Colóquio: A Questão Democrática e a Midiatização do Processo Judicial

Hotel & Centro de Eventos Embaixador - Porto Alegre, RS
02 de agosto de 2018, 18h-22h

Compartilhar:

Inscrição

Gratuito
Grátis
Inscrições até 02/08/2018
Encerrado

Descrição do evento

O Instituto Novos Paradigmas traz a Porto Alegre um dos maiores nomes do Direito Penal e Processual da atualidade, o jurista  e magistrado argentino Raúl Eugenio Zaffaroni.

Este Colóquio dá sequência a um conjunto de encontros realizados no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) e no exterior (Montevideo, Buenos Aires, Lisboa e Madrid), com participação de palestrantes internacionais, como Manuel Castells (Rio de Janeiro),  debatendo em profundidade temática ampla sobre a situação política e democrática na atualidade. 


Confira o conferecista e debatedores:

EUGENIO RAÚL ZAFFARONI

Jurista e magistrado argentino. Foi ministro da Suprema Corte Argentina de 2003 a 2014 e, desde 2015, é juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Professor emérito e diretor do Departamento de Direito Penal e Criminologia na Universidade de Buenos Aires, é também doutor honoris causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal do Ceará, pela Universidade Católica de Brasília e pelo Centro Universitário FIEO. É vice-presidente da Associação Internacional de Direito Penal.


MARIA HELENA WEBER

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Pesquisadora 1 do CNPq, com o projeto "o VISIBILIDADES E CREDIBILIDADES DO PROCESSO DE IMPEACHMENT DE DILMA ROUSSEFF: DISPUTAS DE PODER E OPINIÃO EM REDES DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA". Coordena o Observatório de Comunicação Pública (CNPq e UFRGS). Integra o Conselho Gestor do INCT-DD (Democracia Digital) . Exerceu a função de coordenadora da área de Ciências Sociais Aplicadas (Comunicação. Ciência da Informação. Museologia) junto a CAPES e foi membro titular do CTC, no período de 2011 a 2014. Vinculada ao Departamento de Comunicação, da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, desenvolve atividades docentes junto aos cursos de Comunicação Social e o programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, onde exerceu a função de coordenadora. É doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e mestre em Sociologia pela UFRGS. Sua produção científica e atividades estão vinculadas a temáticas sobre comunicação política, comunicação pública e comunicação institucional;regimes políticos sistemas e produção de comunicação. 


DOMINGOS SAVIO DRESH DA SILVEIRA

Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), mestrado em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas - Universidad de Zaragoza (2006) e mestrado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente está cursando Doutorado em Sociologia Jurídica na Universidad de Zaragoza - Espanha. É membro do Ministério Público Federal (Procurador Regional da República) e professor assistente da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direito constitucional, cidadania, regulação da mídia, infância e adolescente, direitos reais.


ALEXANDRE WUNDERLICH

Doutor em Direito pela PUCRS (2016) com a tese “Entre a segurança nacional e os direitos fundamentais: reformulação conceitual do crime político e a defesa das instituições democráticas.”.

Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS (1999) com dissertação sobre “Criminalidade contra as relações de consumo.”.

Especialista em Ciências Criminais pela PUCRS.

Foi membro da Comissão de Avaliação dos Juizados Especiais Criminais do Ministério da Justiça (2002, nomeado pelo Ministro Dr. Miguel Reale Jr.). Foi membro da Comissão de Reforma do Sistema de Recursos Criminais, do Código de Processo Penal do Ministério da Justiça (2007, nomeado pelo Ministro Dr. Tarso Genro). Foi membro da Comissão de Exame



Data: 02 de Agosto de 2018.


Horário: 18 horas credenciamento com início dos debates as 19 horas.


Local: Hotel Embaixador

Rua Jerônimo Coelho, 354. Centro Histórico. Porto Alegre/RS


Público alvo: advogados, juristas, acadêmicos e professores.

Transmissão: Revista Fórum





Sobre o produtor

URBE

O projeto URBE foi desenhado como uma plataforma multidisciplinar e de multimeios que visa repensar a cidade a partir do que preconiza a agenda 20/30.

Comentários

Local

Hotel & Centro de Eventos Embaixador
R. Jerônimo Coelho, 354, Centro Histórico
Porto Alegre, RS

Login

Esqueceu sua senha? Clique aqui.

Recuperar senha

Confira seu e-mail

O endereço indicado receberá um e-mail com instruções de como criar uma nova senha.

Criar conta

Ao me cadastrar, concordo com os Termos de uso e Política de privacidade da Sympla

Confira seu e-mail

Acesse seu e-mail e clique no link de confirmação.