Login
O evento já encerrou...
CONVERSAS
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

CONVERSAS

20 jun - 2022 • 19:00 > 27 jun - 2022 • 21:00 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

O objetivo do CONVERSAS é trocar experiências, discutir e refletir  sobre a arquitetura e construção contemporâneas, amplificando a formação crítica. Falar sobre arquitetura de maneira crítica, provocativa e propositiva; discutir processos, tecnologias e inovações.

A ideia dos encontros é fazer uma conversa informal, leve e bem  humorada, com gente qualificada para ampliar o debate sobre a  arquitetura e construção no Brasil. É uma oportunidade de promover o  encontro e o debate entre os participantes: a Escola Coletiva de Projetos, os profissionais convidados e o público presente.

Agora em junho de 2022 faremos dois encontros, nos dias 20 e 27 de junho, as 19h.

O primeiro encontro falará sobre as novas tecnologias e sistemas  construtivos com a madeira. Receberemos nas CONVERSAS as arquitetas Ana Belizário, da Urbem, e Gabriela Lotufo, da Crosslan e o engenheiro Daniel Salvatore, da  Ita Construtora.

O segundo encontro será com a arquiteta Anália Amorim (FAUUSP e  Escola da Cidade) e o premiado escritório Lins Arquitetos (Cintia e George). As CONVERSAS falarão sobre as influências da arquitetura moderna e popular e o desenvolvimento da arquitetura contemporânea no Brasil, especialmente fora do eixo Rio-São Paulo.

A atividade é LIVRE e GRATUITA e contaremos com o apoio da Rio Books.


OS CONVIDADOS:

Ana Belizário é head de novos negócios da  Urbem, empresa que lidera uma transformação na mentalidade da construção civil, arquitetura e mercado imobiliário brasileiros através do uso da  madeira engenheirada como principal matéria-prima para sistemas  estruturais. Desde 2017, coordena as ações da Urbem, com foco na atuação urbana para alavancar o desenvolvimento das cidades e permitir obras cada vez mais ágeis, eficientes e sustentáveis. Com mais de dez anos de  experiência no mercado imobiliário, Ana é arquiteta e mestranda pela  FAU-USP, com especialização em estruturas em madeira, e acredita na  urgência de engajar especialistas e sociedade civil no combate às  mudanças climáticas por meio da redução das emissões de carbono do setor construtivo.

Anália Amorim é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1983), Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (1993) e Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1998). Livre Docente na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2016). Professora da Escola da Cidade e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Presidiu a Associação Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo de 2002 a 2019. Hoje dirige o Conselho Científico da Associação Escola da Cidade. Coordena a pós-graduação lato sensu Conceber e Construir, na Associação Escola da Cidade. Mantém atividades de projeto no seu escritório desde 1984.

Daniel Salvatore é engenheiro civil, formado pela FEI em 1997 e mestre em Habitação,  Planejamento e Tecnologia pelo IPT em 2006. Iniciou sua carreira  profissional como engenheiro de fundações na Meirelles Carvalho.  Ingressou na Ita Construtora como engenheiro de obras em 1997, onde  permaneceu até 2005, e após um período de 6 anos trabalhando com  energias renováveis na Cenaeel, retornou à empresa como sócio, em 2011.

Gabriela Lotufo é arquiteta, especializada em projetos em madeira engenheirada, graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP). Mestre pela mesma instituição (2018), com desenvolvimento da dissertação “Cross Laminated Timber(CLT) no Brasil: processo construtivo e desempenho”. Atualmente, também desenvolve seu doutorado na FAUUSP com enfoque em projetos arquitetônicos em CLT. Desde 2016, atua na Crosslam na concepção, desenvolvimento, consultoria e gerenciamento de projetos em CLT e MLC, tornando-se, em 2020, responsável pelo escritório de projetos da empresa.

Lins Arquitetos Associados (Cíntia e George Lins) foi fundado em 2011 e está localizado no sertão nordestino,  na cidade de  Juazeiro do Norte (sul do Ceará). Trabalha em todas as escalas e com diferentes  programas, partindo desde a cidade, passando pelo edifício até chegar ao  mobiliário. Tem como diretriz fundamental o respeito ao local de intervenção, adaptando o edifício ao clima, absorvendo aspectos  culturais e utilizando necessariamente materiais e mão-de-obra presentes  na região. Acredita que soluções arquitetônicas não são reproduzíveis e  dependem diretamente do local em que elas estão inseridas. O experimentalismo é uma busca constante do escritório, sempre com o  intuito de trazer inovação ao resultado final, sem abrir mão de técnicas  construtivas já utilizadas e consolidadas.

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

CONVERSAS

Escola Coletiva de Projetos

A Escola Coletiva de Projetos é um espaço que, por meio de palestras, cursos livres, aulas abertas e oficinas, dedica-se ao aprofundamento, experimentação e prática de diversas metodologias do projeto (arquitetônico, urbano, do objeto e demais escalas possíveis) formado por profissionais multidisciplinares da área das artes, construção civil, arquitetura, ciências ambientais, direito e outras.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.