2 ago - 2021 • 19:00 > 3 ago - 2021 • 21:30 Ver datas e horários
Videoconferência via Sympla Streaming
POR QUE UM CURSO SOBRE ESSE TEMA?
A palavra "experiência" tem sido cada vez mais utilizada para falar de públicos, e não à toa. A soma das experiências que são oferecidas pelos espaços culturais a perfis diversos de públicos é determinante para definir se estes continuarão próximos (e indicarão o espaço para outras pessoas) ou se não retornarão. Saber planejar experiências, portanto, passou a ser uma necessidade estratégica fundamental para os espaços que quiserem continuar relevantes para seus públicos e também para atingir novas pessoas.
O tema ficou ainda mais relevante com a pandemia, que acelerou a tendência de os espaços saberem oferecer também experiências interessantes no ambiente digital. E para o pós-pandemia, já é esperado que as experiências híbridas (mesclando presencial e online) se consolidarão.
Este curso é uma introdução ao tema. Ele é totalmente prático e cheio de exemplos. Mostrarei os diversos fatores que geram as experiências, como elas podem aproximar ou afastar os públicos, e como elas são essenciais para ampliação de públicos e para a aproximação de grupos minorizados (como pessoas negras, LGBTs e com deficiência). Mostrarei ainda como um espaço cultural pode planejar (ou melhorar), na prática, as experiências para os seus públicos.
André Fonseca
PARA QUEM PENSEI O CURSO?
Pessoas que trabalham (ou tenham interesse em trabalhar) com espaços e instituições culturais (públicos ou privados, independentes ou não).
Artistas e pessoas que atuam nas áreas de gestão e produção cultural, que queiram pensar nas experiências que agregam a seus projetos.
Outras pessoas que tenham interesse pelo tema.
HÁ LIMITE DE VAGAS?
Sim, são 20 vagas.
QUAL SERÁ O CONTEÚDO?
Dia 1: o que são as experiências dos públicos com os espaços culturais?
Os novos comportamentos e hábitos de consumo cultural dos públicos na era digital. Os diversos fatores que geram experiências, como: identificação, comunicação (escrita e visual), percepção de valor, atendimento, ambientação e diversidade.
Dia 2: como planejar as experiências para os públicos de espaços culturais?
Como planejar as experiências a partir das interações e da "jornada e consumo" dos públicos com o espaço. Experiências presenciais x online: como trabalhar as diferenças. Pós-pandemia: as tendências já esperadas que poderão afetar os espaços culturais.
QUEM É ANDRÉ FONSECA?
Eu sou um profissional independente que pensa, trabalha e pesquisa as relações entre comunicação, cultura e diversidade. Ajudo pessoas, marcas e espaços a se conectarem melhor e de modo mais inclusivo com seus públicos, por meio de consultorias, cursos e capacitações. Quando não estou trabalhando, consumo muita cultura, especialmente cinema e música. Acho que minha trajetória diz muito mais sobre mim do que minha formação acadêmica, mas se interessar, sou graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona. Fui ministrante da pós-graduação à distância do Senac Gestão cultural: cultura, desenvolvimento e mercado (2015-2019) e orientador de projetos integrados na pós-graduação Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais, do CELACC USP (2020). Desenvolvi um estudo sobre públicos para o Centro de Referência da Dança da Cidade de São Paulo (2018/2019). Atuo no setor cultural desde 1997 e já realizei trabalhos para, entre outros: Instituto Brincante, MIS - Museu da Imagem e do Som, Red Sudamericana de Danza, Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, SESC, Circo Zanni, SISEM - Sistema Estadual de Museus de São Paulo, Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Biblioteca Mário de Andrade, Goethe-Institut São Paulo, IPHAN, Secretaria de Cultura de Santo André, Festival Internacional de Danza Contemporánea de Uruguay e Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de Registro.
Instagram: @euandrefonseca.
QUANDO SERÁ?
01 e 02 de agosto (2a e 3a feira), das 19h às 21h30 (com intervalo de 10 minutos).
Carga horária total: 4h40min.
PODEREI ASSISTIR O CURSO DEPOIS?
Não, será totalmente ao vivo.
QUANTO CUSTA?
R$170,00 (parcelamento em até 12x no cartão de crédito).
10% de desconto para profissionais de museus que têm registro no Cadastro Estadual de Museus do SISEM-SP (me envie um email - [email protected] - com seu nome completo, que que eu retornarei com o código promocional para você aplicar no pagamento).
Atenção!
A opção de pagamento por boleto é disponibilizada pela Sympla somente
até 05 dias úteis antes da data de início do curso, pois esse é o tempo
que o processador de pagamentos Sympla e os bancos precisam para validar
a transação. Caso você não use cartão e não consiga emitir o boleto, pode me enviar um email - [email protected] - que eu lhe informarei os dados para pagamento via Pix.
RECEBEREI ALGUM TIPO DE MATERIAL?
Sim, você receberá o conteúdo do curso em formato PDF.
CERTIFICADO
Será emitido um certificado de participação para quem estiver presente nos dois encontros do curso.
Este evento tem a comodidade e a praticidade de uma transmissão online com a melhor experiência garantida pela Sympla.
* A transmissão é disponíbilizada um pouco antes do início do evento
André Fonseca
André Fonseca atua de modo independente nas áreas de gestão cultural, comunicação e diversidade e inclusão, desenvolvendo consultorias e ações de formação. É graduado em comunicação social com habilitação em marketing pela ESPM-Escola Superior de Propaganda e Marketing e pós-graduado em Cooperação e Gestão Cultural Internacional pela Universidade de Barcelona.