18 out - 2019 • 18:00 > 19 out - 2019 • 18:00
BRASIL - SECÇÃO DO
ESTADO DO CEARÁ
A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Ceará, no uso
das atribuições estatutárias e regimentais que lhe são conferidas, divulga e
estabelece o calendário e as condições de inscrição, critérios de seleção e
realização do
CONGRESSO DE ENSINO JURÍDICO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO
BRASIL - SECÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ, coordenado pela Comissão de
Ensino Jurídico da
Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Ceará (CEJOAB/CE), que acontecerá
na sede no auditório da OAB-CE, Avenida Washington Soares, nº 800, nos dias 18
e 19 de outubro de 2019.
Reunir pesquisadores da área de Ensino Jurídico e da
Educação Jurídica, com a realização de palestras, apresentação de grupos de
estudos e de debates sobre as questões dos cursos de direito e da política
regulatória para a área. Apesar de tratar do ensino jurídico como ponto
singular, a temática se encontra em pilares mais abrangentes, não se limitando
apenas ao jurídico, mas ao ensino como um todo, nos seus mais diversos aspectos
e características. Dessa maneira, objetiva reunir professores e pesquisadores
para apresentarem as práticas pedagógicas existentes nas mais diversas áreas de
interface com o Direito.
Além da importância científica do evento, o Congresso tem a
função de intensificar as relações entre as diversas instituições ligadas ao
ensino jurídico cearense, uma vez que apresenta caráter regional, estreitando
os laços das instituições de ensino superior cearenses, bem como os
conhecimentos gerados por estudos da temática.
Docentes, advogados, gestores educacionais, gestores
públicos, pesquisadores, profissionais das áreas de conhecimento relacionadas
ao tema, discentes de graduação e de pós-graduação da área jurídica, além de
estudiosos ou interessados de áreas afins.
Apresentação de palestras, debates realizados em mesas
redondas, bem como a exposição de trabalhos em grupos de estudos. Os grupos de
trabalhos tendem a trazer contribuições de perfil acadêmico ou de cunho prático
ao ensino jurídico.
O congresso foi organizado contemplando a recente Resolução
CNE/CES nº 05 de 17/12/2018 e a Portaria MEC nº 14/12/2018, que modificam
diretrizes dos cursos de Direito em todo o país, contando com o seguinte
cronograma:
18h – Abertura e Credenciamento
18h30min - Recepção e boas vindas
Apresentação do Coral da OAB - CE
Professora Vanessa Batista Oliveira – Advogada, Professora
universitária, Mestre em Direito, Presidente da Comissão de Ensino Jurídico da
OAB-CE, Membro da Comissão Nacional de Direitos Sociais do Conselho Federal da
OAB Nacional.
José Erinaldo Dantas Filho – Presidente da OAB-CE.
(Autoridades ligadas ao segmento de ensino jurídico)
19h00min até 21h30min
- Palestra de Abertura: "Oportunidades
e desafios para a adequação às novas diretrizes curriculares dos cursos de
Direito".
Convidadas:
1. Prof.ª
Adriana Ancona de Faria - Vice-Diretora administrativa da Fundação Getúlio
Vargas Direito em São Paulo (FGV-SP) e Pesquisadora do Centro de Ensino e
Pesquisa em Inovação da Fundação Getúlio Vargas Direito em São
Paulo (FGV-SP). Assessorou a relatoria responsável pela
elaboração das Diretrizes Nacionais Curriculares (Resolução CNE/CES n. 5/2018).
Doutora em Direito Constitucional e mestre em Direito do Estado pela Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).
2. Prof.ª
Maria Vital da Rocha - Presidente da Associação Brasileira de Ensino do
Direito (ABEDi), integrante da Comissão Nacional de Educação
Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil e professora da
Graduação e PósGraduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro
Universitário 7 de Setembro (Uni7). Doutora em Direito Civil pela Universidade
de São Paulo (USP).
3. Prof.ª
Stephane Hilda Barbosa Lima - Pesquisadora do Centro de Ensino e Pesquisa
em Inovação da Fundação Getúlio Vargas Direito em São Paulo (FGV-SP).
Doutoranda em Teoria do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em
Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista
em Tributário e Processo Tributário.
4. PRESIDENTE DE MESA: Prof.ª Ana Paula Araújo Holanda - Conselheira da Associação
Brasileira de Direito à Educação, vice-presidente do Instituto dos Advogados do
Ceará, coordenadora região nordeste da Associação Brasileira de Ensino do Direito,
membro da Comissão Especial de Defesa da Autonomia Universitária da OAB
Nacional, avaliadora do Sinaes do Ministério da Educação - INEP e Doutorado em
Direito na Universidad Rovira i Virgili, URV, Espanha.
9:00h até 10:30h - Palestra “Artes,
memórias coletivas e os outros fluxos dos
saberes na formação jurídica”.
Palestrante:
Professor Humberto Cunha - Bacharel
(UNIFOR), mestre (UFCE), doutor (UFPE) e pós-doutor (UNIMIB-Universidade de
Milão-Bicocca) em Direito. Advogado da União. Professor dos programas de
graduação, mestrado e doutorado em Direito da Universidade de Fortaleza; na
mesma Universidade lidera o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais.
Membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas e do Instituto dos Advogados do
Ceará. Presidente de Honra do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais.
10:30h até 12:00h - Palestra: “A
perspectiva motivacional nas metodologias
participativas de aprendizagem”.
Doutor, Mestre e Bacharel em Direito pela Faculdade de
Direito da Universidade de São Paulo (USP). Dissertação de Mestrado (USP, 2002)
e tese de Doutorado (USP, 2006), vencedoras do Prêmio Jurídico Orlando
Gomes-Elson Gottshalk, conferido pela Academia Brasileira de Letras Jurídicas
(ABLJ), nos anos de 2002 e 2010.
Vencedor do Prêmio Jabuti 2012, com a obra “Os Direitos da Criança e do
Adolescente em face da TV” (São Paulo: Saraiva, 2011). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado
em Direito da Universidade de Fortaleza (PPGD-UNIFOR) único PPGD nota 6 do
Norte e
Nordeste na última avaliação da CAPES. Professor das
matérias de Didática do Ensino do Direito e de Autonomia Privada na
Constituição, no PPGDUNIFOR.
14h até 15h45min - Painéis com
experiências inovadoras de docentes (para
definição – coordenadores e/ou professores).
Intervalo - Coffee Break
16:00h até 17h30min - Palestra de encerramento: “Empreendedorismo e Marketing Jurídico: O que não se aprende no curso de Direito.”
Doutor (2017) e mestre em direito do trabalho pela PUC-SP
(2010). Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará (2002),
agraciado com a comenda "Magna Cum Laude". É especialista em direito
empresarial pela UECE (2003). Atualmente é professor do Centro Universitário
Farias Brito - FBUni, em Fortaleza, sendo membro do NDE do Curso de Direito
dessa instituição, ensinando na graduação e na pós-graduação, sendo professor
convidado do projeto do Mestrado Acadêmico em Direito. É membro do Instituto
Brasileiro de Direito Social Cesarino Junior. Participa como Pesquisador Doutor
do Grupo de Estudos de Direito Contemporâneo do Trabalho e da Seguridade Social
- GETRAB (USP). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do
Trabalho, Direito Processual Trabalhista e Meio Ambiente Laboral. Foi Vice-presidente
da Associação dos Advogados Trabalhistas do Ceará - Atrace, entre 2005 a 2010.
É membro da Comissão Nacional de Educação Jurídica do Conselho Federal da OAB
Nacional. Atualmente é Conselheiro da OAB-CE. É autor dos livros publicado pela
LTR, "A boa-fé nas negociações coletivas trabalhistas" (2011) e
"Teoria da Empresa para o Direito do Trabalho Brasileiro" (2018).
Palestrante: Pedro Henrique Oliveira - Bacharel em Direito pela
UNIFOR.
Especialista em Direito Processual Civil pela UNIFOR. Advogado.
Conselheiro Consultivo do Conselho Jovem OAB-CE. Presidente da Comissão de
Empreendedorismo e Marketing Jurídico da OAB-CE. Professor de Direito
Processual Civil. Palestrante. Fundador da Nação Jurídica.
Atividades concomitantes (SÁBADO – 19/10/2019)
09:00h até 11h45min - Condução
dos Grupos de Trabalho de maneira
concomitante.
1. Sala e professores para conduzir o GT (pelo
menos 2, no máximo 3) – a definir.
2. Sala e professores para conduzir o GT (pelo
menos 2, no máximo 3) – a definir.
3. Sala e professores para conduzir o GT (pelo
menos 2, no máximo 3) – a definir.
12:00h até 14:00h - Intervalo
para almoço dos participantes do evento.
14h até 16h50min – Workshop:
“desafios para o Ensino Jurídico após as Novas Diretrizes Curriculares”.
Facilitadoras:
Jana Brito -
Doutora em Direito Político e Econômico pela Universidade
Mackenzie e em Droit, Gestion et Science Po. pela
Université de La Rochelle. Mestrado pela Universidade Federal do Ceará.
Professora do Centro Universitário 7 de Setembro. Foi coordenadora no Núcleo de
Pesquisa e Apoio Acadêmico – NPAA FGVLaw SP. CEO do Petit Comité de Recherche
startup de ensino, pesquisa e inovação.
Stephane Lima -
Doutoranda pela USP e pesquisadora no Centro de Ensino e Pesquisa em inovação –
CEPI FGV Direito SP
Proposta: A
proposta desse workshop é, num primeiro momento, debater as novas diretrizes
curriculares aplicadas ao ensino jurídico e de que forma professores e
instituições podem se adequar. Em um segundo momento, será realizada uma
experiência prática onde os presentes serão convidados a participar de um
processo de elaboração de um plano de disciplina adequado.
Será emitido certificado para quem participar do referido
minicurso com carga horária de três
horas aula para quem efetivamente participar o que deve ser informado no
ato da inscrição e enviado email para [email protected]
com o assunto: INSCRICAO EM WORKSHOP para reserva de vagas. Há o limite de 30 vagas, haverá email confirmando a
vaga para o curso escolhido até dia 17 de
outubro de 2.019.
Professoras: Beatriz
Lima (Mestra em Direito pela UFC. Especialista em Direito Constitucional.
Professora do curso de Direito do Centro Universitário Christus. Advogada.) e Ana Larissa Lima (Qualificação
Larissa: Mestranda em Direito pela UFC. Especialista em Direito Constitucional.
Secretaria Geral Adjunta da CDH OAB/CE. Advogada.) Será emitido certificado
para quem participar do referido minicurso com carga horária de duas horas aula
para quem efetivamente participar o que deve ser informado no ato da inscrição
e enviado email para [email protected] com
o assunto: INSCRICAO EM MINICURSO DE
ELABORACAO DE ARTIGOS para reserva de vagas. Há o limite de 30 vagas, haverá email confirmando a vaga para o curso
escolhido até dia 17 de outubro de 2.019.
Ordem dos Advogados do Brasil | Secção Ceará
Av. Washington Soares, 800 - Patriolino Ribeiro, Fortaleza
- CE, CEP: 60130110.
Estacionamento gratuito no local do evento.
As inscrições poderão ser realizadas até dia 17 de outubro
de 2019, mediante a compra de ingresso no site da OAB/CE, em link lá indicado,
na sede da OABCE, pela plataforma Sympla, ou ainda, pessoalmente, com um dos membros da comissão de
ensino jurídico. Caso adquira o ingresso impresso, este deverá ser levado em
mãos e entregue no ato do credenciamento. Caso faça pelo site, os dados do
inscrito serão apenas conferidos no ato do credenciamento.
O texto do resumo expandido deverá ter extensão de 4 (quatro) a 6 (seis) páginas e observar as seguintes regras:
6.1. Estrutura do resumo expandido
Título;
Título em língua estrangeira (português, espanhol, francês,
italiano ou inglês);
Autoria (s);
Resumo - deve ter até 250 palavras;
Palavras-chave;
Resumo em língua estrangeira (português, espanhol, francês,
italiano ou inglês);
Palavras-chave em língua estrangeira (português, espanhol,
francês, italiano ou inglês);
Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências;
Referências - relação das obras citadas no artigo,
alinhadas à esquerda, seguindo o formato da ABNT NBR 6023 – 2002;
As citações diretas e indiretas devem ser realizadas no
próprio texto, seguindo sistema autor-data, como nos exemplos: Segundo Bobbio
(1998, p. 54) ou após a citação (BOBBIO, 1998, p. 54).
Documento: formato Word (.doc/.docx);
Título – deve estar centralizado, com espaço simples (1pt),
12, caixa alta;
Título em língua estrangeira (português, espanhol, francês,
italiano ou inglês) - deve estar centralizado, espaço simples (1pt), 12, caixa
alta;
Autoria: alinhada à direita, com indicação de breve
currículo em nota de rodapé, espaço simples, 10;
Resumo: Palavra alinhada à esquerda, negrito, em caixa
alta, 12. Após, devese deixar uma linha em branco antes de iniciar o corpo do
resumo. No texto do resumo a formatação deve ser Times New Roman 12, com
espaçamento simples (1pt) e parágrafo justificado, com até 250 palavras. Após,
deve-se deixar uma linha em branco antes das palavras-chave, que devem conter de
3 a 5 palavras, separadas por ponto. O resumo em língua estrangeira segue esta
mesma formatação;
Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências –
Títulos alinhados à esquerda, caixa alta, negrito, 12;
Espaços (corpo do texto): Entre linhas – 1,5pt; Entre
parágrafos - 6pt; Entre título e texto - 6pt; Entre linhas das notas de rodapé
- simples; Entre linhas da citação longa – simples; Entre linhas de uma mesma
referência - simples; Entre uma referência e outra - 6pt; Entre o texto e a
citação longa - 6pt; Início de parágrafo - 1,0 cm na régua do Word;
Citação: Longa (mais de 3 linhas) - 4,0 cm de recuo na
régua do Word; menos de 3,0 cm linhas entre aspas;
Fonte: Times New Roman;
Texto: 12;
Citação longa: 10;
Nota de rodapé explicativa: 10;
Títulos: 12 caixa alta negrito;
Subtítulos: 12 Caixa baixa negrito;
Sub-subtítulos: 12 caixa baixa itálico;
Sub-subsubtítulos: 12 caixa baixa sublinhado;
Referências: 12 (destaque para títulos das obras em
negrito);
Margens: esquerda: 3.0 cm; direita: 2,0 cm; superior: 3,0
cm; inferior: 2,0 cm.
O resumo expandido deverá ser enviado ao e-mail [email protected] com o título “SUBMISSÃO DE ARTIGO”,
juntamente com outro arquivo em
Word contendo os dados de identificação do autor, até dia
14 de outubro de 2019. Com divulgação de resultados no dia 14 de outubro de
2019.
7.1. Os dados de
identificação são:
Nome
completo do autor e do trabalho;
Data
de nascimento;
E-mail;
Endereço
de domicílio, com CEP;
Minibiografia
com maior titulação obrigatória, no máximo de cinco linhas;
comprovante
de inscrição efetuada, com respectiva comprovação de pagamento da
inscrição.
7.2 Deverão ser informados, no corpo do e-mail, as seguintes informações:
a) Área
temática;
b Título do Artigo, junto com o subtítulo (se houver);
c) Palavras-chave
7.3. Cada
autor poderá submeter até 3 (três) resumos expandidos para apresentar no
evento, desde que para Simpósios Temáticos distintos;
7.4. Serão
admitidos somente trabalhos com, no máximo, 3 (três) coautores;
7.5. Para
realizar a submissão de trabalho (s), o(s) autor(es) que irão apresentar
deverão estar inscritos no evento como participantes.
8.1. Os artigos
serão analisados por, no mínimo, 2 (dois) avaliadores, membros da Comissão
Cientifica do presente evento, elo sistema de double blind review
8.2. São
critérios de avaliação dos trabalhos submetidos ao evento:
Atualidade,
originalidade e relevância do tema;
Adequação
e pertinência temática ao Grupo de Trabalho indicado;
Consistência
teórica e metodológica;
Clareza,
pertinência e consecução dos objetivos;
Conclusão:
fundamento, coerência e alcance;
Qualidade
da redação, das referências e da organização do texto.
8.3. Os
trabalhos devem ser submetidos aos Grupos de Trabalhos - GTs abaixo, conforme o
conteúdo das Ementas:
Objetiva analisar a importância e os reflexos da
internacionalização do ensino jurídico para a formação profissional do operador
de direito.
Objetiva analisar quais são as ferramentas tecnológicas que
estão auxiliando o ensino jurídico ou que podem vir a revolucioná-lo quando
implementadas. Assim como, de que forma novas metodologias contribuem com o
desenvolvimento das habilidades profissionais exigidas pelo século XXI.
Objetiva analisar levantamentos práticos de questões
complicadoras para a alta performance do ensino jurídico na sociedade
contemporânea e meios de superá-las, com base nas novas diretrizes
curriculares.
9.1 Caso o
trabalho tenha sido aprovado pela Comissão Avaliadora, o participante será
informado por e-mail e deverá providenciar a apresentação oral, atendendo às
seguintes especificações:
9.1.1 Conteúdos:
Cabeçalho (título do trabalho, nome dos autores, instituição de origem e o
Curso de Graduação ou Pós-Graduação a que pertence ou pertenceu), Introdução,
Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão, Referências.
9.1.2 Os
trabalhos de pesquisadores bolsistas deverão mencionar a respectiva agência de
fomento.
9.2 A
apresentação oral poderá ser elaborada em Power
Point.
9.3 A elaboração
da apresentação oral é de exclusiva responsabilidade dos autores do trabalho. Os que escolherem trazer a apresentação em Power Point, precisarão convertê-lo em
PDF para exibição durante sua exposição oral. O arquivo deverá ser
disponibilizado em Pendrive a
Comissão Organizadora presente em sala de aula, até 10 (dez) minutos antes do
início de sua sessão, para ser salvo no ambiente da apresentação.
10.1. Todos os
trabalhos aprovados serão apresentados de forma oral, em local e horário
definidos pela Comissão Organizadora, sem possibilidades de alterações.
10.2. Não será
permitida alteração no horário estabelecido para as apresentações dos
trabalhos.
10.3. Pelo menos
um dos autores deverá realizar a apresentação oral.
10.4. As sessões
serão coordenadas por professores convidados pela Comissão Científica do
Encontro.
10.5. Para a
Sessão Oral, devem ser observadas as seguintes disposições:
a) Cada apresentação deverá ser realizada em, no
máximo, 10 (dez) minutos perante a Comissão Avaliadora.
b) O participante deverá permanecer dentro de sala
durante todo o período da sessão em que o trabalho for apresentado, mesmo após
ter sido avaliado;
c) A única exceção ao "item b" é para o
autor que precise apresentar mais de um trabalho em GTs distintos, devendo esse
informar à mesa de sua condição no início dos trabalhos, para que ele possa ter
prioridade em sua apresentação para se dirigir ao outro GT do qual faz parte.
A apresentação oral receberá uma nota que será atribuída de
0,0 (zero) a 10,0 (dez), pela Comissão Avaliadora, considerando-se os seguintes
tópicos e suas respectivas pontuações máximas:
a)Organização
da apresentação oral (1,0 ponto).
b)Descrição
da metodologia (3,0 pontos).
c)Relevância
das considerações (3,0 pontos).
d)Domínio
do conteúdo exposto (3,0 pontos).
Os resumos expandidos serão publicados no formato de anais.
Os autores dos melhores trabalhos (pelo menos 10 (dez)) poderão ser
convidados pela Comissão de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do
Brasil, Seccional do Ceará (CEJ-OAB/CE), para desenvolverem suas pesquisas e as
publicarem em formato de capítulo de livro, em obra a ser lançada pela
mencionada comissão no ano subsequente, com 10 a 15 páginas e seguindo as
formatações anteriormente especificadas neste edital, em prazo a ser estipulado
por esta Comissão, resguardando o mínimo de 30 dias após envio de email com a
escolha dos respectivos artigos. As informações mais especificas quanto à obra
coletiva serão repassadas quando do envio do referido email.
Submissões dos trabalhos |
Até 14 de outubro de 2019 |
Divulgação dos trabalhos deferidos |
16 de outubro de 2019 |
Apresentações orais |
19 de outubro de 2019 |
Envio dos
certificados de apresentação por e-mail |
Até 14 de novembro de 2019 |
Serão emitidos certificados de participação para os
ouvintes (conferidas 16/h em atividades complementares) e participantes (serão
conferidos também certificados de apresentação de trabalho, minicursos e
workshop). O certificado será expedido pela OAB, por meio eletrônico, e enviado
para os e-mails respectivos. Ressalte-se que será expedido certificado para
cada uma das atividades do congresso supra informadas.
Alessandra Almeida
Barros
Adhara Silveira Camilo
Djalma Alvarez Brochado Neto
Glauco Cidrack do Vale Menezes
Lethicia Pinheiro Machado
Matheus Rodrigues Lins
Phelipe Bezerra Braga
Rosangela Sousa Bernardo
Vanessa Oliveira Batista
Victor Alves Magalhães
Avenida Washington Soares, 800 Patriolino Ribeiro
Fortaleza, CE
Comissão de Ensino Jurídico OAB/CE
A Comissão de Ensino Jurídico da OAB-CE anuncia o I Congresso de Ensino Jurídico, promovido em parceria com outras instituições, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de outubro, na sede da OAB em Fortaleza. Resgatando a cultura cearense sobre esses debates, o estado que sediou o Primeiro Congresso Nacional de Ensino Jurídico na década de 1950, contará com um evento com palestrantes ilustres que estudam e constroem essa temática em âmbito nacional, bem como três grupos de trabalhos.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
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