Cronograma
09:00-09:20: Abertura
09:20-10:40: Palestra com Ana Oliveira "Mulheres na Programação: Porque somos tão poucas?". Ana Oliveira é doutora pelo Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG e atualmente é sócia fundadora e diretora pedagógica da escola de programação Just Coding.
10:40-11:00: Coffee-break
11:00-12:30: Painel: Trajetórias Femininas na Computação
O que leva mulheres de diferentes contextos e formações optarem por computação? Quais as barreiras que elas superaram? Vamos conhecer a trajetória de três mulheres que passaram por diversas situações e através disso entender como podemos contribuir para que mais trajetórias femininas sejam realizadas na computação.
Partipantes:
Marina Werneck, aluna do curso de Sistemas de Informação na UFMG e estagiária na Kaputto
Polly do Amaral, Administradora de Redes do Centro de Recursos Computacionais do DCC desde 2001 e ativista
Serena Fernandes, Coordenadora de Customer Success no Méliuz e desenvolvedora de software
14:00-17:00 Minicurso Word Embeddings: Teoria e Prática
Palestrante: Evelin Amorim (UFMG)
Descrição: Você já ouviu falar da representação de embeddings? Se sim, qual a teoria por trás desta aplicação? Se não, o que é esta representação que está revolucionando o Processamento de Linguagem Natural? Para entender melhor, vamos também aplicar esta teoria em um conjunto de dados e tentar extrair o máximo de conhecimento possível.
Obs.: trazer computador.
15:30- 17:30 Minicurso Design Thinking
Palestrantes: Pricila Rodrigues e Lidia Ferreira
Descrição: Não, você não vai aprender teoria das cores ou coisas do tipo. Design Thinking não é apenas sobre ter ideias geniais para artes, mas ter ideias geniais para qualquer problema que você tenha. Design Thinking não é uma caixa mágica com soluções prontas: é aplicar métodos e processos para abordar problemas, obter informações, analisar o conhecimento e propor uma solução. Junte-se a nós nesse workshop e venha aprender um pouco sobre o que é Design Thinking e como usá-lo para ajudar a estruturar o pensamento na resolução de problemas!
Obs.: trazer lápis ou caneta. Não precisa de computador.