1. Modalidade
Curso de Extensão
2. Objetivos do curso
Conhecer os processos cognitivos de sujeitos com dificuldades e transtornos de aprendizagem e fazer intervenções pedagógicas.
3. Modalidade de oferecimento (presencial, Ead, semipresencial)
Presencial
4. Público-alvo
Acadêmicos dos cursos de Pedagogia e outras licenciaturas, docentes atuantes em escolas públicas e/ou privadas; demais interessados na área de educação.
5. Conteúdo programático
- As contribuições da Neurociência para Educação atualmente.
- Conceitos e definições de dificuldades e transtornos de aprendizagem em leitura, escrita e matemática.
- Intervenções pedagógicas na sala de aula.
6. Metodologia
- Aula expositiva dialogada;
- Estudo de caso;
- Atividade prática em relação às intervenções pedagógicas.
7. Critérios de avaliação
Frequência e a participação qualitativa nos encontros (como a autonomia, criticidade e
responsabilidade): 100% referente as participações presenciais
8. Ministrante
Me. Letícia da Silva Pimentel.
Graduação em Pedagogia – Licenciatura em Educação Infantil e Anos Iniciais. Pós-Graduação em Supervisão Escolar, Especialização em Neuropsicopedagogia. Mestrado em Ciências e Educação Matemática – PUCRS (2015). Experiência na área da Educação Básica (anos iniciais), Professora de Curso de Extensão e Pós Graduação na área de Educação. Professora das Faculdades Integradas São Judas Tadeu com as disciplinas Pensamento Lógico Matemático, Pesquisa e Prática em Pensamento Matemático e Estágio Supervisionado em Anos iniciais. Pesquisadora sobre Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem.
9. Datas e horários
Período: 27/04/2018 – das 19h10 às 22h20
04/05/2018 - das 19h10 às 22h20
11/05/2018 – das 19h10 às 22h20
10. Carga Horária
12 (doze) horas complementares.