Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Colabora 2019!

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Colabora 2019!

21 nov - 2019 • 09:00 > 23 nov - 2019 • 22:00

 
Evento presencial em CESAR Bom Jesus, Recife - PE

Descrição do evento

O ingresso vendido nos lotes dá direito para todas os talks e mesas dos dois dias, 22/11 e 23/11
Para os workshops
o ingresso deve ser comprado separadamente!


Territórios em movimento


O tema do Colabora 2019 traz à tona o desbravar dos caminhos que o design percorre, juntando-se à novas áreas – como negócios, saúde, ciências sociais e exatas e onde quer que haja algo a ser descoberto lá vai o design buscando espaços para complementar e trazer uma visão de mundo sob um novo olhar.

Quais territórios queremos ocupar ou desocupar? Existem territórios desocupados que o design pode se apropriar? Quais os territórios em disputa? Existem territórios que veem o design como ameaça? Podemos mudar isso? Como podemos mudar isso? Quais territórios queremos construir? Há um admirável mundo novo à nossa frente para ser descoberto pelo design?

Vem com a gente entender melhor e ocupar os espaços com o design.

* O Evento é para todos os públicos! Não é só para designers!


Workshops

Dia 21/11

9:00 às 13:00


Workshop de Gravura
Por: Mariana Pimentel
Descrição: Conheça algumas técnicas de criação de imagem em relevo, como a linogravura e a impressão em borrachas escolares. Abordaremos aspectos da história da gravura, ferramentas, possibilidades de criação, produção de matrizes e a impressão destas

Pra todo mundo ver: audiodescrição de posts postagens
Por: Liliana Tavares e Michelle Alheiros
Descrição: Entenda como uma postagem nas redes sociais pode ser acessada por pessoas com deficiência visual.

14:00 às 18:00

Prototipação de Voicebots
Por: Tayla Gurgel, Giselle Rossi e Almir Dantas
Tayla Gurgel

UX Designer, formada em Design de Produto e Mestranda em Design pela Cesar School, onde descobriu a robótica afetiva e segue estudando nessa área desde então.

Giselle Rossi

UX Designer Consultora, mineira, formada em Comunicação Social. Saiu de BH, passou por SP, chegou a Recife. Há 2 anos no CESAR e há 2 décadas em projetos digitais, tendo projetado para diversos setores, naturezas, e diferentes modelos de negócio.

Almir Dantas

Designer gráfico que encontrou no design de interação sua vocação. Desde então desenvolve e estuda questões relacionadas a experiência do usuário. Apaixonado por tecnologia e rock n’ roll! 

Descrição: Ferramentas e métodos para prototipar interfaces digitais não faltam, mas quando se trata de uma interface de voz, como fazer? A proposta desse workshop é ajudar a encontrar alternativas eficazes para isso! Nós vamos compartilhar nossas experiências e dicas na prototipação de voicebots. E você terá a oportunidade de colocar a mão na massa - desde a criação do conceito até a validação. Vai ser intenso!

Oficina básica de croché avançada em aquecer corações
Por: Bruna Emiliana Malta
Descrição: O croché é uma arte antiga que tem despertado o interesse de pessoas de todas as idades como forma de produzir as próprias roupas/objetos e como prática terapêutica. Em uma oficina de poucas horas é possível produzir e ajudar coletivamente.

Design e programação: O que eles têm em comum?
Por: Giulia Falcão
Descrição: O designer é um profissional que participa de diversos processos e o desenvolvimento de software é um deles. Nesse contexto, quero falar sobre como o designer e  programação estão conectados através de Python.

18:00 às 21:30

Utilizando o modelo MVS para integrar Lean Startup e Design de Serviços
Por: Willian Grillo e Pietra Ranucci
Descrição: Nesse workshop os participantes irão aprender a fazer Design Sprints através do modelo MVS – Minimum Valuable Service. Um modelo que integra  Design Thinking e a Lean Startup em uma economia orientada a serviços. Os participantes irão fazer um mergulho prático intenso,  dentro da prática do Design de Serviços utilizando as quatro etapas do modelo MVS.

AI: Ilustração vetorial para iniciantes
Por: Isabella Teodoro
Descrição: Você sabia que dentro do mundo das ilustrações digitais, existe uma vertente chamada "Ilustração Vetorial"? O vetor é uma ferramenta utilizada para criar ilustras que podem ser utilizadas para animação e até mesmo no motion design! 
Obs.: Traga seu Notebook com Adobe Illustrator e mouse.

Dia 22/11

Workshop

9:00 às 13:00


Cidades Criativas: Uma abordagem do design participativo para localizar identidades e (re)programar lugares
Por: Juliana Lisboa e Renato Pontello
Descrição:
Imagina uma rua para chamar de nossa, como ela seria? No workshop @julisboas e @renatopontello do @cidadequintal vão  compartilhar histórias e realizar uma experimentação sobre como abordagens participativas do design ajudam a tecer redes locais e reinventar lugares.

Talks

14:00 às 14h30

Como projetar experiências acessíveis para usuários surdes?
Por Ana Cuentro - SP
Product designer @QuintoAndar. Advogada da acessibilidade. Pessoa com deficiência e tem contato com pessoas surdas. Já deu palestras sobre esse tipo de assunto no UXConfBR, DEX e Ladies that UX.

Descrição: As discussões sobre acessibilidade têm sido cada vez mais presentes. Será que os designers sabem como são as necessidades dos seus usuários surdos? Mostrarei um guia informal que pode ser seguido para desenvolver produtos acessíveis. 

14:30 às 15:00 

A descolonização do Design
Por: HD Mabuse
Designer Consultor do CESAR. Tem trabalhado desde 1990 com colaboração, comportamentos emergentes e remix de várias linguagens nas áreas das artes visuais, design, música. Atualmente tem trabalhado na aplicação dos conceitos da filosofia e as abordagens da antropologia, a partir de uma pragmática do design.

Descrição: Qual o último livro sobre design que você leu? De onde ele vem? A partir de qual realidade ele foi escrito? Ainda voltando um pouco mais: quais autoras e autores foram usados na sua formação, seja acadêmica ou profissional, que não vieram do hemisfério Norte? E qual a diferença que isso faz? Essas e outras perguntas serão abordadas numa busca de um novo pensar/fazer do design que inicie a busca de respostas às contradições do Design na nossa sociedade.

15:00 às 15:30

Pelo fim da liderança acidental em design
Por: Letícia Pires - SP
Lidero o time de design de uma das startups que mais cresce no Brasil. Em 2018, éramos 7 designers, hoje, já contávamos 40 designers. Além da minha própria jornada, acompanho outros designers da equipe construindo seus papéis como leads.

Descrição: Há um ano eu escrevi esse texto bem emocional: meu manifesto pelo fim da liderança acidental no design. Agora reuni os 7 aprendizados da jornada de designer para gerente de design de uma equipe com mais de 40 designers. 

15:30 às 16:00

Mesa
Liderança X Maturidade
Por: Giselle Rossi + Erika + Renata Gamelo + Hd Mabuse

Giselle Rossi
UX Designer Consultora, mineira, formada em Comunicação Social. Saiu de BH, passou por SP, chegou a Recife. Há 2 anos no CESAR e há 2 décadas em projetos digitais, tendo projetado para diversos setores, naturezas, e diferentes modelos de negócio.

Erika Campos
Mestre em Design pelo CESAR School e pós-graduada em Administração de Marketing pela UPE. Com formação em Design pela UFPE e Jornalismo na Unicap, atua como designer de interação sênior no CESAR e como professora de UX/UI no Mestrado, pós-graduações e graduação em design do CESAR School. Tem nove anos de experiência como líder de projeto / líder técnica em projetos de design e  mais de 15 anos com design de interface e/ou interação, trabalhando com clientes como Motorola, Samsung, Fiat, Unilever, HP, Neoenergia, Gemalto, entre outros.

Hd Mabuse
Designer Consultor do CESAR. Tem trabalhado desde 1990 com colaboração, comportamentos emergentes e remix de várias linguagens nas áreas das artes visuais, design, música. Atualmente tem trabalhado na aplicação dos conceitos da filosofia e as abordagens da antropologia, a partir de uma pragmática do design.

Renata Gamelo
Designer, Consultora, Curadora e Articuladora de Setores Criativos. Desenvolve políticas públicas, articulação institucional e de agentes criativos das áreas do Design e da Economia Criativa como gestora do Centro de Design do Recife, equipamento cultural da Fundação de Cultura / Prefeitura do Recife (2006 a 2011). Realiza diversos trabalhos nos campos da cenografia e da expografia (para shows musicais, dança, teatro, mostras e stands). Realiza residência no CMD-Centro Metropolitano de Diseño de Buenos Aires, onde conecta criativos pernambucanos  e argentinos e acompanha a implantação de alguns Distritos Criativos da cidade (do Design, das Artes, do Audiovisual), tendo colaborado com a publicação sobre os 10 anos do CMD (2011 a 2012). Também atua em projetos de pesquisa e consultoria em design para instituições e eventos como a Bienal Brasileira de Design e integra júris de diversos  prêmios de Design no país. Integra ateliê coletivo de designers/artistas no Edf. Pernambuco, curando debates e eventos de networking na Orbe Coworking, como gestora de comunidade criativa (2012 a 2014). Representa a Região Nordeste no Colegiado Setorial de Design do Ministério da Cultura, construindo políticas públicas de design para o Plano Nacional de Cultura(2013 a 2015). Faz parte da equipe técnica que implanta o Armazém da Criatividade de Caruaru, primeiro equipamento do Porto Digital fora de Recife (2014 a 2015). Desde 2018 é empreendedora na La Ursa Tours, empresa focada no turismo de experiências com mobilidade ativa, que integra a Recria - Rede Nacional de Turismo Criativo. Continua atuando em curadoria e articulação criativa em ações criativas como Capibaribe de La Plata, Rec’n’play, entre outros.

16:00 às 16:30
Coffee

Talks

16:30 às 17:00

Design como registro de memórias, saberes e território Kapinawá
Por: Paula Karine Almeida dos Santos
A designer já participou de processos de criação similares também com povos indígenas. Criou livros com os Truká e sobre as histórias de vida de mulheres indígenas dos 12 povos de Pernambuco, todos construídos juntamente com os indígenas. Designer graduada em Comunicação com habilitação em Editoração pela Universidade de São Paulo, tem como principal área de atuação a editorial. A atuação mais recente e de destaque foi exercendo consultoria de diagramação e arte final para o relatório da Comissão Nacional da Verdade, num convênio entre o United Nations Development Programme in Brasília e a Presidência da República. Como editora e diretora de arte, em Recife, criou revistas importantes para a região como a Curta Nordeste, Curta Pernambuco e Adoro , trabalhou em projetos independentes como a série para tv Entrenós e o projeto Mulheres Indígenas da Tradição, além de realizar o redesign da revista de cultura Estudos Universitários, da UFPE. 

Descrição: A palestra se propõe a apresentar o processo de construção do design do livro "Kapinawá, Território, Memórias e Saberes". O livro foi construído colaborativamente por meio de oficinas com os indígenas, antropólogos e designer.

17:00 às 17:30

Como formatar e aplicar testes de UX remotamente
Por: Aline Silveira - Vinta Design - PE
Product designer na Vinta Software, e foi responsável por implementar processos de design (desde a imersão no problema até testes de UX e design specs) nos produtos dos clientes, todos fora do Brasil.

Descrição: Fazer testes com usuários que estão em outro país não é fácil, mas é possível. Esta palestra fala sobre diferentes técnicas e formatos para testes remotos, em quais cenários aplicá-los, e os benefícios dessa etapa no processo de design.

17:30 às 18:00

Design de Interação Sedutora: Criando Experiências de Usuário Divertidas e Eficazes
Por: Taynara Menezes CE
Cearense, 24 anos, formada  em Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente UX & UI Designer, mas já transitou pelas áreas de Direção de Arte e Desenvolvimento de Software. Já palestrou sobre Acessibilidade Web, Interação Humano-Computador e outros. Apaixonada pelo estudo da Psicologia atrelada ao Design.   Conheci o tema através do Congresso Latino- Americano de Interação Humano- Computador, me apaixonei pelo assunto e o venho evangelizando aqui em Fortaleza desde então.

Descrição: Como usar a psicologia para motivar interações positivas no meio digital? Nessa palestra você vai entender o que motiva e como motivar usuários a se envolverem em comportamentos pré- definidos.

18:00 às 18:30

O papel fundamental dos designers na animação pernambucana
Por: Marcos Buccini
O autor é designer. Há 16 anos atua na prática e no ensino de animação em cursos de design, coordenando laboratórios e orientando projetos. É autor primeiro registro da história da animação no estado, tema de seu doutorado, que virou livro.

Descrição: Como parte de uma extensa e inédita pesquisa histórica sobre o cinema de animação em Pernambuco, esta palestra foca na participação de profissionais do design como parte fundamental desta narrativa.

18:30 às 19:00

Aprendizagem baseada em projetos para inovação na saúde
Por: Francisco Wesley Gomes Bezerra- Crato Ceará

Descrição: Trata-se de uma metodologia ativa orientada para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes nos estudantes, por meio de intenso processo de investigação e elaboração de produtos e serviço na área de saúde.

19:00 às 19:30
Coffee

19:30 às 19:45

Projeto Mucunã Cajarana - Design cocriativo e sustentável
Por:  Fernandes Costa RN
O autor possui uma ampla atividade artística, política e social dentro das pautas  étnico raciais com foco nas populações originárias. Atuando diretamente com esses grupos, é hoje membro ativo da APIRN-Articulação dos Povos Indígenas do RN.

Descrição: Por meio de um processo cocriativo, imersivo e territorial foi possível somar saberes em busca de produtos que estejam alinhados com positivas práticas socioambientais, valorizando a cultura local e o trabalho dos produtores envolvidos.

20:00 às 20:15

Sound Branding Marista. Uma aplicação do processo de design em áudio 
Por: Flávio Ferrer - PR
Designer, produtor musical e empreendedor. Atua desenvolvendo projetos na área de inovação para clientes como Novozymes, BRF, Renault, Nissan, Sebrae e O Boticário. Já fundou, quebrou e vendeu empresas e recentemente um de seus projetos, a Tumpats, foi renomeado dentro da categoria Sound Branding como Better Sound 2019 no International Sound Awards 2019 da Audio Branding Academy da Alemanha. É esse case que ele vem apresentar para nós.

Descrição:  Através do case vencedor do Prêmio Better Sound 2019 do International Sound Awards, explico como foi aplicado o processo de design ao Branding em um material sonoro.

20:30 às 21h15

Imigrantes Digitais: Porque estamos distantes da completa transformação digital?
Por: Fabio Amado - SP
Facilitador por paixão, adoro me conectar com pessoas e projetos relacionados ao “novo”. Sou Service Designer com MBA em Branding, fiz parte da equipe da Livework, desenhando serviços e processos de alto impacto e atuei como estrategista de inovação na Box1824. Atualmente sou co-fundador da WAKE onde atuo como facilitador e consultor no planejamento e desenvolvimento de projetos de inovação construindo novos produtos e serviços em diversos setores. Sou também professor e fundador do curso Innovation Tools, coordenador/professor do One Year Service Design no IED (Istituto Europeo di Design) e professor de Ferramentas de Gestão de Projetos do curso BLOCO na Perestroika.

Descrição: Nos últimos anos estamos acompanhando um avanço tecnológico exponencial, e isso vem nos permitindo interações de serviços cada vez mais fluídas, inteligentes e principalmente digitalizadas. A Transformação Digital é uma realidade e extremamente desejada pelas empresas de serviços, mas ainda são uma grande barreira para grande parte dos usuários, àqueles que chamamos de Imigrantes Digitais.

Dia 23/11

Workshop

9:00 às 12:00

UX Research com Sotaque Brasileiro
Por: Denise Pilar
Descrição: Um workshop sobre as particularidades de realizar pesquisa num país tão grande e diverso quanto o nosso incluindo temas como Pesquisa Social e relação com outras áreas de conhecimento; Pesquisa para desenvolvimento de produto, incluindo quando fazer pesquisa em UX ou pesquisa centrada no usuário (User Centered Research); Ética em pesquisa, incluindo a legislação atual, autorizações, consentimento livre e esclarecido e confidencialidade.

Talks

14:00 às 14:30

Robô Laura, a primeira plataforma de inteligência artificial que gerencia riscos do mundo!
Por: Jac Fressatto e Cristian Rocha

Jac Fressatto:
Inventor do Robô Laura, a primeira plataforma de inteligência artificial que gerencia riscos do mundo. Fundador e presidente do Instituto Laura Fressatto. Arquiteto de sistemas, focado em segurança corporativa, trabalhou em projetos de grandes empresas como IBM e Volvo. Foi responsável por mais de USD 180 milhões de savings em fraudes sistêmicas. Speaker nos TEDx São Paulo, Fortaleza e Parque Barigui (Curitiba), além de centenas de outros eventos em todo o país.  Um hacker ativista com uma meta audaciosa: impactar positivamente um bilhão de vidas.

Cristian Rocha:
Co-fundador e CTO (Chief Technology Officer) da LAURA, especialista em Inteligência Artificial para projetos de alto impacto. Cientista da Computação pela UFPR e Monash University(Austrália). Mestre em Inteligência Artificial e Visão Computacional pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia. Ativista social; criou e participou de ações que impactaram milhares de pessoas, desde arrecadação de alimentos ao fomento do empreendedorismo em zonas carentes. Sua principal motivação é desenvolver tecnologias para empoderar pessoas e salvar vidas.

Descrição: O Instituto Laura Fressatto ajuda a salvar centenas de vidas ao levar tecnologia de ponta, acessível e eficiente aos hospitais filantrópicos e públicos no Brasil.

14:30 às 15:00

Processo de ensino e aprendizagem em Design
Por: Ingrid Moura Wanderley
8 anos de ensino superior em cursos de design na Facamp, Unibra e UFCG, onde também dei aulas no PPGDesign. Orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso e mestrado em Design. 

Descrição: A palestra apresenta a problemática metodológica atual no ensino/aprendizagem nos cursos superiores de design no Brasil. Com o objetivo de discutir e questionar o ensino universitário, suas falhas e lacunas.

15:00 às 15:30

J.J Carpinense: Criação de uma fonte digital em conjunto com o pintor letrista Jaime José.
Por: Cássio Holanda PE- Caruaru
O autor é Designer gráfico e tem fascínio pela tipografia em geral e pela gráfica popular brasileira. Pesquisou em seu TCC a gráfica popular pernambucana. Também produziu a fonte digital J.J Carpinense.

Descrição: O letreiramento popular é um assunto fascinante. Essa palestra, vai buscar entender esse assunto, mostrando em seguida como foi produzido o projeto de fonte digital em colaboração com um letrista popular da cidade de Carpina.

15:30 às 16:00

Livro UX com sotaque 
Por: Denise Pilar - São Paulo
Denise Pilar é expert em Experiência do Usuário (UX), Design Thinking, Design Research e Usabilidade. Doutora em Psicologia Cognitiva pela PUCRS+Universidade Católica de Louvain, Bélgica. Mestre e Bacharel em Ciência da Computação. Trabalha com UX Research em ambientes corporativos desde 2009. Atualmente se dedica também ao ensino de UX, avaliação e expansão de maturidade de UX em empresas, e mentoria de futuros UXers.

16:00 às 16:30
Coffee

16:30 às 17:00

Eurocentrismo, Identidade e Negritude: Rompendo com a Hegemonia no Design
Por: Wagner Silva (São Paulo)
Carioca, 26 anos, autodidata, Designer de Produto na C6 Bank e colaborador no DDNBR (Design Digital para Negrxs). Atuo há 8 anos no mercado, transitei por diferentes áreas do Design Gráfico e atualmente sou apaixonado por UX Design e ativismo negro.

Descrição: Qual é a sua identidade? Como e para quem você está projetando? Uma reflexão sobre como a comunidade negra pode contribuir com o fim da cultura eurocêntrica no design.

Mesa

17:00 às 17:30

Referências negras no design
Por: Gabriele Santos + Taís Nascimento + Jadson Dantas (Salvador)

Descrição: Quando falamos de referências em Design quais são os nomes que vêm a sua cabeça? Quantos e quais são pessoas negras? O campo do design ainda é reflexo do processo histórico e sócio-econômico de invisibilidade da população negra. Vamos então trazer os holofotes para esse assunto e discutir sobre a importância de discutir Design também sob uma perspectiva racial.


Talks

17:30 às 17:45

A (r)evolução do design no mundo business
Por: Cinthia Souza
Antes de atuar como Product Designer em um time de Produtos, atuei como UX em outras empresas, que me permitiu conhecer a diferença das áreas. Hoje estou em processo de evangelização do Business Design.

Descrição: Você saberia identificar quais os limites de atuação do Product Designer, UX Designer e Business Designer? Se somos todos designers, deve existir limite? Discutiremos sobre como fazer a (r)evolução do design dentro das empresas,

17:45 às 18:00

WIL- A experiência do primeiro laboratório de inovação e água do nordeste"
Por: Igor Vieria PE
Igor é pernambucano, engenheiro ambiental com especialização em oceanografia e mestrado em engenharia ambiental - pesquisador de qualidade de água,  recursos hídricos e mudanças climáticas.  Coordenou uma campanha no país sobre água e saneamento,  articula sobre mudanças climáticas no engajamundo, co-fundou o projeto ciclimaticos, foi membro da delegação oficial brasileira na COP 24, conferência de clima da ONU, fórum mundial da água e LAC Climate Week - faz parte da equipe de desenho do WILBrasil Nordeste.  Acredita no poder das pessoas para mudar o mundo mas acredita, sobretudo, no poder da natureza para mudar as pessoas.

18:00 às 18:30

Mobiliário no cinema
Por: Yan Soares de Freitas (PE )
Sou formado em Desenho Industrial e trabalho com design de móveis desde 2014, o interesse acadêmico se intensificou quando fui professor substituto e então ingressei no mestrado, onde estou a um ano estudando este tema com mais foco. 

Descrição: A pesquisa se inicia entre o design e o cinema, revelando o Design de Produção como área investigativa e necessária na produção cultural brasileira, aqui nos detemos sobre a presença dos móveis em filmes nacionais e sua simbologia social.

18:30 às 19:00

Como a maturidade de designers influência a maturidade da empresa
Por: Rodrigo Lemes (SP)
Professor universitário com mais de 20 anos de experiência, palestrante atuante no mercado brasileiro, gerente de ux em uma grande empresa da qual apliquei essas ações e possuo um canal no YouTube onde dou continuidade nesses assuntos.

Descrição: Como avaliar o impacto operacional e estratégico do profissional de design na mudança cultural de empresas, com o foco em olhar de dentro para fora. É fundamental, antes de avaliar a maturidade da empresa, olharmos de forma Tática a maturidade do designer em sua atuação do dia a dia em empresas, baseadas em suas entregas, ações, discussões e olhar sobre resolução de problemas.

19:00 às 19:30
Coffee

19:30 às 20:30

Design = Conteúdo
Por: Tereza Bettinardi - São Paulo
É formada em Desenho Industrial/Programação Visual pela Universidade Federal de Santa Maria. Com mais de 10 anos no mercado editorial, teve projetos premiados nas bienais brasileiras de design gráfico da ADG, no Prêmio Jabuti, no Prêmio da Música Brasileira [na categoria Projeto Visual], no Latin American Design Awards e pela competição 50 books/50 covers  promovida pelo American Institute of Graphic Arts [AIGA]. Em 2019 recebeu o certificado de excelência tipográfica concedido pelo Type Directors Club de Nova York. Foi professora em diversas instituições de ensino em São Paulo e atualmente coordena o curso de Especialização em Design Gráfico da Escola Britânica de Artes Criativas [EBAC]. Desde 2014, dirige seu próprio estúdio em São Paulo. 

Descrição: Quais são as diferentes motivações que levam à definição de um projeto gráfico? Como as decisões de projeto podem propor discussões valiosas para o campo e prática do design gráfico? A partir da apresentação do processo de alguns projetos, a designer gráfica Tereza Bettinardi irá discutir como o conteúdo é o fundamento [e fonte de toda a inspiração] das soluções de design.

20:30 às 21h15

Mesa 

Territórios em Movimento
Com Isabella Aragão, Emerson ( CE ), Jaine, Andrei Gurgel ( RN) - Mediadora Tais Nascimento

Andrei Gurgel
Mestre em Design pela UFRN (2014) e trabalha como Designer de Interação há mais de 20 anos, desenvolvendo desde então diversos projetos de interfaces digitais para empresas no Brasil e no exterio. Desde 2016, inspirado no seu dia-a-dia como Designer Freelancer, produz conteúdos relacionados ao Design para o canal UXlab no YouTube. Atualmente trabalha como Product Designer (UX e UI) na Toptal.

Ermeson Silva 
Programador, Coordenador de Inovação da Faculdade Paraíso do Ceará e do Garagem LAB.  Atualmente trabalha como gerente de produto de startups nacionais. Lidera pesquisas nas áreas de Cultura de Inovação e Habitats de Inovação

Jaíne Cintra
Graduada em Design e pesquisadora em Design, Tecnologia e Cultura pela UFPE. Desenvolve trabalhos em artes gráficas, web, motion design e audiovisual. Fez parte da equipe de arte da revista Continente Multicultural e do núcleo de projetos especiais do Jornal do Commercio. Desenvolveu o projeto gráfico do Pernambuco, suplemento cultural e foi sócio-criadora da editora para plataformas digitais Cesárea. Atualmente é editora de Arte e Multimídia no Diario de Pernambuco.

Isabella Aragão
Designer gráfica, professora, pesquisadora e produtora cultural com interesse principal na área tipográfica. Tem graduação em Desenho Industrial – Programação Visual (2001) pela UFPE, mestrado em Design (2006) pela mesma instituição e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela USP (2016). Como docente do Departamento de design da UFPE, atua como professora dos cursos de graduação e pós-graduação em Design, coordenadora da graduação e vice-coordenadora do Laboratório de Práticas Gráficas.

Taís Nascimento
Designer gráfica, com especialização em Design de Interfaces e Interação pela Cesar School. Atua como designer digital a mais de 10 anos, passando por áreas como pesquisa com usuários, arquitetura da informação e visual design. Atualmente, focada em garantir a excelência de produtos digitais do ponto de vista da experiência de uso das pessoas, ou simplesmente, user experience, utilizando metodologias e processos consagrados no mercado envolvendo etapas de imersão, ideação, prototipação e validação de soluções.

Descrição - Desbravar dos caminhos que o design percorre, juntando-se à novas áreas – como negócios, saúde, ciências sociais e exatas e onde quer que haja algo a ser descoberto lá vai o design buscando espaços para complementar e trazer uma visão de mundo sob um novo olhar.
Quais territórios queremos ocupar ou desocupar? Existem territórios desocupados que o design pode se apropriar? Quais os territórios em disputa? Existem territórios que veem o design como ameaça? Podemos mudar isso? Como podemos mudar isso? Quais territórios queremos construir? Há um admirável mundo novo à nossa frente para ser descoberto pelo design


Mais detalhes no site do Colabora

<style type="text/css"> p.p1 {margin: 0.0px 0.0px 0.0px 0.0px; line-height: 14.0px; font: 14.0px 'Helvetica Neue'; color: #454545; -webkit-text-stroke: #454545; background-color: #ffffff} span.s1 {font-kerning: none} </style>

Local

CESAR Bom Jesus

Rua do Bom Jesus, 9 Recife

Recife, PE

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

CESAR

Somos um centro privado de inovação que cria produtos, serviços e negócios com Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora