24 ago - 2019 • 09:00 > 25 ago - 2019 • 17:00
O WORKSHOP:
O futuro é agora. As mudanças velozes e exponenciais pedem por ferramentas eficazes de leitura dos novos comportamentos. Surge a necessidade de entender os sinais que anunciam o que está por vir, em saber como interpretá-los e utilizá-los na direção da inovação.
O chamado cool hunter, profissional treinado para captar tendências e novos comportamentos, é considerado hoje uma antena sensível, capaz de indicar novos desejos do consumidor, estilos de vida, anseios e valores, facilitando as empresas no seu posicionamento para antecipar tendências futuras.
Trabalhando há 18 anos como caçadora de tendências, pesquisadora de comportamento, responsável por trazer ao Brasil o renomado instituto de pesquisas de tendências de consumo Future Concept Lab, com sede em Milão, Itália, Sabina Deweik, compartilha neste workshop as metodologias necessárias para antecipar o futuro.
O workshop Cool Hunting como Ferramenta de Inovação é uma oportunidade de aprender a captar tendências, interpretá-las e gerar insights de inovação.
OBJETIVOS
– Capacitar o participante a desenvolver o espírito de observação e ser capaz de captar as tendências emergentes
– Aprender a metodologia de pesquisa e análise de tendências, transmitindo uma visão ampla do assunto e contexto mercadológico onde as mesmas se aplicam;
– Habilitar o participante à compreensão de lacunas de mercado e da sociedade e à partir da metodologia de cool hunting ser capaz de aplica-la em projetos para distintos setores e áreas
METODOLOGIA: ESCUTAR – OBSERVAR – AGIR
Escutar: A primeira aula será dedicada a uma apresentação conceitual e teórica sobre a metodologia de cool hunting voltada para a inovação.
Observar: O curso prevê uma saída de campo, o Safari Urbano, para captação de sinais e comportamentos.
Agir: A última parte do curso é dedicada ao briefing para realização de projetos utilizando a ferramenta do cool hunting.
O QUE VOCÊ VAI APRENDER NO CURSO
. O que é Cool Hunting
. Objetivos do Cool Hunting Como Ferramenta para aumentar a competitividade de uma empresa
. Função do Cool Hunting dentro e fora de uma organização
. Diferença entre novidade, tendência e moda
. Diferença entre Micro Tendência e Macro Tendência
. Como nasce uma tendência?
. A curva da difusão da inovação
. Dinâmica curva da difusão da inovação
. Os agentes que podem potencializar a inovação
. O Poder das Redes na difusão da inovação
. Metodologia: os 4 P’s do Marketing Clássico se transformam nos 4 P’s do Societing
. Como aplicar a metodologia
. O Método CSI _ Cool Hunting Science Insights
. A Importância da Observação e a Teoria do Observador
. Como Ler um Comportamento
. A importância dos Sinais não verbais e da Fotografia
. O Zeitgeist
. Quais as características de um Cool Hunter
. A Rua Como Laboratório Sem Fronteiras
. Macro tendências
PROGRAMAÇÃO
24/08/2019
das 9h às 14h – Conceitos e metodologia de Cool Hunting;
das 14h às 17h – Safari Urbano na Vila Madalena
25/08/2019
Das 9h às 17h – Teoria da interpretação dos dados e organização das imagens em clusters.
Montagem do projeto final e Apresentação dos projetos;
INFORMAÇÕES
Carga Horária: 16 horas
Data: 24 e 25 de Agosto das 9h às 17hs
Local: Espaço Fonte de Ideias – Rua Fradique Coutinho, 1430 – Vila Madalena
Público-alvo: Profissionais, empresários, empreendedores e estudantes da área de marketing, comunicação, publicidade, desenvolvimento de produto, planejamento, inovação, consumer insights, criação, varejo, produto, pesquisa, inovação, planejamento, etc. Ou para quem quer se conectar com o futuro.
Palestrante: Sabina Deweik
Rua Fradique Coutinho, 1430 Pinheiros
São Paulo, SP
Sabina Deweik
Sabina Deweik é caçadora de tendências, pioneira em Cool Hunting no Brasil, palestrante, educadora e coach. Nos últimos 18 anos tem trabalhado com grandes empresas nacionais e internacionais em projetos, palestras e workshops, antecipando comportamentos, tendências e apontando direcionamentos de inovação.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.