O barateamento das tecnologias para digitalização e armazenamento de conteúdo, o acesso mais facilitado a redes de pessoas para se comunicar em tempo real ou assíncrono e a possibilidade de resolver problemas ou criar conhecimento de maneira coletiva constituem desafios e oportunidades para as empresas no que se refere à gestão do conhecimento. Mas como aproveitar o potencial das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e transformar estas plataformas digitais em espaços ou “contextos capacitantes”, tomando o conceito de “Ba” (NONAKA e KONNO, 1998) como referência, nos quais ocorram interações e transformações efetivas do conhecimento? Como promover o engajamento para que os conhecimentos circulem em ambientes digitais e não fiquem retidos em determinadas áreas ou pessoas?
Objetivo - Apresentar um conjunto de estratégias para facilitar as dinâmicas de comunicação mediadas tecnologicamente que promovam a circulação ou o fluxo online do conhecimento organizacional;
- Promover um debate sobre metodologias, tecnologias, práticas e cases;
- Oferecer ao participante subsídios para avaliar o que usar em diferentes contextos e necessidades a fim de criar espaços conversacionais online efetivos em suas organizações.
Programa: 1. Conversações em rede
Este módulo busca apresentar o atual contexto comunicacional e mercadológico que impacta as empresas. Em meio à avalanche de informações, as conversas autênticas e transparentes ganham ainda mais valor. Como uma organização pode soar “humana” quando a comunicação é mediada tecnologicamente? Como técnicas de storytelling podem promover o engajamento?
2. “Ba” e espiral do conhecimento: reflexões sobre as motivações para compartilhar conhecimento
Como fazer a socialização eficiente do conhecimento sem ser face a face? Como transformar um ambiente digital em “Ba”? O que motiva as pessoas a compartilharem conhecimento online? Essas são algumas das questões que serão debatidas neste módulo.
3. Debate sobre metodologias, tecnologias, práticas e cases
Neste módulo debateremos metodologias, tecnologias, práticas e cases, de modo a identificarmos quais as características que mais se adequam a determinados perfis de público e organizações.
4. Modelos para avaliar aplicação das práticas digitais aos diferentes contextos e necessidades
Para auxiliar na tomada de decisão do que usar em determinada organização ou equipe, apresentaremos dois modelos para que sejam avaliadas as demandas/necessidades e considerados as possíveis soluções.
Metodologia- Apresentação e discussão de conceitos e casos;
- Atividades interativas.
Sobre a Facilitadora Larriza Thurler é pesquisadora do Open Data Institute – Rio de Janeiro e do Centro de Referência em Inteligência Empresarial (CRIE) da COPPE/UFRJ. Formada em Comunicação (UERJ) e Mestra em Comunicação, linha de tecnologias de comunicação e cultura (UERJ). Possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios e Inovação pela HSM Educação e especialização em Gestão de Projetos pelo IBMEC. Experiência profissional em comunicação empresarial e gestão do conhecimento. Atualmente está de licença de seu trabalho de analista de gestão do conhecimento do SEBRAE/RJ para concluir seu doutoramento em Ciência da Informação no IBICT/UFRJ, com projeto de pesquisa sobre tecnologias infocomunicacionais em rede para circulação do conhecimento organizacional.
Perfil do Público
- Profissionais que buscam otimizar espaços conversacionais online já existentes em suas organizações ou que desejem criar novos ambientes digitais para troca de conhecimento organizacional.
- Não é necessário ter conhecimento prévio.
Política de Preços
Valor de Inscrição: R$1300,00
Associados à SBGC possuem 30% de descontos ou vagas cortesias dependo do plano de associação.
Para pacote de inscrições contatar pelo email sbgceduc@sbgc.org.br ou pelo telefone 11 3063 4360.