Como os Negócios de Impacto estão influenciando a Gestão de Pessoas e Empresas

MM Coworking - Belo Horizonte, MG
01 de março de 2018, 18h30-22h

Compartilhar:

Ingressos

Ingresso Único
R$ 80,00
Pague em até 10x
Vendas até 01/03/2018
Encerrado

Descrição do evento

De um lado, as organizações que visam lucro. Do outro, aquelas que querem resolver problemas sociais e ambientais. Mas será que as duas não poderiam andar lado a lado? A nova economia que surge do conceito dos Negócios Sociais tem mostrado que sim, resultados financeiros e impactos positivos podem estar de mãos dadas.

O conceito nasceu da experiência de Muhammad Yunus - ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Primeiro, com a criação do Grameen Bank e do microcrédito e, depois, por meio da parceria com a multinacional Danone na venda de iogurtes nutritivos para combater a desnutrição em Bangladesh. Garantir a sustentabilidade como negócio e fazer o bem, obter lucro e gerar impactos positivos, esse é o plano.

O crescente número de empreendimentos e pessoas com pensamentos alinhados a esse novo modelo de negócios tem seu reflexo no Sistema B. Um movimento global que reúne mais de 2 mil empresas certificadas em todo o mundo - sendo mais 100 no Brasil -   que utilizam seu poder de mercado para solucionar problemas sociais e ambientais.

Não é difícil perceber que estamos assistindo ao surgimento de uma próxima geração de negócios e líderes, de empresas e profissionais que desejam ser melhores para o mundo.

Mas como fazer com que estes dois atores fundamentais dessa transformação em curso se encontrem e possam colocar em prática todo o seu potencial? Como alinhar organizações e profissionais de forma a identificar, reter e desenvolver talentos com os mesmos propósitos?  Como integrar a agenda proposta pelos negócios de impacto à gestão de pessoas e empresas? E será que você, que está lendo esse texto agora, é esse profissional que as empresas vão demandar daqui para frente?

Porque devo fazer esse workshop?

Se você é um profissional inquieto, inovador e tem o desafio ou desejo de levar para a empresa na qual trabalha ou para seu próprio empreendimento os conceitos de um negócio de impacto.

Se você deseja descobrir os talentos que assim, como sua empresa desejam ser melhores para o mundo.

Se você deseja ser esse profissional melhor para o mundo e esse talento que está sendo demandado pelo mercado.

Programação

18h30 Café de boas-vindas

19h00 Abertura

19h10 O que aprendi com Muhammad Yunus no Grameen Bank.

Felipe Faria

- Bangladesh e os motivos que fizeram de lá um laboratório para os negócios sociais.

- Como nasceu meu interesse no estágio no Grameen Bank.

- O Grameen Bank.

- Parceria Grameen-Danone, um dos primeiros exemplos de negócio social

- O trabalho de atração de investimento da FIEMG e os negócios sociais como alvo do nosso trabalho.

20h00 O Sistema B e o perfil dos negócios que compatibilizam lucro e impactos positivos.

Jussara Rocha

- O Sistema B - um movimento global de empresas que utilizam seu poder de mercado para encontrar soluções para problemas sociais e ambientais.

- Panorama do Movimento B no Brasil.

- Motivos para ser uma Empresa B.

- Como ser uma Empresa B.

20h40 Comportamento e gestão de pessoas nos negócios de impacto.

Marcos Faria - Raíssa Dias

- Quais competências da pessoa com perfil de impacto social?

- Análise da empresa: ela está preparada para atrair e manter pessoas com este perfil

- Como identificar o perfil?

- Como atrair? Como manter?

- Teste de identificação de perfil

Para quem é este Workshop?

Profissionais de RH, empreendedores, líderes e profissionais que busquem um trabalho com este propósito.

Palestrantes

Marcos Faria

Psicólogo, sócio fundador da EIDEA.

Trajetória pessoal e sucesso profissional são duas condições que caminham lado a lado. Esse pensamento direcionou Marcos na criação da EIDEA, uma consultoria onde ele pudesse aplicar tudo o que a psicologia tem a oferecer para o desenvolvimento profissional e humano. Afinal, as duas trajetórias são inseparáveis. Sua paixão? Ajudar as organizações e pessoas a descobrir todo o seu potencial e contribuir para que elas alcancem seus propósitos. Marcos vai usar sua experiência para desenhar o perfil do profissional alinhado à cultura dos negócios de impacto e mostrar como as empresas podem se preparar para identificar e investir nessas pessoas.

Raíssa Dias

Psicóloga, sócia fundadora da EIDEA.

Raíssa é psicóloga e empreendedora por natureza. As duas coisas se fundiram ainda na faculdade quando ela já tinha o desejo de criar a EIDEA, uma consultoria capaz de usar a Psicologia para criar valor real para empresas e empreendedores, líderes e equipes. Porque acredita que as ideias são capazes de modificar o mundo, Raíssa está sempre atenta aos movimentos que podem impactar as organizações. Isso é o que a motiva buscar propostas criativas e pesquisar os temas que estão influenciando o comportamento de pessoas e empresas. É ela a responsável por dividir conosco essa visão prática de como o empreendedorismo social está reconfigurando o sentido do trabalho.

Felipe Faria

Economista, diretor de Ambiente de Negócios na APL Vale do Aço, analista da Fiemg responsável pelos projetos especiais de atração de investimentos.

Em 2008, Felipe estava indo para o último ano da Faculdade de Economia na UFMG e um tema chamava sua atenção: o microcrédito. Em especial, o que estava acontecendo em Bangladesh com experiência do Grameen Bank, fundado por Muhammad Yunus. Durante as férias, ele não teve dúvida. Enviou um e-mail para o RH do banco falando do seu interesse em conhecer a instituição. Foi aí que começou sua história com os negócios de impacto, após passar três meses em um estágio Bangladesh acompanhando as atividades de rotina no escritório central do Grameen Bank em Daca e nas agências em diversas vilas no interior do país. É essa experiência incrível que Felipe irá compartilhar com a gente. Atualmente, Felipe é responsável pelos projetos especiais de atração de investimentos na Fiemg e por isso vai poder nos contar também sobre a visão da Fiemg sobre os negócios de impacto e como ela tem direcionado seus esforços nessa área.

Jussara Rocha

Historiadora, especialista em Governança em Rede no Turismo e Desenvolvimento Territorial, sócia e consultora da Raízes Desenvolvimento Sustentável.

Antes mesmo do conceito de Negócios Sociais começar a chamar atenção no ambiente corporativo, Jussara já buscava possibilidades de contribuir com seu trabalho para que o mundo fosse um lugar com mais propósito e significado. Esse espírito de empreendedora social faz com que ela, há mais de 20 anos, canalize sua formação nas áreas de História e Turismo para criar soluções e facilitar projetos de impacto e aceleração de desenvolvimento. Concretizou em sua vida o conceito do Negócio Social como sócia da Raízes, empresa B que busca soluções integradas e comprometidas com a transformação positiva do mundo. Jussara vai compartilhar sua experiência com os negócios de impacto e seu conhecimento sobre o Sistema B, um movimento global que está redefinindo o conceito de sucesso das organizações.

Organização

EIDEA Consultoria & Psicologia

MM Social

Sobre o produtor

EIDEA Consultoria & Psicologia

A EIDEA Consultoria & Psicologia é uma empresa de consultoria em Psicologia Organizacional. Somos especialistas em Comportamento Organizacional, Desenvolvimento de Pessoas, Diagnósticos Organizacionais e Saúde Emocional no Trabalho.

Comentários

Local

MM Coworking
Avenida Raja Gabaglia, 2000, Sala 614 - Torre 1, Estoril
Belo Horizonte, MG

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.