18 set - 2020 • 17:00 > 18:30
Evento Online
O Congresso e-Socialize é um evento para compartilharmos boas práticas pedagógicas e experiências de sucesso realizadas pelos professores do Colégio Santo Américo. É gratuito e aberto a educadores de todo o País.
Nessa edição, teremos duas palestras e seis painéis. Em cada painel, faremos três apresentações e uma rodada de perguntas.
Programação Painel 6
COVID-19 na metrópole de São Paulo: rotação por estações e avaliação em uma sequência interdisciplinar
Julio Cesar Ferreira Santos, Carolina Gabriel de Paula Pupo e Priscila Hamaue
Atualidades e Cidadania é uma disciplina obrigatória do 6º ao 9º ano do Ensino
Fundamental II. Esse componente curricular é caracterizado por articular
projetos interdisciplinares, por meio dos quais mobiliza outras áreas do
conhecimento para iluminar temas e problemas complexos. A avaliação dos alunos
é formativa e ocorre em um processo que, eventualmente, atravessa trimestres. O
principal objetivo é desenvolver a competência comunicativa, estimulando a
habilidade escrita e oral. Nesse sentido, esse componente curricular
transversal colabora diretamente com os objetivos da disciplina de Redação.
"O sumiço da coxinha", ensinando o sistema digestório através de storytelling
Gabriela Kirsten e Rodrigo Motta
Um trabalho sobre como tornar o aluno protagonista no processo de aprendizagem por meio de storytelling no ensino remoto, usando o Sistema Digestório e a Alimentação Saudável como conteúdo.
Aula Invertida: começando a aula pelo dever de casa
Raul Bastos
Na aula invertida, o dever de casa deve ser uma pílula de conhecimento, para instigar o aluno a aula. Esta prática permite que o professor trabalhe o topo da taxonomia de Bloom em sala de aula, desenvolvendo processos cognitivos mais complexos e iniciando em casa processos mais simples, como entender os conceitos e memorizar, lembrar-se de definições básicas. Com isso, as longas tarefas após as aulas passam a ser desnecessárias. Não passar a “tarefa” é algo incomum a professores, mas alunos sem dever de casa não apresentam desvantagens no que diz respeito a aprendizagem (Khon, 2006 – O mito do dever de casa).
O organizador ainda não definiu como este evento será disponibilizado aos participantes.
Colégio Santo Américo