Fale com o produtor
Evento encerrado

Como Fazer Advocacy: Participação Social Efetiva para ONGs, Movimentos e Coletivos - 3ª Edição

12 set - 2018 • 19:00 > 05 dez - 2018 • 22:00

 

Descrição do evento

LISTA DE ESPERA PARA CASO DE LOTAÇÃO: https://goo.gl/forms/1TgCsyvxltTLJWQv1


Objetivo do curso

Apresentar a base teórica e as principais ferramentas de advocacy, campanhas e mobilização que ONGs, movimentos e coletivos precisam dominar para construir boas estratégias de incidência em políticas públicas e práticas empresariais.


Datas

Aulas semanais de 12 de setembro a 05 de dezembro de 2018, às quartas-feiras, das 19h às 22h. (Não haverá aula no dia 17 de outubro.)


Programa de aulas

1. Aula inaugural com conversa sobre panorama histórico do advocacy

2. Construindo um Plano de Advocacy - Parte 1

3. Construindo um Plano de Advocacy - Parte 2

4. Apresentação e debate de casos

5. Sistema Político Brasileiro

6. Atuação via Executivo

7. Atuação via Legislativo

8. Atuação via Judiciário e Organismos Internacionais

9. Comunicação e mobilização para o advocacy - Parte 1

10. Comunicação e mobilização para o advocacy - Parte 2

11. Olhares do governo e de empresas: Bate-papo com convidados

12. Advocacy na prática: Desafios da vida real


Coordenação


Daniela Castro
Advogada e mestre em Economia. Fundadora da consultoria Impacta Advocacy. Foi advogada no escritório Felsberg & Associados, trabalhou na área de políticas públicas da Fundação Abrinq, na Câmara Municipal de São Paulo e foi Diretora da Escola de Governo de São Paulo. Além disso, foi Diretora Executiva da ONG de advocacy Atletas pelo Brasil e Secretária Adjunta de Esportes e Lazer da Prefeitura de São Paulo. Em 2013, foi escolhida como Emerging Leader no Global Sports Mentoring Program do Departamento de Estado dos EUA. É autora do livro Advocacy: como a sociedade pode influenciar os rumos do Brasil, e professora no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.


Isabella Henriques

Advogada e mestre em Direitos Difusos pela PUC-SP. Global Leader for Young Children pelo World Forum Foundation e Lider Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância pelo Núcleo Ciência pela Infância. Autora de “Publicidade abusiva dirigida à criança” e co-autora do “Publicidade de Alimentos e Crianças: Regulação no Brasil e no Mundo”. Membro do Conselho Consultivo da Ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo. Diretora de Advocacy do Instituto Alana e professora no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.


Ricardo Borges Martins

Cientista Social formado pela USP, com mestrado em Influência Social pela Université d'Aix-Marseille, e pós-graduado no MBA de Relações Governamentais pela FGV-SP. Trabalhou em movimentos e organizações como Eu Voto Distrital e SITAWI. Foi Diretor Executivo do Bom Senso Futebol Clube e é um dos idealizadores da Virada Política. Foi Coordenador de Mobilizações da Minha Sampa e é atualmente secretário-executivo do Nova Democracia além de professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.


Bia Barbosa

Jornalista, especialista em direitos humanos e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-SP, com passagem pelo Instituto de Ciências Políticas de Paris (SciencesPo). É fundadora do Intervozes, organização da sociedade civil que defende a liberdade de expressão e o direito à comunicação no Brasil desde 2003, e empreendedora social da Ashoka. Trabalhou e contribuiu com diversos veículos da mídia tradicional e alternativa, dentro e fora do país. Foi Secretária Geral do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC). É co-autora dos livros "A sociedade ocupa a TV - o caso Direitos de Resposta e o controle público da mídia" (2007), "Em defesa de uma opinião pública democrática" (2014), "Golpe 16" (2016) e "Enciclopédia do Golpe vol.2 - O papel da Mídia" (2018).


Marcelo Issa

Mestre em Ciência Política pela PUC-SP e MBA em Relações Governamentais pela FGV. Bacharel em Direito pelo Mackenzie, com extensão em políticas públicas pela Universidade de Salamanca (Espanha), acumula experiência em consultoria em relações governamentais em São Paulo e Brasília. Trabalhou em organizações sociais dedicadas ao monitoramento do poder público. Foi assessor na Secretaria de Desenvolvimento do Estado de SP. Fundador e diretor-executivo da Pulso Público, consultoria dedicada a aprimorar a participação política de organizações da sociedade civil. É professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV. Cofundador e coordenador do Movimento Transparência Partidária.


Pedro Telles

Representante do time de Governance & Citizen Engagement da Omidyar Network no Brasil, organização que está entre as principais financiadoras de iniciativas relacionadas ao fortalecimento da democracia, engajamento cívico e governança pública no mundo. Também colaborador em diversas organizações e movimentos da sociedade civil. Sua trajetória no campo do advocacy inclui atuação no Greenpeace, Oxfam, The Elders e Overseas Development Institute (ODI), entre outros, tendo trabalhado em diversos países da América Latina, Europa, África e Ásia. Mestre Development Studies pela Universidade de Sussex e professor no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.


Vítor Oliveira

Mestre em ciência política e bacharel em Relações Internacionais pela USP, com pesquisas nos temas de estudos legislativos e formação de coalizões. Foi editor do portal InfoMoney, escreve mensalmente sobre o Poder Legislativo para o portal do Estadão, no qual também apresenta o podcast Legis-Ativo. É professor de governo e processo legislativo no curso “Advocacy e Políticas Públicas” da FGV.


Pedro Hartung

Advogado do Instituto Alana, especialista em advocacy, relações governamentais e internacionais. Pesquisador do Child Advocacy Program da Harvard Law School e doutorado sanduíche pela mesma instituição. Doutorando em Direito do Estado pela USP. Zertifikat pela Ludwig Maximilians (LMU) de Munique. Foi conselheiro do CONANDA e coordenador da Clínica de Direitos Humanos da USP-Direito. Integrante da RAPS - Rede de Ação Política pela Sustentabilidade e da Bancada Ativista. Líder Executivo para Primeira Infância NCPI/Harvard. Integrante da equipe do Legal Policy Office do OHCHR na ONU Genebra.



Além do time de coordenação, o curso também terá professores convidados com perfis e experiências diversas no campo do advocacy.


Buscamos oferecer o curso pelo menor valor possível. Se você tiver interesse mas ainda asism não tiver condições de pagar, por favor entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].


A remuneração do corpo docente acompanha o piso salarial da rede pública.


ATENÇÃO: Não efetuamos reembolso em caso de desistência após o início do curso.


Para mais informações sobre o Advocacy Hub: www.advocacyhub.org

Local

Aldeia 445 (perto do metrô e da Rebouças)

Rua Lisboa, 445 Cerqueira César

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Advocacy Hub

O Advocacy Hub é coletivo de profissionais com grande experiência em advocacy, campanhas e mobilização que se juntou para ajudar ONGs, movimentos e coletivos a fortalecerem sua capacidade de incidência.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora