O CodeForTuba é uma iniciativa sem fins lucrativos com foco em promover melhorias na comunidade de Tubarão, buscando resolver problemas com soluções tecnológicas gratuitas e de código aberto. Iniciamos o grupo com a ideia de fomentar o ecossistema de inovação em nossa cidade.
Através do nosso trabalho acreditamos que podemos fazer uma cidade melhor para todos. Para fazer parte do grupo você não precisa saber de tecnologia, você apenas precisa querer fazer parte da mudança.
E para iniciarmos, apresentamos o primeiro Code For Tuba - Talks
O evento será gratuito, porém, pedimos que os inscritos levem 1kg de alimento não perecível e 1cx de leite para doarmos a alguma entidade carente de nossa região!
Vamos iniciar o grupo tentando ajudar os mais necessitados! o/
Para o primeiro evento, estamos trazendo um pessoal top no quesito desenvolvimento de software.
Contemplem nossos palestrantes(vulgo Mestres!) e seus respectivos temas:
Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina - Max Pereira (Unisul)
Desafio para decidir uma linguagem de programação, qual a melhor? - Danilo Liz (Indra)
Resumo: Vamos falar sobre os principais fatores que impactam a escolha de uma linguagem de programação! Até onde meu fanatismo pode prejudicar minha equipe, projeto ou empresa?Mostraremos os desafios que encontramos para quebrar paradigmas dentro de um ambiente corporativo, contextos práticos que passamos no dia a dia, decisões de riscos e construir ambientes de tomadas de decisão reais que passamos e geraram questionamentos decisivos no sucesso de um projeto.
"ES6, você já está atrasado!" - Como chegamos aqui, o que há de novo e para onde estamos indo - Luiz H Estácio (Simples Dental)
ES6 ou ECMAScript2015 é a mais recente atualização do ECMAScript standard ou Javascript como costumamos falar. ES6 é a mais significante atualização desde a ES5. Entre os principais motivos desta ser tão significante é que trouxe consigo uma carga de confiança criando abstrações e fazendo com que o Javascript cada vez mais ganhe aderência nos mais diversos tipos de aplicação.
Na nossa troca de ideias vou mostrar como e porquê a linguagem chegou a esta evolução, quais são as principais atualizações e quais são as atualizações que possivelmente virão.
Redux to the bones - Sebastian Ferrari (Taller)
Resumo: O bom funcionamento das aplicações no front-end dependem de uma arquitetura que permita lidar com todos os eventos e interações complexas que seus usuários realizam.
Se você já tentou usar algo como MVC, MV* ou Flux, pode ser que tenha ouvido falar do Redux ou já esteja usando.
Saiba como realmente funciona e descubra os paradigmas da programação funcional utilizados na sua criação. Quais são seus benefícios, e entenda porque precisa gerenciar o estado de sua aplicação de maneira previsível.
Para entender melhor como o Redux funciona, vamos criar uma versão simples do Redux, desde a criação da Store até os Enahancers passando por Middlewares e seus Reducers. Ah! sem ReactJS ;)
Um pouco de informações sobre os palestrantes:
Sebastian Ferrari
Desenvolvedor apaixonado por web desde 2005 e amante do "Lean Thinking", sempre utilizando tecnologias Open Source como PHP, Javascript, GNU/Linux e banco de dados NoSQL como MongoDB e Apache Solr. Forte background em Ops (Infra). Membro e colaborador da comunidade Drupal, ReactJS e Javascript colaborando com código e organização. CTO e Co-fundador da Taller (taller.net.br).
Danilo LizHá 7 anos atuando na área de desenvolvimento de software. Atualmente trabalha como Engenheiro de Software na Indra Brasil, com experiência em projetos de software utilizando linguagens como Python, Java, C# e JavaScript. Se especializando em arquiteturas para projetos de vários segmentos, seguindo paradigmas arquiteturais de desenvolvimento como DDD e TDD.
Luiz H Estácio
Consultor e desenvolvedor Trabalhando há mais de 4 anos com aplicações web. Já trabalhou em agências e empresas de software. Atualmente trabalha como Web FullStack Developer na Simples Dental, maior Software para gestão de clinicas odontológicas da américa latina.
Max pereira
Graduação em Ciência da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e pós-doutorado em Inteligência Artificial e Análise de Dados pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal - 2009). Atua na Graduação e Pós-graduação da Universidade do Sul de Santa Catarina nos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, atuando nas áreas de inteligência artificial, análise e mineração de dados, análise de algoritmos e banco de dados. Não esqueça que esse é um evento feito por programadores, para programadores.A nossa principal ideia em promovermos tal evento, é realizarmos troca de experiências com tudo relacionado a tecnologia e desenvolvimento de softwares em geral.Qualquer dúvida contate os organizadores:Gustavo Bitencourt (gustavobite@gmail.com)Gefferson Marcos (gefferson.marcos@gmail.com)Guilherme Coelho Piovesan (guilhermecoelhopiovesan@gmail.com)