Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Comunicação para a Vida (Turma 4)

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Comunicação para a Vida (Turma 4)

06 mar - 2020 • 19:30 > 08 mar - 2020 • 17:00

 

Descrição do evento

O que é a Comunicação para a Vida?

Acreditamos que mudando nossas conversas podemos mudar nossas vidas e mudar o mundo!


Comunicação para a Vida é uma formação para quem busca aprender a se comunicar de uma maneira mais autentica, mais significativa e colaborativa. Para quem deseja aprender uma linguagem que permita a criação de relações e espaços de confiança, para quem deseja viver com mais harmonia e amor.

Podemos dizer que Comunicação para a Vida é um processo ou um método que possibilita uma maior compreensão de nós, seres humanos, e da nossa capacidade conversacional, do poder que a linguagem exerce em nosso viver cotidiano.

Objetivos do Curso

Esta é uma formação que visa o desenvolvimento humano, o autoconhecimento, o reconhecimento das fragilidades da nossa forma de nos comunicarmos com os outros e com nós mesmos.

No curso você vai aprender conceitos e práticas que te auxiliarão a ressignificar suas relações a partir da forma como você conversa, transformando suas conversas em conversas mais significativas, colaborativas e autenticas.

Será uma oportunidade para você se observar no processo conversacional, identificar suas fragilidades, realizar as mudanças que deseja e começar a se relacionar no mundo de uma forma mais integral, humana, com menos conflitos e mais amor, tanto na sua vida pessoal como profissional.

Programação

Dia 06 de março - Sexta-feira - 19h30 às 22hs

Conhecendo o grupo – Começando a criar conexões.

Introdução ao Curso – Conhecendo nosso roteiro e como serão os próximos dias.

Momento mindfulness – Alinhando nossas intenções para viver esta experiência.


Dia 07 de março - Sábado - 9 às 18hs

O Observador e a ação humana – Reconhecendo que somos seres únicos, que cada um de nós tem sua forma particular de observar e interpretar o mundo.

O poder da linguagem – Entendendo que a linguagem não é passiva, mas sim ativa e geradora do nosso viver.

Juízos, afirmações e declarações – Conhecendo alguns atos linguísticos e o que eles representam na nossa comunicação.

A escuta ativa – Valorizando o poder da escuta e a responsabilidade que temos por ela.


Dia 08 de março - Domingo - 9 às 17hs

Momento mindfulness – Buscando novas conexões com tudo que vivenciamos até o momento.

Emoções e sentimentos – Reconhecendo que emoções e sentimentos estão presentes em nossas conversas e fazem parte do nosso viver.

O Corpo – Alinhando o interno com o externo e observando nossa estrutura de coerência.

Encerramento e avaliação


Base teórica e metodológica

O curso tem como base teórica e metodológica a Ontologia da Linguagem, a Biologia Cultural e a Comunicação Não-Violenta.

A Ontologia da Linguagem foi idealizada pelo chileno Rafael Echeverría e traz elementos da filosofia da linguagem, da teoria do observador, do pensamento sistêmico e outros. Esta corrente tem algumas premissas e talvez a mais forte delas seja que nós seres humanos somos seres em permanente transformação e que a partir da linguagem podemos transformar a nós mesmos e transformar o mundo em que vivemos, nesta proposta a linguagem é vista como ativa e geradora e não como passiva. Na proposta da Ontologia da Linguagem trabalhamos em nossas conversas não apenas a linguagem falada, mas também toda corporalidade e toda emoção que uma conversa envolve.

A Biologia Cultural foi desenvolvida pelo renomado biólogo chileno Humberto Maturana, nos traz um olhar para o ser humano inserido no seu contexto cultural e social. Para Maturana os seres humanos são autônomos, capazes de produzir seus próprios componentes ao interagir com o meio, vivem no conhecimento e conhecem no viver.

A Comunicação Não-Violenta (CNV) foi desenvolvida pelo norte-americano Marshal Rosemberg e contribui significativamente para nosso processo comunicacional, uma forma de conversar que nos permite construir uma relação de confiança com o outro, que aumenta a disposição para cooperação e apoio mútuo, onde tratamos das nossas necessidades olhando também as necessidades do outro, sem ignorar nossos sentimentos e emoções.

Facilitadores

Solange Fonseca

É Comunicóloga e seu foco de trabalho são as conversas interpessoais.
Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda, com Especialização em Marketing Administrativo, MBA em Gerenciamento de Projetos. Formada em Facilitação e Moderação de Discussão em grupos, em Ontologia da Linguagem (com Rafael Echeverría e Alícia Pizarro), Biologia Cultural (com Humberto Maturana) e Comunicação Não-Violenta (com Sven Fröhlich). Trabalhou em veículos de comunicação, agências de propaganda e órgãos de governo. Atua, há 12 anos, com Facilitação de Grupos, Consultoria e Coaching nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Comunicação Interpessoal, Formação Gerencial, Desenvolvimento e Treinamento de Equipes. É instrutora do SEBRAE e Co-fundadora do Instituto Converse.
Seu propósito é ajudar pessoas a se autoconhecerem, a criarem espaços mais colaborativos e relações mais significativas.

Filipe Mescolotto

Larga experiência com implantação e coordenação de equipes.
Bacharel em Ciências Contábeis pela PUC-SP, com MBA-USP de Controladoria e Gestão Pública. Formado em Facilitação e Moderação de Discussão em grupos, em Ontologia da Linguagem (com Rafael Echeverría e Alícia Pizarro), Biologia Cultural (com Humberto Maturana) e Comunicação Não-Violenta (com Sven Fröhlich). Trabalhou com contabilidade, consultoria empresarial, processos de tomada de decisão, auditoria e controles internos em empresas nacionais e multinacionais. Atua, há 12 anos, com Facilitação de Grupos, Consultoria e Coaching nas áreas de Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Comunicação Interpessoal, Formação Gerencial, Desenvolvimento e Treinamento de Equipes. É instrutor do SEBRAE e Co-fundador do Instituto Converse.
O que mais gosta de fazer é trabalhar com pessoas, ajudar as pessoas em seu autodesenvolvimento, conectando experiências, ampliando conhecimentos e compartilhando vivências.

A quem se destina

A todas as pessoas que desejam se comunicar de uma forma mais significativa e autentica, seja em seus ambientes pessoais ou profissionais. Pessoas que desejam sair do espaço dos conflitos e que buscam viver em harmonia consigo mesmas, com os outros e com o mundo.

Os valores estão disponíveis no link para inscrições. Caso você queira participar, mas o valor esteja acima de suas possibilidades, por favor, envie um e-mail para contato@institutoconverse.org.br e podemos te ajudar!

Local

Observatório Caminho Do Meio

Estrada Intendente Antônio Damasco, 3354 Ratones

Florianópolis, SC

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Instituto Converse

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora