26 set - 2019 • 15:30 > 17:30
Evento presencial em ICBEU - Instituto Cultural Brasil Estados Unidos, Manaus - AM
MAKER DAY BRASIL 2019
Em reconhecimento à história da inovação, do artesanato e do empreendedorismo americanos, o presidente Barack Obama declarou em 2014 o dia 18 de junho como o Dia Nacional da Criação. A iniciativa Nation of Makers do presidente é um chamado à ação para que empresas, faculdades, comunidades e cidadãos para se unir à Casa Branca para erguer fabricantes, construtores e makers em todo o país. Em 2015, a Casa Branca de Obama expandiu essas atividades para uma Semana de Criação, de 12 a 18 de junho, evento que coincide com o National Maker Faire, em Washington DC.
Os BNCs, dedicados não apenas em prover ensino de inglês de alta qualidade, mas também promover o entendimento mútuo entre o Brasil e os Estados Unidos através de programas culturais, resolveram celebrar no dia 29 de Setembro o Maker Day Brasil, mais de 24 American Spaces de todo Brasil participarão deste evento, desenvolvendo atividades mão na massa para as comunidades.
Como forma de estimular a criatividade e incentivar a invenção, fortalecendo a cultura Maker local e expandindo a rede de parceiros e os benefícios advindos dessa fabricação. O ICBEU Manaus promoverá de 25 a 28 de setembro 2019, a segunda edição do Maker Day Brasil uma diversificada e criativa programação cultural composta por: Exposição de Projetos STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática), Oficinas de Robótica, Programação, Cooking Classes, Empreendedorismo, Artes e Música.
O objetivo do Maker Day Brasil é promover atividades que incentivem uma nova geração de criadores e fabricantes a compartilhar seus talentos e aprimorar suas habilidades.
Oficina Construção de histórias com Scratch
Scratch é uma linguagem de programação criada em 2007 pelo Media Lab do MIT. Desde 2013 o Scratch 2 está disponível on-line e como uma aplicação para Windows, OS X, e Linux.
Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele é ideal para pessoas que estão começando a programar e foi desenvolvida para ajudar pessoas acima de 8 anos no aprendizado de conceitos matemáticos e computacionais. Com ele é possível criar histórias animadas, jogos e outros programas interativos.
Tendo em vista as experiências do Media Lab com a linguagem LOGO, desenvolvida por Papert, o Scratch visa ir além dessa linguagem em três aspectos: torná-la mais suscetível à manipulação, mais social e mais significante. Assim a forma como os blocos podem ser manipulados lhe confere uma possibilidade de aprendizagem auto-gerida através da prática de manipulação e teste dos projetos. A plataforma online permite que usuário interajam entre si, critiquem e aprendam com os projetos dos outros (remixing). Além disso, o Scratch permite a personalização através da incorporação de imagens e sons externos, bem como a possibilidade de desenhar e gravar som dentro da ferramenta.
O Scratch é considerado mais acessível que linguagens de programação textuais, por se utilizar de uma interface gráfica que permite que programas sejam construídos com blocos encaixados, lembrando o brinquedo Lego. Utiliza uma sintaxe comum a muitas linguagens de programação. É diferente de outras linguagens, não tem nenhum tipo de pontuação obscura.
Cada bloco da linguagem contém um comando em separado, que podem ser agrupados livremente caso se encaixem. E os comandos podem ser modificados através de menus barra de snirks. O Scratch se inspirou na forma como os DJs fazem a mixagem de sons para criarem novas músicas. Mas essa linguagem consegue mixar diversos tipos de mídias, como imagens, sons e outros programas.
MAKER DAY BRASIL 2019
ONDE: TECHZONE (ICBEU MANAUS)
QUANDO: 26/09/2019
HORÁRIO: 15H30
PÚBLICO ALVO: a partir de 6 anos
VAGAS: 24
RESUMO: Quer aprender programação em bloco de maneira divertida e descomplicada? A oficina tem como objetivo ensinar comandos de navegação em tela, recursos de imagens e som por meio de histórias criadas e construídas pelos próprios participantes.
KARLA PEREIRA
Doutoranda em Informática na UFAM. Embaixadora de Tecnologia da comunidade Impact Hub Manaus. Coordenadora do Núcleo Amazonas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.
GLAUCO SOPRANO
Professor de Robótica e Educação Tecnológica. Coordenador do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League. Coordenador do Núcleo Amazonas da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa.
Avenida Joaquim Nabuco, 1286, Galeria de Artes, Centro
Manaus, AM
INSTITUTO CULTURAL BRASIL ESTADOS UNIDOS - ICBEU MANAUS
O ICBEU Manaus, Centro Binacional de referência no ensino da Língua Inglesa em Manaus há mais de 60 anos e reconhecido pelo Departamento de Estado Americano, tem a missão de divulgar a cultura norte-americana e participar ativamente de suas comunidades, no intuito de que a educação seja a ferramenta mais importante no crescimento e desenvolvimento das pessoas. O ICBEU trabalha com empenho em estar sempre à frente na busca das melhores metodologias educacionais e práticas de ensino inovadoras.