14 jul - 2020 • 19:30 > 30 jul - 2020 • 21:30 Ver datas e horários
Videoconferência via Sympla Streaming
VOCÊ SABE COMO IDENTIFICAR OS PERFIS DOS SEUS PÚBLICOS E COMO ENGAJÁ-LOS COM SUAS ATIVIDADES? VOCÊ TEM DIFICULDADES PARA PLANEJAR ATIVIDADES CULTURAIS E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ONLINE? JÁ ENTENDEU COMO SE PREPARAR PARA OS POSSÍVEIS CENÁRIOS PARA A CULTURA DURANTE A PANDEMIA?
PROPOSTA DO CURSO
O setor cultural enfrenta cada vez mais desafios. A era digital vem há anos transformando os comportamentos e hábitos dos públicos, reconfigurando as cadeias produtivas da cultura, e oferecendo um cardápio crescente de conteúdos online que atraem cada vez mais pessoas a ficar em casa nos seus momentos de lazer. Em paralelo a esse cenário, temos um cenário de crise do setor no Brasil, causada por questões políticas e redução de investimentos. Crise que é agora acentuada pela pandemia do coronavírus, que demandará novas maneiras de consumo da cultura nos espaços presenciais e aumentará o consumo online.
Esse panorama demonstra que entender como se comunicar com os públicos e saber como engajá-los será cada vez mais indispensável para planejar a continuidade das ações e projetos culturais. A partir das experiências práticas e das pesquisas do fomentador André Fonseca - que atua há 23 anos na área cultural - o curso propõe um percurso com diversas informações, ferramentas e reflexões que te ajudarão a:
1. ter uma base maior para entender os diversos aspectos envolvidos nas relações entre atividades culturais e públicos, e como a pandemia deverá afetar os modos de consumir cultura;
2. desenvolver estratégias de comunicação, relações e engajamento com seus públicos.
PARA QUEM É O CURSO
Pessoas atuantes na área cultural: artistas, gestorxs, produtorxs, integrantes de equipes de espaços/instituições culturais/coletivos de cultura.
Pesquisadorxs e demais interessadxs pelo tema.
CONTEÚDO
1 os impactos da era digital na cultura
Como as ferramentas e plataformas digitais alteram os comportamentos e hábitos de consumo dos públicos, o modo de desenvolver projetos culturais e as relações com os públicos. A importância do pensamento digital (em oposição ao pensamento analógico) para criar projetos online e pensar a comunicação.
2 consumo e acesso
Consumo cultural no Brasil. As lacunas e desafios do acesso à cultura no Brasil e como isso interfere nas relações com os públicos. O impacto das questões identitárias no debate sobre democratização de acesso e aproximações dos públicos.
3 o design da experiência para os públicos
Como planejar experiências positivas para os públicos a partir do mapeamento da "jornada das pessoas usuárias".
4 comunicação de ações culturais
A importância do branding (gestão de marca) para desenvolver comunicação e engajamento. Comunicação x divulgação.
5 ferramentas para desenvolver as relações com os públicos
Meios para identificação e pesquisa dos perfis de públicos. Política de preços. Plataformas digitais, engajamento e algoritmo. Humanização e storytelling como ferramentas de conexão.
6 cultura e públicos durante a pandemia
Os possíveis cenários a partir da necessidade do distanciamento físico nos espaços culturais e de um esperado agravamento de crise econômica. Como pensar projetos culturais híbridos (presenciais e virtuais). Como trabalhar com os públicos num cenário de futuros incertos.
FOMENTADOR
André Fonseca atua há 23 anos na área cultural. É consultor e professor em gestão cultural, com focos maiores em comunicação e relações com públicos e em diversidade e inclusão. Graduado em comunicação social pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Orientador de projetos integrados da pós-graduação "Cultura, educação e relações étnico-raciais", do CELACC USP. Foi ministrante por cinco anos da pós-graduação à distância "Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado", do SENAC. Já realizou trabalhos para instituições como Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Circo Zanni, SISEM - Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André e Festival Internacional de Danza Contempooránea de Uruguay.
ESTRUTURA DO CURSO
O curso será composto por seis encontros online ao vivo - que ocorrerão na plataforma Sympla Streaming - e por materiais de estudo.
Alguns dias antes do início de cada módulo, as pessoas participantes receberão os conteúdos respectivos, que serão compostos por vídeo-aulas, textos e materiais disponíveis para acesso gratuito na internet. É fundamental que você reserve um tempo para ler/assistir os conteúdos prévios de cada módulo, pois em caso contrário, seu entendimento do curso ficará prejudicado.
Os encontros online serão compostos por conteúdos expositivos, atividades em grupo e espaço para dúvidas e orientações sobre os temas vistos.
CARGA HORÁRIA
Encontros online: 12h.
Tempo total estimado para o estudo dos materiais prévios de cada módulo: 6 a 8h.
NÚMERO DE VAGAS
20
CERTIFICADO
Será fornecido para quem estiver presente em no mínimo cinco dos seis encontros online.
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
André Fonseca
André Fonseca é consultor e professor na área de gestão cultural, com focos específicos em comunicação e relações com públicos e em diversidade e inclusão. Graduado em comunicação social pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona.