Login
O evento já encerrou...
Cultura e públicos: pistas para pensar em aproximações
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Cultura e públicos: pistas para pensar em aproximações

14 jul - 2020 • 19:30 > 30 jul - 2020 • 21:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

VOCÊ SABE COMO IDENTIFICAR OS PERFIS DOS SEUS PÚBLICOS E COMO ENGAJÁ-LOS COM SUAS ATIVIDADES? VOCÊ TEM DIFICULDADES PARA PLANEJAR ATIVIDADES CULTURAIS E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ONLINE? JÁ ENTENDEU COMO SE PREPARAR PARA OS POSSÍVEIS CENÁRIOS PARA A CULTURA DURANTE A PANDEMIA? 


PROPOSTA DO CURSO

O setor cultural enfrenta cada vez mais desafios. A era digital vem há anos transformando os comportamentos e hábitos dos públicos, reconfigurando as cadeias produtivas da cultura, e oferecendo um cardápio crescente de conteúdos online que atraem cada vez mais pessoas a ficar em casa nos seus momentos de lazer. Em paralelo a esse cenário, temos um cenário de crise do setor no Brasil, causada por questões políticas e redução de investimentos. Crise que é agora acentuada pela pandemia do coronavírus, que demandará novas maneiras de consumo da cultura nos espaços presenciais e aumentará o consumo online.

 

Esse panorama demonstra que entender como se comunicar com os públicos e saber como engajá-los será cada vez mais indispensável para planejar a continuidade das ações e projetos culturais. A partir das experiências práticas e das pesquisas do fomentador André Fonseca - que atua há 23 anos na área cultural - o curso propõe um percurso com diversas informações, ferramentas e reflexões que te ajudarão a:

1. ter uma base maior para entender os diversos aspectos envolvidos nas relações entre atividades culturais e públicos, e como a pandemia deverá afetar os modos de consumir cultura;

2. desenvolver estratégias de comunicação, relações e engajamento com seus públicos.


PARA QUEM É O CURSO

Pessoas atuantes na área cultural: artistas, gestorxs, produtorxs, integrantes de equipes de espaços/instituições culturais/coletivos de cultura.


Pesquisadorxs e demais interessadxs pelo tema.


CONTEÚDO

 

1 os impactos da era digital na cultura

Como as ferramentas e plataformas digitais alteram os  comportamentos e hábitos de consumo dos públicos, o modo de desenvolver projetos culturais e as relações com os públicos. A importância do pensamento digital (em oposição ao pensamento analógico) para criar projetos online e pensar a comunicação.

 

2 consumo e acesso

Consumo cultural no Brasil. As lacunas e desafios do acesso à cultura no Brasil e como isso interfere nas relações com os públicos. O impacto das questões identitárias no debate sobre democratização de acesso e aproximações dos públicos.

 

3 o design da experiência para os públicos

Como planejar experiências positivas para os públicos a partir do mapeamento da "jornada das pessoas usuárias".

 

4 comunicação de ações culturais

A importância do branding (gestão de marca) para desenvolver comunicação e engajamento. Comunicação x divulgação.

 

5 ferramentas para desenvolver as relações com os públicos

Meios para identificação e pesquisa dos perfis de públicos. Política de preços. Plataformas digitais, engajamento e algoritmo. Humanização e storytelling como ferramentas de conexão.

 

6 cultura e públicos durante a pandemia

Os possíveis cenários a partir da necessidade do distanciamento físico nos espaços culturais e de um esperado agravamento de crise econômica. Como pensar projetos culturais híbridos (presenciais e virtuais). Como trabalhar com os públicos num cenário de futuros incertos.


FOMENTADOR

André Fonseca atua há 23 anos na área cultural. É consultor e professor em gestão cultural, com focos maiores em comunicação e relações com públicos e em diversidade e inclusão. Graduado em comunicação social pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Orientador de projetos integrados da pós-graduação "Cultura, educação e relações étnico-raciais", do CELACC USP. Foi ministrante por cinco anos da pós-graduação à distância "Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado", do SENAC. Já realizou trabalhos para instituições como Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Circo Zanni, SISEM - Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de  Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André e Festival Internacional de Danza Contempooránea de Uruguay.


ESTRUTURA DO CURSO

O curso será composto por seis encontros online ao vivo - que ocorrerão na plataforma Sympla Streaming - e por materiais de estudo.

 

Alguns dias antes do início de cada módulo, as pessoas participantes receberão os conteúdos respectivos, que serão compostos por vídeo-aulas, textos e materiais disponíveis para acesso gratuito na internet. É fundamental que você reserve um tempo para ler/assistir os conteúdos prévios de cada módulo, pois em caso contrário, seu entendimento do curso ficará prejudicado.

 

Os encontros online serão compostos por conteúdos expositivos, atividades em grupo e espaço para dúvidas e orientações sobre os temas vistos. 


CARGA HORÁRIA

Encontros online: 12h.

 

Tempo total estimado para o estudo dos materiais prévios de cada módulo:  6 a 8h.


NÚMERO DE VAGAS

20


CERTIFICADO

Será fornecido para quem estiver presente em no mínimo cinco dos seis encontros online.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Cultura e públicos: pistas para pensar em aproximações

André Fonseca

André Fonseca é consultor e professor na área de gestão cultural, com focos específicos em comunicação e relações com públicos e em diversidade e inclusão. Graduado em comunicação social pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing, e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.