No primeiro encontro, faremos uma apresentação das visões e perspectivas que embasam o trabalho do coletivo "Gestos Rumo a Futuros Decoloniais", introduzindo nossa forma de trabalhar com metáforas e cartografias sociais, e as teorias de mudança que nos guiam.


Será também uma oportunidade para cada participante se apropriar de duas cartografias que podem ajudar a refletir sobre a complexidade interior de cada um e como se posicionam frente aos desafios locais e globais da sociedade.

 

Cartografias base

  • Situando a pedagogia do coletivo "Gestos Rumo a Futuros Decoloniais" 

    • Casa construída pela modernidade 

    • Espaços de reforma


  • Olhar para si e as causas que te importam

    • O Ônibus dentro da gente

    • A Praia - se localizar no mundo


Encontro 2 - Enfrentando a tempestade

No segundo encontro, nos dedicaremos a mergulhar fundo nas múltiplas crises que enfrentamos, buscando entender nossa cumplicidade e auto implicação no problema, e  a encarar a tempestade de frente. Aqui também procuraremos nos observar como seres coletivos.  


Cartografias base

  • Olhar para o coletivo (e nossa morte coletiva)

    • Radares 

    • Colapso

    • Tempestade 


Encontro 3 - Gestos para poder respirar

O terceiro e último encontro coletivo é dedicado a apontar para outras possibilidades de existência e abrir espaço para aprender com saberes para além dos saberes dominantes. Aqui, o esforço é para se reconhecer e reintegrar como parte do metabolismo maior da T(t)erra, sem esperar glamour ou reconhecimento neste processo.


Neste encontro, falaremos também sobre o trabalho da  "Teia das 5 Curas", uma rede formada por pesquisadores Indígenas e não Indígenas que investiga formas de cura e bem-estar integradas com o metabolismo do planeta, incluindo humanos, não humanos e a própria T(t)erra.


Cartografias base

  • Olhar para o metabolismo - escavar canos, desentupir ralos

    • Olho do furacão 

    • Encontro com saberes Indígenas 


QUANDO 

Ativação da comunidade: 26 de Maio a 11 de Junho

Encontros coletivos online: 26 de Maio, 02 e 09 de Junho, entre 19 horas e 21 horas


VALOR

Trabalhamos com uma proposta de 3 valores diferentes, para estimular uma contribuição consciente de cada um de acordo com sua realidade e permitir que pessoas que não podem pagar o valor integral participem do curso. Se você puder contribuir com um valor mais elevado, ou se o valor mínimo não for suficiente para sua participação, entre em contato com a gente.


QUEM SOMOS 

Sobre o Terra Adentro


Terra Adentro é um projeto de investigação sobre as motivações e efeitos das crises sistêmicas que vivemos, buscando apontar para outras possibilidades de se viver e interagir no mundo. Os projetos com os quais trabalhamos tomam muitas formas, mas normalmente realizamos imersões com a T(t)erra, cursos em ambientes urbanos, facilitação de encontros e produção de conteúdos. 


A pedagogia que informa nosso trabalho vem da pesquisa que desenvolvemos no coletivo Gestos Rumo a Futuros Decoloniais, um coletivo de artistas, pesquisadorxs, educadorxs, ativistas e estudantes envolvidos em experimentos artísticos e práticas pedagógicos que visam estimular formas sóbrias de viver para além do que podemos imaginar dentro dos parâmetros da modernidade/colonialidade. O coletivo busca pedagogias capazes de nos engajar, ao invés de negar, com violências sistêmicas, com nossos entrelaçamentos e cumplicidade em danos, e com os limites do planeta.


O coletivo tem atuação no Brasil, Canadá, Peru, México e Eslovênia.


Para esta série de encontros, o Terra Adentro vai contar com a parceria da Dani d'Emilia.


Dani d'Emilia é artista e educadore. Seu trabalho se dá na relação entre artes do corpo, pedagogia radical e justiça social. Suas investigações encarnadas combinam pedagogia-performance, ternura radical, transfeminismo e decolonialidade. É co-fundadore da companhia de teatro imersivo Living Structures (UK), foi membro dos coletivos de performance La Pocha Nostra (US/MX) e Proyecto Inmiscuir (ES/MX). Atualmente é membro do coletivo Gestos Rumo a Futuros Decoloniais e trabalha em parceria com o coletivo AND Lab (Centro de Investigação em Arte-Pensamento & Políticas da Convivência) em diferentes projetos de arte e pedagogia entre a Europa e as Americas



Termos e políticas

Como acessar o evento

O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.

Saiba como participar deste evento:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Sobre o organizador

Terra Adentro

Terra Adentro é um projeto de investigação sobre as motivações e efeitos das crises sistêmicas que vivemos, buscando apontar para outras possibilidades de se viver e interagir no mundo.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.