Comunicação para Moda Consciente
Um encontro para analisar a comunicação da moda que foca na produção e consumo responsáveis. Nos blogs, portais, redes sociais e ainda offline, veremos como melhor abordar essa área para noticiar e incentivar de maneira coerente, confiável e alinhada aos valores de cada pessoa e empresa/marca.
Vamos abordar a crescente produção e divulgação de conteúdo sobre as marcas, profissionais e iniciativas que têm a produção sustentável - de baixa escala, artesanal, atemporal, que operam com o comércio justo e etc - como foco. E o também crescente número de leitores que buscam se informar sobre o consumo consciente.
Como comunicar a moda consciente de maneira a gerar um real engajamento? Como se inserir nesse contexto sendo um novo veículo ou ainda uma adaptação de temas a uma mídia já existente? O que podemos aguardar para os próximos passos da comunicação dentro do contexto slow?
Público alvo: estudantes e profissionais de comunicação que atuam nas áreas da moda e estilo de vida, interessados em geral pelo assunto que queiram iniciar ou aprofundar uma abordagem no slow fashion e slow living e marcas que atuam com moda consciente que querem alinhar e fortalecer sua comunicação.
Alguns tópicos que serão abordados:
- O slow fashion e suas aplicações na comunicação online e impressa;
- A moda consciente em veículos que já nascem com essa proposta e os que buscam se adaptar ao tema;
- A "moda sustentável, eco, verde, ética" e o rompimento com seus estigmas pré-estabelecidos;
- Para identificar e fugir do greenwashing;
- Pesquisas, fontes confiáveis, originalidade, confiança, integridade, utilidade;
- O ativismo online como incentivo para mudanças reais;
- O "Jornalismo Slow" e seus inúmeros benefícios.
- Textos e referências úteis para aprofundar sobre o assunto em casa.
- Edição um do Guia Slow Lifestyle, criado pelo Review, com marcas, conteúdo e iniciativas diversas sobre o slow living.
Sobre a facilitadora:
Bruna Miranda
Jornalista graduada pelo Uni-BH com mais de dez anos de experiência em comunicação de moda. Idealizou em 2013 o Review, plataforma de slow living onde é editora geral. No ano passado, lançou com a designer Luna Siqueira e a fotógrafa Silvia Vasconcellos o Guia Slow Lifestyle, em formato de revista independente. De 2012 a 2014 foi co-criadora do site Exemplar id, sobre lifestyle sustentável. Atua com comunicação, consultoria e curadoria na cultura slow e inovação e também faz parte da equipe Fashion Revolution Brasil.