Login
O evento já encerrou...
Como planejar as experiências para os públicos de espaços culturais
Carregando recomendações...
Evento encerrado
Parcele sua compra em até 12x

Como planejar as experiências para os públicos de espaços culturais

2 ago - 2021 • 19:00 > 3 ago - 2021 • 21:30 Ver datas e horários

Videoconferência via Sympla Streaming

Descrição

POR QUE UM CURSO SOBRE ESSE TEMA?

A palavra "experiência" tem sido cada vez mais utilizada para falar de públicos, e não à toa. A soma das experiências que são oferecidas pelos espaços culturais a perfis diversos de públicos é determinante para definir se estes continuarão próximos (e indicarão o espaço para outras pessoas) ou se não retornarão.  Saber planejar experiências, portanto, passou a ser uma necessidade estratégica fundamental para os espaços que quiserem continuar  relevantes para seus públicos e também para atingir novas pessoas.

 

O tema ficou ainda mais relevante com a pandemia, que acelerou a tendência de os espaços saberem oferecer também experiências interessantes no ambiente digital. E para o pós-pandemia, já é esperado que as experiências híbridas (mesclando presencial e online) se consolidarão.

 

Este curso é uma introdução ao tema. Ele é totalmente prático e cheio de exemplos. Mostrarei os diversos fatores que geram as experiências, como elas podem aproximar ou afastar os públicos, e como elas são essenciais para ampliação de públicos e para a aproximação de grupos minorizados (como pessoas negras, LGBTs e com deficiência). Mostrarei ainda como um espaço cultural pode planejar (ou melhorar), na prática, as experiências para os seus públicos.

 

André Fonseca

 


PARA QUEM PENSEI O CURSO?

Pessoas que trabalham (ou tenham interesse em trabalhar) com espaços e instituições culturais (públicos ou privados, independentes ou não).

Artistas e pessoas que atuam nas áreas de gestão e produção cultural, que queiram pensar nas experiências que agregam a seus projetos.

Outras pessoas que tenham interesse pelo tema.



HÁ LIMITE DE VAGAS?

Sim, são 20 vagas.

 

 

QUAL SERÁ O CONTEÚDO?

Dia 1: o que são as experiências dos públicos com os espaços culturais?

Os novos comportamentos e hábitos de consumo cultural dos públicos na era digital. Os diversos fatores que geram experiências, como: identificação, comunicação (escrita e visual),  percepção de valor, atendimento, ambientação e diversidade.

 

Dia 2: como planejar as experiências para os públicos de espaços culturais?

Como planejar as experiências a partir das interações e da  "jornada e consumo" dos públicos com o espaço.  Experiências presenciais x online: como trabalhar as diferenças. Pós-pandemia: as tendências já esperadas que poderão afetar os espaços culturais.

 

 

QUEM É ANDRÉ FONSECA?

Eu sou um profissional independente que pensa, trabalha e pesquisa as relações entre comunicação, cultura e diversidade. Ajudo pessoas, marcas e espaços a se conectarem melhor e de modo mais inclusivo com seus públicos, por meio de consultorias, cursos e capacitações. Quando não estou trabalhando, consumo muita cultura, especialmente cinema e música. Acho que minha trajetória diz muito mais sobre mim do que minha formação acadêmica, mas se interessar, sou graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Fui ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Desenvolvi um estudo sobre públicos para o Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (2018/2019). Atuo no setor cultural desde 1997 e já realizei trabalhos para, entre outros: Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Circo Zanni, SISEM - Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.

Instagram: @euandrefonseca.

 


QUANDO SERÁ?

01 e 02 de agosto (2a e 3a feira), das 19h às 21h30 (com intervalo de 10 minutos).

 

Carga horária total: 4h40min.



PODEREI ASSISTIR O CURSO DEPOIS?

Não, será totalmente ao vivo.

 

 

QUANTO CUSTA?

R$170,00 (parcelamento em até 12x no cartão de crédito).


10% de desconto para profissionais de museus que têm registro no Cadastro Estadual de Museus do SISEM-SP (me envie um email - [email protected] - com seu nome completo, que que eu retornarei com o código promocional para você aplicar no pagamento).


Atenção! A opção de pagamento por boleto é disponibilizada pela Sympla somente até 05 dias úteis antes da data de início do curso, pois esse é o tempo que o processador de pagamentos Sympla e os bancos precisam para validar a transação. Caso você não use cartão e não consiga emitir o boleto, pode me enviar um email - [email protected] - que eu lhe informarei os dados para pagamento via Pix.


 

RECEBEREI ALGUM TIPO DE MATERIAL?

Sim, você receberá o conteúdo do curso em formato PDF.

 

 

CERTIFICADO

Será emitido um certificado de participação para quem estiver presente nos dois encontros do curso.

 

Termos e políticas

Como acessar o evento

Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.

Como acessar a transmissão:

Antes de tudo,
cadastre-se ou acesse sua conta com o mesmo email usado no pedido.
Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android
Selecione o evento desejado e toque no botão acessar transmissão *
Prepare-se! Para participar é necessário ter o Zoom instalado.

* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento

Sobre o organizador

Como planejar as experiências para os públicos de espaços culturais

André Fonseca

André Fonseca atua de modo independente nas áreas de gestão cultural, comunicação e diversidade e inclusão, desenvolvendo consultorias e ações de formação. É graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.